A tecnologia NFC (Near Field Communication) pode ser encontrada em diversos smartphones e é utilizada principalmente para realizar pagamentos por aproximação. Ficou curioso para saber se o seu celular Android suporta esse padrão de comunicação? Abaixo, vamos te mostrar como identificar se o aparelho tem NFC de forma simples e rápida.

Como descobrir se o seu celular Android tem NFC

Tempo necessário: 1 minutos

  1. Abra o aplicativo de configurações — ele é representando por um ícone de engrenagem; 

    Passo 1 de: Como descobrir se o seu celular Android tem NFC
  2. Digite "NFC" na barra de buscas e, se algum termo relacionado for exibido, significa que o aparelho suporta essa tecnologia. 

    Passo 2 de: Como descobrir se o seu celular Android tem NFC

Método alternativo

Outra forma de verificar se o aparelho tem NFC é acessando o site da fabricante. Pesquise pelo nome do modelo para encontrar a página do produto e, em seguida, vá até o menu "Spec", "Especificações" ou "Ficha técnica" e busque o termo "NFC".

Listamos abaixo o site oficial das principais marcas de smartphones Android no Brasil:

Posso instalar NFC em um celular que não tem?

O NFC é uma tecnologia de comunicação sem fio que necessita de um hardware específico para funcionar corretamente, incluindo uma antena e um chip NFC, que devem ser inseridos pela fabricante.

Por essa razão, não é possível instalar o NFC em um celular que não traz essa tecnologia, mas você pode utilizar o dispositivo como um receptor, acoplando tags para pagamentos por aproximação ou acesso a catracas, por exemplo.