A Chevrolet realizou nesta quinta-feira, 1º de dezembro, a apresentação de lançamento da Montana 2023, nova geração da sua picape intermediária que chega para concorrer diretamente com a Fiat Toro e Renault Oroch. O veículo chega nas versões LTZ e Premier, integrado com a mesma plataforma do Tracker e ainda esbanja um visual visivelmente inspirado no Blazer norte-americano.

Design de Blazer e caçamba gigante

A parte frontal da Montana 2023 é visivelmente inspirada no Blazer norte-americano (Divulgação: Chevrolet)
A parte frontal da Montana 2023 é visivelmente inspirada no Blazer norte-americano (Divulgação: Chevrolet)

Começando pela dianteira do veículo, é possível perceber de cara a inspiração no Blazer americano, já que a nova Montana tem blocos de faróis divididos, sendo um mais largo na parte do parachoque e uma mais estreita na região superior do módulo. Falando em iluminação, a Chevrolet utiliza a tecnologia full-LED nas versões mais caras da picape.

Caçamba traseira de 874 litros e cortesia das divisórias para quem reservar sua Montana durante a pré-venda (Divulgação: Chevrolet)
Caçamba traseira de 874 litros e cortesia das divisórias para quem reservar sua Montana durante a pré-venda (Divulgação: Chevrolet)

Falando das dimensões, a nova Montana tem 4,78 m de comprimento, 1,80 m de largura e ainda reserva uma caçamba de 874 litros na traseira. Uma novidade interessante é a chegada de uma função chamada Multi-Flex, que nada mais é que um botão elétrico que facilita a abertura e fechamento da tampa.

Interface interna da Montana 2023 (Divulgação: Chevrolet)
Interface interna da Montana 2023 (Divulgação: Chevrolet)

No lado interior do veículo, a Montana estreia o novo sistema MyLink, e ainda tem conexão sem fio com celulares pela interface Android Auto e Apple CarPlay.

Montana 2023 tem motor turbo em todas as versões

Antes mesmo do lançamento oficial, a Chevrolet já havia confirmado que todas as versões da nova Montana 2023 viriam equipadas com motor 1.2 turbo de três cilindros. Com isso, qualquer modelo da picape é capaz de desenvolver 133 cv a 5.500 rpm e 21,4 kgfm de torque a 2.000 rpm utilizando etanol.

Todas as versões vêm com motor turbo (Divulgação: Chevrolet)
Todas as versões vêm com motor 1.2 turbo de três cilindros (Divulgação: Chevrolet)

Na parte mecânica, a fabricante destaca a presença de um câmbio automático de seis marchas. No Brasil, essa é primeira vez que teremos essa combinação, já que o modelo Tracker até tem seis marchas, mas vem com câmbio automático. A nova Montana ainda conta com freios a disco na dianteira e tambor na traseira, suspensão da McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira.

A Montana 2023 também tem o melhor rendimento combustível do mercado brasileiro, podendo fazer 11,1 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada. Se utilizar etanol, os números ficam entre 7,7 km/l na cidade e 9,3 km/l na estrada. Assim, ela é a picape mais econômica do Brasil.

Preço e disponibilidade

A Montana 2023 é a picape mais econômica do Brasil (Divulgação: Chevrolet)
A Montana 2023 é a picape mais econômica do Brasil e terá fabricação nacional (Divulgação: Chevrolet)

A nova Chevrolet Montana será produzida em São Caetano do Sul (SP), assim como sua antecessora. As primeiras entregas devem acontecer em fevereiro, mas já é possível reservar a sua em pré-venda a partir de hoje, 1º de dezembro. Os preço são os seguintes:

  • Montana 2023 versão LTZ: R$ 134.490
  • Montana 2023 versão Premier: R$ 140.490