A Meta começou a enviar um e-mail para usuários no Brasil com um pedido de ativação do Facebook Protect. Na semana passada, o site TheVerge relatou que um grupo de usuários do Facebook haviam recebido a mesma mensagem do e-mail citado com o título "Sua conta requer segurança avançada do Facebook Protect" do remetente "[email protected]". O Oficina da Net recebeu hoje um e-mail vindo desta mesma conta com o título "Ative o Facebook Protect", onde a frase "Sua conta exige a segurança avançada do Facebook Protect" é exibida com letras grandes.

Na mensagem que recebemos, a Meta (antigo Facebook) diz sobre a importância de se ativar o Facebook Protect para evitar que hackers realizem ataques, obtendo informações e o controle de contas da rede social. Confira abaixo:

Sua conta tem o potencial de alcançar muito mais pessoas do que um usuário comum do Facebook. Hackers costumam atacar contas que têm muitos seguidores, que gerenciam Páginas importantes ou que têm algum significado para a comunidade.

Para ajudar na defesa contra esses ataques direcionados, exigimos o Facebook Protect para a sua conta.

Captura de tela do e-mail enviado pelo Facebook. Fonte: Vitor Valeri
Captura de tela do e-mail enviado pelo Facebook. Fonte: Vitor Valeri

Há um prazo para a ativação do Facebook Protect

De acordo com o e-mail enviado pela equipe do Facebook, é necessário que eu ative o Facebook Protect até o dia 15 de abril de 2022. Segundo a mensagem, caso a ativação não seja efetuada, minha conta será bloqueada até que o novo recurso de segurança seja ativado.

Aviso de bloqueio da conta no Facebook caso não ative o Facebook Protect. Fonte: Vitor Valeri
Aviso de bloqueio da conta no Facebook caso não ative o Facebook Protect. Fonte: Vitor Valeri

Na mesma mensagem, é dito que proteções avançadas de login foram ativadas em minha conta. Além disso, há um aviso dizendo que será verificado se há vulnerabilidades em minha conta e serei auxiliado para solucionar possíveis problemas de segurança.