Se você cansou do WhatsApp e quer sair fora do aplicativo, saiba que apenas deletar o aplicativo do seu smartphone não é o fim para você. Isso porque sua conta continuará ativa. Se você deseja deletar sua conta do WhatsApp para sempre, é necessário acessar algumas configurações no app, e é isso que explicaremos ao longo deste tutorial.

O WhatsApp tem atualmente certa de 2 bilhões de usuários ativos mensalmente, o que o torna o aplicativo de mensagens mais popular do mundo. Mas ao longo dos anos, outros aplicativos de mensagens se tornaram bastante fortes, a ponto de bater de frente com o grande líder.

Instabilidades e problemas quanto a privacidade faz com que muitos usuários optem pelos concorrentes, como o Telegram. Independente se você deseja migrar completamente para um concorrente ou apenas se desconectar, aqui está o que você precisa saber.

Como excluir sua conta do WhatsApp permanentemente

O fácil acesso ao aplicativo de bate-papo e sua ampla aderência também o tornaram um pouco irritante. Juntamente com as chamadas gratuitas e não solicitadas, as mensagens recebidas contínuas, e até mesmo os grupos familiares podem irritar às vezes. Isso tudo pode ser um pouco invasivo.

Desinstalar o aplicativo não resolverá. Apenas elimina o ícone do WhatsApp do seu smartphone. Todas as suas mensagens ainda chegarão aos servidores do WhatsApp, e assim que você reinstalar o aplicativo, elas estarão lá. Além disso, você ainda fará parte de todos esses grupos e bate-papos.

Para pessoas que raramente usam o WhatsApp, é comum a ideia de não querer usá-lo daqui para frente. E se você está se perguntando se pode eliminar sua conta e todos os dados definitivamente, a resposta a essa pergunta é um retumbante "sim".

Neste tutorial, orientaremos você passo a passo no processo de exclusão de conta do WhatsApp, informaremos o que acontecerá com seus dados após isso e ensinaremos como reativar sua conta e restaurar seus bate-papos e mídia, caso se arrependa.

O que acontece na exclusão permanente do WhatsApp?

Quando você exclui sua conta do WhatsApp, ocorrem as seguintes ações:

  • Seu número de telefone não está mais associado ao WhatsApp
  • Sua conta é removida das listas de favoritos do WhatsApp de seus amigos
  • Sua conta é excluída de todos os grupos do WhatsApp
  • Seus chats e mídias do WhatsApp são apagados no aplicativo
  • Suas informações de pagamento de serviço são removidas dos servidores do WhatsApp

Lembre-se de que você sempre pode reativar sua conta registrando novamente o número do seu celular, ou algum outro, com o serviço, mas você deve considerar criar um backup dos bate-papos e da mídia primeiro.

Como fazer backup do WhatsApp

Se você acha que pode querer voltar ao WhatsApp em algum momento no futuro, não se esqueça de criar um backup completo do seu histórico de bate-papo e mídia. Para isso, acesse as Ajustes → Conversas → Backup antes de excluir sua conta.

Backup de conversas no WhatsApp
Backup de conversas no WhatsApp

Você pode ativar backups para ocorrerem de forma automática, tocando em Backup automático e escolhendo sua frequência de backup. Os backups do WhatsApp no iPhone são salvos no iCloud ou no iTunes, ou no Google Drive do Android, como parte do backup completo do dispositivo.

Você poderá restaurar a partir de um backup do WhatsApp salvo após reativar o serviço no mesmo número de telefone. Você não poderá restaurar seu histórico de bate-papo de uma conta do WhatsApp registrada com um número de telefone diferente.

Como excluir sua conta do WhatsApp permanentemente

Se por algum motivo você decide excluir sua conta no WhatsApp para sempre, aqui está o que você deve fazer. Há uma maneira de excluir o WhatsApp.

1. Vá em Ajustes > Conta > Apagar minha conta > Digite o seu número de telefone em que o WhatsApp está registrado e toque em apagar minha conta. O WhatsApp vai perguntar qual como eles podem melhorar. Responder isso é opcional. Toque em Seguinte e pronto. Sua conta do WhatsApp foi excluída agora.

Apagar conta do WhatsApp
Apagar conta do WhatsApp

Agora, para acessar novamente, você terá que criar uma nova conta do WhatsApp.

Como reativar a conta do WhatsApp excluída

Se você se arrependeu e precisa ou quer voltar para o WhatsApp, siga os passos abaixo:

Passo 1: Faça o download do WhatsApp no seu Android ou no seu iPhone;

Passo 2: Siga as instruções na tela para registar o seu número de telefone no serviço. Você receberá um código de verificação de seis dígitos via SMS para ativar sua conta.

Como restaurar meus bate-papos e mídia do backup do WhatsApp

Depois de confirmar seu número de telefone, siga as instruções na tela para restaurar seu histórico de bate-papo. O número de telefone usado para backup e restauração deve ser o mesmo. Em outras palavras, você não pode restaurar o histórico de bate-papo de outra conta do WhatsApp.

Se você já fez backup do seu iPhone, restaurar o dispositivo a partir de um backup também irá recuperar seus bate-papos no WhatsApp e mídias.

Especial WhatsApp

Separamos algumas das matérias mais completas sobre dicas, tutoriais e personalização do WhatsApp:

Dicas

Personalização

Segurança

Figurinhas (stickers)

Figurinhas (stickers)