No início da tarde desta segunda-feira (04) a internet ficou em alvoroços. Isso porque o Facebook caiu, assim como o Instagram, WhatsApp e outros serviços online. Os internautas usaram o Twitter e o Telegram para questionar qual seria o motivo da queda das redes sociais de Mark Zuckerberg. E o que sabemos é que o problema está ligado ao DNS e ao BGP. Vamos explicar ao longo deste artigo o significado das siglas e no que elas afetam.

Não é a primeira vez que vemos problemas do tipo. Afinal, quem não lembra das várias quedas que o WhatsApp já teve? Porém, a queda das três grandes plataformas da empresa Facebook, bem como de outros sites na internet, assustou as pessoas. Além disso, o sistema ficou várias horas fora do ar. Mas afinal, porque as redes sociais pararam hoje? Primeiramente, vamos entender o que é DNS e BGP.

O que é DNS?

DNS é a abreviação para Domain Name System (em português, Sistemas de Nomes de Domínio). Na prática, o DNS é um protocolo padrão que ajuda os usuários da Internet a descobrir sites usando endereços legíveis humanos. Ou seja, o DNS substitui um código numérico por um domínio legível.

Como uma lista telefônica que permite que você procure o nome de uma pessoa e descubra seu número, o DNS permite digitar o endereço de um site e descobrir automaticamente o endereço IP (Internet Protocol) para esse site.

Sem o DNS, a Internet entraria em colapso. Seria impossível para pessoas e máquinas acessar servidores de Internet através das URLs amigáveis que conhecemos.

Por exemplo, o nome de domínio do Google é google.com. Quando você quer acessar o Google, basta digitar no navegador o endereço google.com. Mas seu computador não entende como chegar em "google.com".

Nos bastidores, a Internet e outras redes usam endereços IP numéricos. Um dos endereços IP utilizados pela Google.com é 172.217.0.142. Se você digitou esse número na barra de endereços do seu navegador, você também acabaria no site do Google. Usamos google.com em vez de 172.217.0.142 porque é mais fácil de lembrar.

O que é BGP?

BGP é a sigla para Border Gateway Protocol (em português, protocolo de rotador de borda). De forma simples, o BGP é um dos sistemas que a internet usa para direcionar rapidamente o tráfego até o destino.

Imagine o BGP como mapas atualizados constantemente, que mostram ao seu computador o caminho mais curto e rápido para chegar ao destino, como por exemplo, o site do Facebook.

Como existem muitos provedores diferentes de serviços de internet, roteadores backbone e servidores responsáveis por seus dados, há também muitos destinos diferentes que seus pacotes podem acabar tomando. O trabalho do BGP é mostrar-lhes o caminho e ter certeza de que é a melhor rota.

O BGP é o responsável por dizer quais sistemas autônomos você deve usar para chegar ao seu destino, que é o site desejado.

Como acontecem os problemas com o BGP?

Como a internet está sempre mudando, esses mapas precisam ser atualizados. Afinal, caminhos antigos podem não ir mais para o destino desejado. Seria muito trabalhoso mapear toda a internet o tempo todo, e é por isso que os sistemas autônomos compartilham seus mapas. As vezes acontece de eles informar outros sistemas das atualizações que fizeram em seus mapas.

Assim como você pode ter problemas com mapas, como por exemplo, quando seu GPS faz uma rota por um caminho perigoso, a mesma coisa pode acontecer com o BGP. Se alguém comete um erro, o BGP pode acabar levando o tráfego para o lugar errado. E esse erro pode comprometer o destino de outros.

O que deixou as redes sociais fora do ar

Se com mapas é complicado manter tudo sempre atualizado e funcionando, na internet a coisa é muito mais complicada, porque a velocidade das mudanças é incrivelmente maior. Entretanto, o Facebook construiu seu próprio sistema BGP, que permite que ele faça atualizações incrementais rápidas.

De acordo com o repórter de segurança cibernética Bryan Krebs, a paralisação do Facebook, Instagram e WhatsApp ocorreu por causa de uma "atualização de rotina do BGP".

Relação do DNS com o BGT

No mundo digital, o DNS diz para onde você está indo, e o BGP diz como chegar lá. O DNS é como os computadores sabem qual é o endereço IP um site, mas com apenas essa informação você não consegue acessar o site. É como se você tivesse o nome da rua e número da casa de um endereço, mas não tivesse um mapa para saber o trajeto até lá.

O que deu errado com o BGP do Facebook?

De acordo com o vice-presidente da Cloudflare, Dane Knecht, todas as rotas do BGP que direcionavam para o Facebook haviam sido retiradas. Sem as rotas BGP, os servidores DNS do Facebook se tornaram inalcançáveis — assim como os servidores do Instagram, WhatsApp e Oculus VR, de propriedade do Facebook.

Quando as rotas BGP para um determinado site estão incorretas ou ausentes, nao é possível chegar até a página destino, que é o DNS.

Matthew Price, co-fundador e CEO da CloudFlare, aposta em uma falha ocasionada por uma atualização ou manutenção de rotina que nao siu como esperada. De acordo com o empresário do ramo da tecnologia, o problema não parece ter sido ocasionado por um ataque hacker. "A explicação mais plausível é de que as rotas de internet da empresa (BGP) tenham sido revogadas por um erro durante uma manutenção", disse ele.

Com informações do The Verge e CNN Brasil.