As autoescolas voltaram a ser um dos principais assuntos da internet, já que um Projeto de Lei proposto pela senadora Kátia Abreu (PDT-TO), ameaça o futuro dessas instituições. De acordo com a senadora, o objetivo deste PL é proporcionar aos mais pobres o direito de emitir a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de forma gratuita. Consequentemente, isso poderia acabar com as autoescolas.

Projeto de Lei ameaça o futuro das autoescolas no Brasil

Estamos falando da PL 6.485/2019, que trata do fim da obrigatoriedade das aulas em autoescola para adquirir a licença para dirigir. Além da isenção das aulas, o projeto ainda propõe a emissão gratuita do documento, pelo menos para os novos condutores. De acordo com os números levantados pela senadora, pelo menos 84 milhões de brasileiros não conseguem emitir sua CNH por falta de condições financeiras.

Segundo o texto, os exames práticos e teóricos continuariam sendo exigidos para a emissão da CNH, mas se o projeto for aprovado, esses testes seriam realizados apenas pelos DETRANs de cada cidade e de forma gratuita.

"As autoescolas estão alvoroçadas, achando que eu sou contra elas. Não: sou a favor da maioria. Sou a favor do pobre povo brasileiro, que não tem como tirar a carteira de motorista. Pessoalmente, não tenho absolutamente nada contra as autoescolas", disse a senadora.

O Projeto de Lei foi apresentado ao Senado em maio e até o momento não foi aprovado.

Quanto custa para tirar a CNH hoje?

Se aprovado, o PL deve afetar apenas as categorias A e B.  (Crédito: Pixabay/Reprodução)
Se aprovado, o PL deve afetar apenas as categorias A e B. (Crédito: Pixabay/Reprodução)

Na média, o custo para emitir a CNH para carro ou moto o custo fica em torno de R$ 2.500. Para se habilitar na categoria AB (carro e moto) o valor fica próximo de R$ 4.000. Se aprovado esse Projeto de Lei, esses custos seriam extintos. Lembrando que isso vale apenas para as categorias A e B.