Cada vez mais as montadoras de veículos tentam encontrar alternativas sustentáveis para implementar em seus automóveis. Enquanto algumas optaram por seguir o caminho dos carros elétricos, outras, como a Hyundai e a Toyota foram mais ousadas. Essas fabricantes automotivas devem seguir o caminho dos carros movidos a hidrogênio. Para isso, a Hyundai pretende utilizar resíduos orgânicos, que incluem fezes, para a produção de hidrogênio.

Hyundai quer criar programa para produção de hidrogênio

Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

A Hyundai revelou durante a CES, uma das maiores feiras tecnológicas do planeta, que tem um programa para a produção de hidrogênio, que pode ser considerado um tanto ambicioso. O programa é dividido em duas abordagens principais.

A primeira, intitulada Waste-to-Hydrogen, envolve a utilização de resíduos orgânicos, como sobras de alimentos e fezes de animais e humanos, para gerar biogás. A Hyundai é capaz de extrair dióxido de carbono e produzir hidrogênio por meio desse processo.

A segunda técnica, denominada Plastic-to-Hydrogen, concentra-se no aproveitamento de plásticos que não podem ser reciclados de maneira convencional. Esses materiais são transformados em gás, possibilitando a extração do hidrogênio.

As duas estratégias da marca são consideradas inovadoras, pois, ambas utilizam materiais que são descartados no lixo e os transformam em fonte de energia.

Hyundai aposta suas fichas no hidrogênio

A Hyundai aposta todas suas fichas no hidrogênio, que se trata de uma fonte de energia limpa, mas não apenas isso, é um componente essencial para a sustentabilidade da empresa. A empresa pensa além de carros movidos a hidrogênio, que já são vendidos atualmente.

Uma das principais benefícios dos veículos movidos a hidrogênio, como o Hyundai Nexo e o Toyota Mirai, reside em sua capacidade de contribuir para a preservação do meio ambiente.

Operando ao absorver o ar contaminado e incorporá-lo ao processo de geração de energia, esses veículos liberam como subproduto água potável pura pelo escapamento. Assim, à medida que percorrem maiores distâncias, contribuem ainda mais para a melhoria da qualidade do ar.

Essa inovação demonstra a habilidade da indústria automotiva em desenvolver soluções criativas e eficientes para os desafios ambientais que enfrentamos atualmente.