2026 está chegando e, se assim como nós, você ama tecnologia, vale a pena ficar de olho naquelas que vão mudar a nossa vida a partir do ano que vem. Várias tecnologias já estão presentes no nosso dia a dia e a tendêndia é que elas vão se tornar ainda mais comuns, alcançando mais e mais pessoa. É o que chamamos de "revolução silenciosa", quando essas facilidades chegam até em quem nunca imaginou usar.

Neste artigo, listamos algumas das tendências que parecem coisa de filme, já funcionam hoje em dia, mas devem se popularizar na rotina dos brasileiros daqui pra frente.

1. Pagamentos por aproximação em qualquer lugar

Até pouco tempo atrás, pagar com apenas um toque no cartão ou no celular parecia coisa de filme futurista, mas hoje essa tecnologia já está nos supermercados, nas lojas e até no transporte público das maiores cidades. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, por exemplo, já é possível encostar o cartão ou smartphone para entrar no ônibus ou metrô, sem enfrentar filas ou se preocupar com o troco.

Pagamentos por aproximação em qualquer lugar deve se tornar cada vez mais comuns. Imagem: Oficina da Net
Pagamentos por aproximação em qualquer lugar deve se tornar cada vez mais comuns. Imagem: Oficina da Net

Mas a verdade é que em alguns lugares, isso ainda é uma novidade. Em cidades do interior, é comum as pessoas ficarem surpresas quando alguém saca o celular para fazer um pagamento via NFC. A tendência, porém, é que isso fique cada vez mais comum, inclusive em feiras, pequenos comércios e até eventos de bairro, todos já aceitam pagamentos por aproximação ou via maquininha portátil.

Essa praticidade promete chegar em ainda mais pessoas em 2026 e com um único objetivo: mais pagamentos digitais e menos dinheiro físico. Na verdade, o troco físico vai acabar virando virar peça de museu.

2. Telemedicina pelo WhatsApp

Ir ao médico está cada vez mais fácil e menos burocrático graças à telemedicina. Seja pelo WhatsApp, aplicativos do plano de saúde ou até o SUS, já dá para fazer consultas rápidas, enviar exames, tirar dúvidas e receber prescrições diretamente pelo celular, sem precisar de deslocar ou esperar horas em uma sala de espera.

Muita gente não sabe, mas hoje em dia, até o SUS possui telemedicina pelo WhatsApp. Imagem: Reprodução
Muita gente não sabe, mas hoje em dia, até o SUS possui telemedicina pelo WhatsApp. Imagem: Reprodução

A tendência é que em 2026 isso também fique cada vez mais comum. Além do suporte remoto, a telemedicina deve integrar inteligência artificial para triagens, acompanhamentos e até alertas de risco, então isso vai impactar diretamente na vida de quem quer fugir de filas de espera e ter um atendimento médico mais rápido.

3. Assistentes de voz mais naturais e úteis

As assistentes virtuais — como Alexa, Google Assistente e Siri — já falam português e respondem a comandos simples, como tocar uma música ou acender a luz. Mas a evolução dessa tecnologia promete muito mais: em breve, será possível usar voz para marcar consultas, fazer compras, pegar receitas médicas, consultar saldo do banco e até conversar de forma mais natural e fluida.

Esperamos ver assistentes de voz mais naturais e úteis. Imagem: Oficina da Net
Esperamos ver assistentes de voz mais naturais e úteis. Imagem: Oficina da Net

A Amazon, por exemplo, já lançou o Alexa+, que é uma versão turbinada da Alexa que já conhecemos, com a promessa de ser mais útil e inteligente. Por enquanto, ela está limitada nos Estados Unidos e só funciona em inglês, mas a previsão é que, em 2026, quase todo celular, TV ou smart speaker permita comandos por voz avançados, seja com a Alexa ou outro assistente, falando em português e com muita facilidade.

4. Casas inteligentes e seguras para todos

A automação residencial, que parecia exclusividade de casas high-tech, já começa a ser realidade para muita gente. Fechaduras digitais, câmeras conectadas ao Wi-Fi, sensores contra quedas ou vazamentos e até alarmes ligados ao celular já estão presentes em apartamentos, casas novas e ambientes comerciais.

Casas inteligentes e seguras para todos é uma tendência do mercado em 2026. Imagem: Reprodução
Casas inteligentes e seguras para todos é uma tendência do mercado em 2026. Imagem: Reprodução

A tendência é que, com preços mais acessíveis, esses se popularizem ainda mais em 2026. A expectativa é que sensores de gás, trancas inteligentes e sistemas de proteção se tornem tão comuns quanto micro-ondas ou TVs. Isso significa mais tranquilidade, especialmente para quem tem pais idosos, para pessoas que moram sozinhas e famílias em geral. Todo mundo se beneficia de tecnologias úteis como essa.