Embora o Facebook invista pesado na segurança dos seus usuários, não é muito complicado hackear uma conta. Diante disso, se alguém descobrir a sua senha ou conseguir o acesso da sua conta, de forma indevida, você pode ter prejuízos, assim como os seus amigos do Facebook.

Em suma, se você perdeu o acesso ou teve o seu perfil invadido, há um processo de recuperação que pode ser feito. Inclusive, ele é muito eficaz, e não tem burocracias desnecessárias. Mas vale destacar, que há várias formas diferentes de recuperar uma conta do Facebook.

A mais simples, e mais usada, é por meio da criação de uma nova senha. Entretanto, é necessário fazer isso com cautela. Se houver um invasor no seu perfil, ele tem dispositivos conectados com as suas credenciais. Sendo assim, trocar a senha pode não ser suficiente: é necessário sair de todos os dispositivos.

Sendo assim, confira abaixo, o jeito mais simples de recuperar o acesso a uma conta hackeada do Facebook.

Sinais de alerta: Sua conta do Facebook foi invadida

Em primeiro lugar, você deve se certificar que de fato a sua conta foi invadida, e não está acontecendo outro problema, como esquecimento da senha. Para isso, identifique os sinais abaixo, a fim de ter certeza que sua conta do Facebook foi realmente invadida.

  • Postagens que você desconhece foram feitas em seu perfil, em grupos ou páginas.
  • Seu e-mail ou senha foram alterados.
  • Solicitações de amizade foram enviadas para pessoas que você não conhece.
  • Seu nome de perfil ou aniversário foram modificados.
  • Foram enviadas mensagens que você não escreveu.

Abaixo, confira um procedimento simples de como recuperar uma conta invadida no Facebook.

Como recuperar a conta invadida ou hackeada no Facebook?

Siga o passo a passo abaixo para recuperar a sua conta:

  1. Acesse o link de recuperação do Facebook (Android l iOS l Web);
  2. Em seguida, clique no botão "Minha conta está comprometida";
  3. Depois disso, informe o e-mail ou número de telefone que estão vinculados ao perfil;
  4. Posterior a isso, na próxima página, informe a senha atual ou a antiga;
  5. Feito isso, escolha o que você notou de errado na conta, e toque em "Continuar";
  6. A partir disso, a plataforma vai iniciar as etapas de recuperação. Nesse processo, será analisado se as últimas ações foram feitas por você, ou por um invasor. Ao final, a segurança do perfil também vai ser reforçada. Para continuar, toque em "Continuar";
  7. Crie um novo código de acesso, e no campo abaixo, reescreva o mesmo. Nessa etapa, se lembre de criar uma senha que seja realmente segura;
  8. Depois disso, a análise de atividades da conta é iniciada. O Facebook irá mapear as ações recentes. Tais como os aplicativos conectados, os comentários, os posts e os outros. Confira cada uma delas, e informe quais foram feitas pelo invasor. Por outro lado, se você achar uma ação sua, toque em "Pular".

No final do processo, com a verificação concluída, e com uma nova senha criada, você vai ser encaminhado para o Feed de Notícias. De forma a evitar que a sua senha seja invadida de novo, ative a autenticação em dois fatores, e redrobre a atenção com os perigos da internet.

Por fim, vale ressaltar que você pode reverter alterações do invador, em especial se o endereço de e-mail associado à conta for mudado. Quando isso acontece, o Facebook manda uma mensagem par á conta de e-mail anterior, com um link especial. Basta acessar esse link para proteger a sua conta.