O Mastodon surgiu em 2016 como uma alternativa ao X, na época em que ainda se chamava Twitter, e hoje já conta com mais de 13 milhões de usuários, se destacando por ser uma rede social descentralizada. Diferentemente de plataformas centralizadas, como o Twitter e o Instagram, o Mastodon é composto por vários servidores independentes que se comunicam entre si. Neste artigo, entenda o que é e como funciona o Mastodon.

O que é o Mastodon?

O que é o Mastodon?

O Mastodon é uma rede social alternativa desenvolvida por Eugen Rochko. Funciona como um microblog, sem fins lucrativos e sem anúncios, oferecendo uma alternativa ao Twitter, que hoje é chamado X, depois que o biolionário Elon Musk adquiriu a rede social. A plataforma permite publicações curtas, variando de memes a notícias, e destaca-se por ser uma opção livre de anúncios.

Como funciona o Mastodon?

O Mastodon é uma rede de código aberto, mas que oferece recursos disponíveis também em outras rede sociais. Dentre as principais possibilidades, no Mastodon você pode:

  • seguir outras pessoas;
  • fazer publicações de até 500 caracteres;
  • enviar imagens e vídeos;
  • compartilhar postagens de outros usuários;
  • receber conteúdo em ordem cronológica, sem algoritmos.

Os usuários podem ainda participar de diferentes servidores, cada um administrado por grupos ou pessoas distintas.

Para alfientar o Twitter, que foi vendido para o bilionário Elon Musk, o Mastodon diz que não está á venda. Imagem: Mastodon/Reprodução
Para alfientar o Twitter, que foi vendido para o bilionário Elon Musk, o Mastodon diz que não está á venda. Imagem: Mastodon/Reprodução

Como são as publicações no Mastodon?

As publicações no Mastodon são semelhantes aos tweets, chamadas de "toots". A plataforma permite compartilhar textos, imagens, vídeos e emojis, com um limite de 500 caracteres por toot. A ideia é que essas publicações sejam curtas e diretas, incentivando mensagens objetivas.

Publicacções no Mastodon. Imagem: Reprodução
Publicacções no Mastodon. Imagem: Reprodução

Ao contrário de algumas redes sociais que organizam o conteúdo com algoritmos complicados, no Mastodon, as postagens aparecem na ordem em que são feitas, uma atrás da outra. Isso torna a experiência mais simples e sem surpresas na hora de ver as novidades.

Você pode interagir com as postagens de várias maneiras, seja curtindo (favoritando), respondendo ou compartilhando. No Mastodon, o ato de compartilhar é chamado de "boost", algo equivalente ao "retweet" no Twitter. As hashtags são comuns e ajudam a categorizar e encontrar conteúdo relacionado.

Privacidade é um ponto importante no Mastodon. Você tem controle sobre quem vê suas postagens, podendo torná-las públicas para todos ou limitar a visibilidade apenas para seguidores específicos. Esse cuidado com a privacidade é um dos princípios fundamentais da plataforma.

No Mastodon, você pode controlar quem vai ver suas publicações. Imagem: Mastodon/Reprodução
No Mastodon, você pode controlar quem vai ver suas publicações. Imagem: Mastodon/Reprodução

Como criar uma conta no Mastodon?

Tempo necessário: 2 minutos

Para criar uma conta no Mastodon, o processo é simples e funciona de uma maneria bem parecida a de outras plataformas. Veja o passo a passo:

  1. Acesse o site oficial do Mastodon e aceite os termos da comunidade;

    Passo 1 de: Como criar uma conta no Mastodon?
  2. Insira suas informações pessoais, como o nome do seu perfil, email e senha;

    Passo 2 de: Como criar uma conta no Mastodon?
  3. Um email de confirmação é enviado para sua Caixa de Entrada. Abra seu email e clique em Verify email adress;

    Passo 3 de: Como criar uma conta no Mastodon?
  4. Na tela que abrir, responda o captcha para confirmar que você não é um robô;

    Passo 4 de: Como criar uma conta no Mastodon?
  5. Pronto! Essa é a tela com seu perfil criado dentro da plataforma:

    Passo 5 de: Como criar uma conta no Mastodon?

Perguntas frequentes

1. Quanto custa acessar o Mastodon?

Assim como outras redes sociais, o Mastodon é gratuito, mas se destaca por ser totalmente livre de anúncios.

2. O que é uma Instância no Mastodon?

Instância refere-se aos servidores da rede social, criados para proporcionar ambientes seguros e inclusivos. Cada instância possui suas próprias regras e diretrizes, e usuários de diferentes instâncias podem se conectar.

3. Como encontrar amigos no Mastodon?

Para encontrar amigos, basta utilizar a barra de busca na página inicial, colocar o nome da pessoa desejada e clicar em "Follow". Diferentemente de outras redes, o Mastodon não sugere contatos por algoritmos.

4. O que é uma rede social descentralizada?

O Mastdon é uma rede social descentralizada, ou seja, é um tipo de plataforma online em que a infraestrutura e o controle não estão concentrados em um único ponto central, como é comum em redes sociais tradicionais. Em sistemas descentralizados, a responsabilidade e o poder são distribuídos entre vários servidores ou nós que se comunicam entre si.

Nas redes sociais convencionais, como Facebook e Twitter, todas as atividades, dados e interações dos usuários são gerenciados e armazenados em servidores controlados pela empresa que opera a rede. Isso significa que a empresa tem controle total sobre a plataforma, desde a moderação de conteúdo até a privacidade dos usuários.

Por outro lado, em uma rede social descentralizada, não existe um único servidor centralizado. Em vez disso, a rede é composta por vários servidores independentes, chamados de "nós" ou "instâncias", que se conectam entre si. Cada nó pode ser operado por diferentes organizações, indivíduos ou comunidades, e eles colaboram para formar a infraestrutura da rede.

E então, já criou sua conta no Mastodon? Deixe seu comentário abaixo!

Antes de você ir...

O Oficina da Net sempre produz conteúdos que vão te ajudar no dia-a-dia. Como sugestão, confira nosso artigo sobre como usar a tabela FIPE para consultar os preços dos veículos. Você também pode gostar do nosso artigo sobre o que é a IA Gemini e como usar.