No início desta semana, o mundo inteiro foi surpreendido pela queda, de mais de 6h, do Facebook, do Instagram e do WhatsApp. Enquanto o fato causou o desespero de muitos, houve um app em especial, que se beneficiou e muito com a queda temporária do seu rival, o Telegram.

De acordo com Pavel Durov, CEO do mensageiro Telegram, o app ganhou, pasmem, 70 milhões de usuários durante a queda do WhatsApp e das outras redes. Ademais, Durov afirmou que sua equipe foi muito competente ao manter o app funcionando, mesmo com a enxurrada de novos usuários.

Segundo o executivo, apenas em toda a América ocorreu uma certa instabildade, e momentos de lentidão no serviço da plataforma. Obviamente, Durov usou a oportunidade, para tripudiar em cima da "desgraça" do seu principal concorrente. Confira a seguir.

Telegram alfineta WhatsApp

Ao comentar sobre o crescimento de sua plataforma, Durov aproveitou, e cutucou o seu rival WhatsApp:

"Aos novos usuários, gostaria de dizer 'bem-vindos ao Telegram', a maior plataforma de mensagens independente. Não vamos te decepcionar quando os outros falharem", afirmou Durov. "Estamos anos-luz à frente da concorrência."

Em suma, a interrupção de todos os serviços do grupo Facebook, que tem mais de 2,7 bilhões de inscritos em ao menos um dos seus apps, fez com que centenas de milhões de pessoas ficassem sem comunicação em diversos países. De acordo com o Facebook, o apagão aconteceu por conta de um erro durante uma manutenção.

Ademais, a falha aconteceu durante a alteração em uma estrutura que coordena o tráfego entre os seus centros de dados. E isso, gerou um efeito cascata que interrompeu a comunicação, e fez com que os demais centros fossem afetados. Além disso, os especialistas não descartam que a causa tenha sido um erro humano.

Telegram x WhatsApp: principais diferenças

Um dos principais concorrentes do WhatsApp, o app russo, possui diretrizes e funcionamento distinto: canais de trasmissão não têm limites de pessoas - enquanto o WhatsApp permite até 256 pessoas em um grupo.

Além disso, o Telegram permite encaminhar mensagens de forma simples, sem alerta que gera atenção para um conteúdo viral. Ademais, é possível encontrar pessoas inscritas pelo nome, se elas permitirem.

O modelo de negócio da plataforma possibilita anúncios em canais com muita audiência, e eles geralmente são publicados como conteúdos regulares. A empresa estima fortalecer esse tipo de dinâmica, atraindo cada vez mais, conteúdos pagos por empresas.

Com informações, Valor Econômico.