Saiu de linha! Em 2022, alguns veículos de modelos bem populares acabaram sendo extintos do mercado, muito por conta da entrada em vigor da nova fase L7 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), o que acabou resultando em grandes mudanças no mercado automobilístico e provocando a retirada de diversos produtos fabricados no Brasil. Veja abaixo 10 modelos que deram adeus neste ano.

1. Volkswagen Gol

Volkswagen Gol Last Edition 2023 é o último da linha hatch de entrada da marca (Volkswagen/Reprodução)
Volkswagen Gol Last Edition 2023 é o último da linha hatch de entrada da marca (Volkswagen/Reprodução)

Começando pelo modelo mais querido desta lista, o Volkswagen Gol se despediu do cenário brasileiro em 2022, quando a fabricante lançou em novembro a versão Last Edition. Depois de 42 anos de fabricação ininterrupta e com o título de "o carro mais vendido no país", a Volkswagen decidiu dar um fim ao Gol, que será substituído em 2023 pelo Polo Track na categoria de modelo de entrada da marca.

2. Volkswagen Voyage

Volkswagen Voyage saiu de linha (de novo) e agora será substituído pelo Nivus
Volkswagen Voyage saiu de linha (de novo) e agora será substituído pelo Nivus (Volkswagen/Reprodução)

O Voyage é outro queridinho da Volks que se despede do mercado em 2022. Depois de 14 anos desde o seu lançamento, as concessionárias do mercado brasileiro e América Latina não estão sendo comunicadas sobre a chegada de um novo lote de encomendas para 2023, indicando o fim do ciclo do sedã no mercado. Com isso, a Volkswagen deve passar a oferecer o Virtus como o sedã mais barato da marca.

3. Hyundai iX35

Hyundai iX35 também deixou de ser fabricado em 2022
Hyundai iX35 também deixou de ser fabricado em 2022 (Hyundai/Reprodução)

Depois de 12 anos sendo vendido no mercado brasileiro, o iX35 da Hyundai é outro modelo que também está se despedindo em 2022. Em fevereiro, a fabricante em nota sobre a dificuldade de atualizar o modelo respeitando o novo modelo de regras do Proconve L7 e por isso encerrou a produção do veículo. Desde seu lançamento em 2010, o iX35 teve 112 mil unidades vendidas.

4. Hyundai Tucson

Hyundai Tucson deixa de ser fabricado por baixo número de vendas
Hyundai Tucson deixa de ser fabricado por baixo número de vendas (Hyundai/Reprodução)

Outro modelo ameaçado de extinção é o Hyundai Tucson. No início do ano, quando a produção do iX35 foi encerrada, a Caoa disse em nota que também pausaria por um tempo a produção do SUV até que uma atualização do veículo fosse apresentada. Entretanto, nenhuma nova versão chegou ao mercado. Além disso, devido ao pouco sucesso do veículo no Brasil, a fabricante talvez tenha decidido em off acabar de vez com essa linha.

5. Hyundai HB20X

Na extinta categoria de hacthes aventureiros, o Hyundai HB20X não resistiu e também deixou de ser fabricado em 2022
Na extinta categoria de hacthes aventureiros, o Hyundai HB20X não resistiu e também deixou de ser fabricado em 2022 (Hyundai/Reprodução)

O HB20X, um dos raros hatches aventureiros no mercado brasileiro, também está se despedindo em 2022. O segmento de hatches aventureiros já entrou em extinção no Brasil justamente pela baixa procura do público em geral, e esse modelo da Hyundai é a prova disso. Para se ter uma ideia, de todos os modelos de HB20 emplacados em 2021, apenas 10% eram HB20X.

6. Caoa Chery Tiggo 3X e Tiggo 2

Tiggo 3X e Tiggo 2 encerram seu ciclo no Brasil
Tiggo 3X e Tiggo 2 encerram seu ciclo no Brasil (Caoa Chery/Reprodução)

A dupla Tiggo 2 e Tiggo 3X deixou de ser produzida em 2022 depois que a Caoa fechou a sua fábrica localizada em Jacareí (SP) para reforma. Depois das obras terminarem, a ideia da Caoa é produzir apenas veículos híbridos e elétricos. Com isso, a família Tiggo dá adeus ao mercado brasileiro.

7. Honda Accord

Bonito, caro e o primeiro híbrido da Honda no Brasil: Accord deixa o mercado após seis meses do lançamento
Bonito, caro e o primeiro híbrido da Honda no Brasil: Accord deixa o mercado após seis meses do lançamento (Honda/Reprodução)

O Honda Accord chegou recentemente mas também já está dizendo adeus. Lançado em agosto de 2021, o primeiro carro híbrido da Honda que veio ao Brasil, deixou de ser vendido no país em janeiro de 2022 depois que pouquíssimas unidades foram vendidas pela montadora. O valor de um Accord em uma concessionária da marca era de R$ 299.900.

8. BMW X2

BMW X2 tem número de vendas menor que o planejado e deixa o mercado em 2022
BMW X2 tem número de vendas menor que o planejado e deixa o mercado em 2022 (BMW/Reprodução)

Em fevereiro deste ano, a BMW tirou de seu site o X2, modelo SUV que vinha duas versões de motor diferentes, sendo 1.5 e 2.0. Com um número de vendas muito menor do que o planejado pela marca, o BMW X2 mostra que não deu muito certo no Brasil. A fabricante chegou a dizer que ainda está estudando se vale a pena ou não trazer o modelo de volta ao país no futuro.

9. Mercedes-Benz A 200 Sedan Advance

Mercedes-Benz A 200 Sedan Advance, o sedan mais barato da marca, deixa o mercado em 2022
Mercedes-Benz A 200 Sedan Advance, o sedan mais barato da marca, deixa o mercado em 2022 (Mercedes-Benz/Reprodução)

O Mercedes A 200 Sedan Advance — versão de entrada do Classe A Sedan — deixou de ser disponibilizado no mercado brasileiro em março deste ano. Devido a pouca procura do público, o modelo produzido na Hungria deixou de ser importado ao Brasil. Com a saída do Mercedes A 200 Sedan Advance, a versão mais em conta do Classe A Sedan agora custa R$ 332.990.

10. Renault Sandero

Renault Sandero sai para a popularização do Renault Stepway (Renault/Reprodução)
Renault Sandero sai para a popularização do Renault Stepway (Renault/Reprodução)

Para finalizar, o Renault Sandero é outro queridinho que deixou o mercado brasileiro em 2022. Em outubro deste ano, o modelo teve sua produção encerrada na fábrica da marca em São José dos Pinhais (PR). Depois de 14 anos, o hatch da francesa que substitui o Sandero será o Renault Stepway.