Você já deve ter visto carros de diferentes tipos andando pelas estradas do Brasil, alguns que marcaram época com vendas por muitos anos, mas também aqueles que se tornaram muito raros — e nem estamos falando de veículos de produção limitada. Alguns modelos tiveram vida curta por aqui, com vendas por apenas três ou quatro anos ou até mesmo somente um ano. Vamos relembrar 10 modelos que floparam e saíram de linha rápido demais.

1. Volkswagen Golf Variant

  • Lançamento: 2015 / Despedida: 2018
Volkswagen Golf Variant
Volkswagen Golf Variant

Para os amantes de veículos grandes e com a pegada do conhecido Golf, a Volkswagen lançou a "perua" Golf Variant em 2015. Baseada na versão hatch do veículo e sucessora do Jetta Variant, ela era equipada com o motor 1.4 TSi de 140 cv e 25,5 kgf/m de torque (150 cv na versão flex) e câmbio automatizado de dupla embreagem DSG de sete marchas. No entanto, teve uma comercialização curta no Brasil, com vendas somente por três anos, entre 2015 e 2018.

2. Hyundai Veloster

  • Lançamento: 2011 / Despedida: 2014
Hyundai Veloster
Hyundai Veloster

Quando o Hyundai Veloster foi lançado em 2011, o seu design moderno e único com três portas chamou a atenção, especialmente dos jovens da época. Entretanto, o sonho de consumo da garotada foi-se embora em 2014, quando a Hyundai retirou o veículo do mercado brasileiro, tornando-se um dos maiores fracassos da empresa no país. Ele vinha com o mesmo motor 1.6 do HB20 e esse era o principal problema apontado pelos conhecedores de carros.

3. Fiat Brava

  • Lançamento: 1999 / Despedida: 2003
Fiat Brava
Fiat Brava

De vez em quando ainda é possível ver um Fiat Brava andando por aí, mas ele foi um dos maiores fracassos da Fiat no mercado tupiniquim. Lançado no Brasil em 1999 com fabricação local, ele chamou a atenção com seu design arrojado, especialmente nas suas lanternas traseiras, e um motor atualizado 1.6 de 106 cv e 15,1 kgf/m. No entanto, esse precoce sucesso acabou de vez em 2003, quando a empresa encerrou a produção do veículo por aqui.

4. Peugeot 508

  • Lançamento: 2012 / Despedida: 2014
Peugeot 508
Peugeot 508

O Peugeot 508 foi lançado em junho de 2012 com a proposta de ser um sedã grande e confortável, aliado de um acabamento sofisticado, ar-condicionado com quatro zonas, assistente de estacionamento automático, bancos dianteiros elétricos e muito mais. Embora com seus muitos diferenciais, o Peugeot 508 não chamou a atenção do público brasileiro e teve uma curta vida por aqui, saindo de linha em 2014.

5. Chevrolet Sonic

  • Lançamento: 2012 / Despedida: 2014
Chevrolet Sonic
Chevrolet Sonic

O Chevrolet Sonic foi um compacto premium lançado em 2012 com preços elevados e uma reputação de ter uma manutenção muito complicada. Ele era equipado com um motor 1.6 aspirado de 120 cv e 16,3 kgf/m de torque, disponível tanto na versão hatch quanto na sedã. O terror dos mecânicos saiu de linha em 2014 após um curto período de comercialização e pouquíssimas vendas.

6. Honda Accord Híbrido

  • Lançamento: 2012 / Despedida: 2014
Honda Accord Híbrido
Honda Accord Híbrido

A linha Accord é uma das clássicas da Honda no Brasil, mas a última geração do veículo durou apenas seis meses por aqui. A versão híbrida do Honda Accord chegou em agosto de 2021 e prometia ser inovadora, combinando propulsor elétrico e a combustão. O preço de R$ 300 mil, porém, deve ter sido o principal empecilho nas vendas. Em fevereiro de 2022, ele deu adeus ao mercado brasileiro e agora a gente aguarda uma nova versão em 2023.

7. Hyundai Sonata

  • Lançamento: 2010 / Despedida: 2014
Hyundai Sonata
Hyundai Sonata

O Hyundai Sonata esteve disponível no Brasil somente entre 2010 e 2014, importado pelo Grupo Caoa, apesar de possuir boa qualidade e custo-benefício. Com um motor 2.4 de 182cv, o fim do Sonata no Brasil aconteceu quando a Hyundai trouxe o Azera, equipado com um motor V6 mais potente. Mesmo assim, o Sonata vinha bem equipado e conseguia competir com modelos alemães.

8. Kia Rio

  • Lançamento: 2020 / Despedida: 2022
Kia Rio
Kia Rio

O Kia Rio foi um hatch desejado pelo mercado, mas sua comercialização no Brasil foi curta, durando menos de dois anos. Ele era equipado com um motor 1.6, semelhante ao do HB20, e até fez sucesso em outros lugares do mundo, mas seu preço acima da média e a pouca competitividade com os concorrentes fez a empresa desistir de vendê-lo por aqui. O período de comercialização aconteceu entre 2020 e 2022.

9. Caoa Chery Tiggo 3X Pro

  • Lançamento: 2021 / Despedida: 2022
Caoa Chery Tiggo 3X Pro
Caoa Chery Tiggo 3X Pro

Você nem deve ter percebido o lançamento do Tiggo 3X Pro, já que seu tempo de vida durou menos de um ano no Brasil. Lançado como sucessor do Tiggo 2 e com desempenho inferior em comparação ao seu antecessor que não compensava nem um pouco o seu preço elevado, o veículo foi descontinuado em 2022. Embora tivesse um design atraente e porta-malas interessante, nada disso foi suficiente para mantê-lo vivo no mercado.

10. Volkswagen Eos

  • Lançamento: 2009 / Despedida: 2010
Volkswagen Eos
Volkswagen Eos

O Volkswagen Eos, um estiloso cupê-cabriolet, teve uma presença curta no Brasil após ser importado de Portugal em 2009. Embora equipado com um motor 2.0 turbo de 200 cv com caixa automatizada de dupla embreagem e seis marchas e bem equipado, vendeu apenas 118 unidades em cerca de um ano e acabou entrando na lista de carros flopados no Brasil.