Na hora de comprar ou vender um veículo, muitas pessoas recorrem à Tabela FIPE para saber o valor e calcular o preço com uma base oficial. Essa tabela mostra a média de preços de carros, motos, caminhões e micro-ônibus, ajudando a concluir negociações. Abaixo, vamos te explicar o que é a Tabela FIPE e mostrar como verificar o preço de veículos.

O que é a Tabela FIPE?

A Tabela FIPE, criada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), é considerada o principal índice para a negociação de veículos no Brasil. Os preços são atualizados mensalmente para mostrar uma média de valores.

Para realizar o cálculo de maneira precisa, entrevistadores atualizam os preços nas concessionárias a partir do valor pago pelo consumidor final no pagamento à vista. A média é feita analisando a marca, modelo e versões disponíveis dos automóveis.

Tabela FIPE analisa preço de diversos veículos
Tabela FIPE analisa preço de diversos veículos

O índice leva em consideração a coleta de preços de carros, motos e caminhões usados, seminovos e novos no mercado nacional. Após obter esses valores, os pesquisadores descartam os preços muito altos ou baixos demais, já que podem ser de negociações incomuns.

Vale lembrar que a Tabela FIPE analisa apenas o modelo, marca e ano do veículo — a fundação não considera o ano de fabricação, mas sim o ano do modelo. O preço também pode variar conforme o estado em que o proprietário mora, a quilometragem e os equipamentos instalados.

Como consultar a Tabela FIPE

Tempo necessário: 2 minutos

  1. Abra o navegador e acesse veiculos.fipe.org.br;

  2. Desça a página e escolha que tipo de veículo deseja consultar

    Passo 2 de: Como consultar a Tabela FIPE
  3. Informe a marca, modelo e ano do veículo. Em seguida, clique no botão "Pesquisar";

    Passo 3 de: Como consultar a Tabela FIPE
  4. O preço médio do veículo será mostrado logo abaixo.

    Passo 4 de: Como consultar a Tabela FIPE

Antes de você ir...

Está procurando um carro resistente para ficar longe da mecânica? Confira nosso artigo com cinco carros mais duráveis que todo brasileiro sonha em ter!