A semana passada foi sem dúvida, muito difícil para o Facebook. Além do apagão na segunda-feira, o depoimento da ex-funcionária Frances Haugen ao senado dos EUA, revelou supostos atos comprometedores da empresa. Paralelo a isso, o Facebook decidir banir um desenvolvedor que criou uma extensão do Google Chrome, que se chama Unfollow Everything.

Como o próprio nome diz, a extensão permite que o usuário apague todas as amizades, bem como as páginas que acompanha. Esse processo limpava o feed de notícias, e driblava o algoritmo da rede social. Confira a seguir, todos os detalhes.

O que a extensão fazia?

Em suma, quem criou o Unfollow Everything é o desenvolvedor Louis Barclay. Por meio da extensão, o usuário podia deletar todas as suas conexões do Facebook, inclusive as páginas que seguia. Assim, o feed de notícias virava uma página em branco, que permitia reformular o que era visto na página inicial.

Diante da atitude do Facebook, o usuário precisa deixar de seguir amigos ou páginas individualmente. E essa atitude, não faz com que o usuário perca totalmente as suas configurações de feed.

Ao criar a extensão, Barclay ganhou uma carta de advertência da rede social. A justificativa da empresa, é que a ferramenta "automatizava interações entre usuários", o que viola os termos de conduta da plataforma.

De acordo com Barclay, a sua ferramenta está sendo usada em pesquisas acadêmicas na Universidade de Neuchâtel, na Suíça. Lá, os pesquisadores avaliam os efeitos que o feed de notícias causa na felicidade dos usuários. Entretanto, como ele não tem como bater de frente com o Facebook, vai deletar a extensão.

Com informações, The Verge.