Se alguma vez em sua vida, você já se incomodou pela confirmação de leitura, provavelmente gostaria de saber como ler mensagens no WhatsApp sem gerar confirmação de leitura. Você já ficou preso nessa situação embaraçosa, onde um amigo se sentiu ofendido porque você não respondeu ou não pôde responder a uma mensagem, que ele supunha que você pudesse ler? Ou você até queria ler a mensagem, mas não queria responder, nem deixar o remetente saber que você a leu.

Pois bem, existem maneiras de evitar essas situações no WhatsApp. Há hacks disponíveis que permitem que você leia uma mensagem do WhatsApp sem informar o remetente. Pensamos em ajudá-lo e evitar toda essa mágoa lendo uma mensagem do WhatsApp sem informar ao remetente que você passou por ela.

Atualmente, o WhatsApp, de propriedade do Facebook, tem quase dois bilhões de usuários. No entanto, embora o enorme arsenal de recursos tenha tornado o WhatsApp líder na competição, há alguns recursos que ainda recebem uma mescla de reações sobre sua usabilidade, bem como seu efeito na experiência do usuário.

Um dos mais proeminentes desses é o recurso do aplicativo de mensagens instantâneas é o Blue Tick, aqueles dois Vs azuis que aparecem quando um contato seu lê a sua mensagem. A vantagem do recurso é que um usuário saberá se o receptor leu a mensagem ou não, mas ao mesmo tempo, se você não responder ao remetente imediatamente, ele poderá sentir-se ignorado, o que pode trazer problemas.

Como ler mensagens no WhatsApp sem gerar confirmação de leitura?

Mas não se preocupe, aqui vamos listar cinco maneiras de ler mensagens no WhatsApp sem gerar confirmação de leitura.

1. Leia as mensagens pela barra de notificação

Quase todo mundo faz isso. Tanto no iOS 12 quanto no Android 8, ou 9, É possível, na barra de notificações, você clicar para ampliar o agrupamento de mensagens. Dessa forma é possível dar uma espiada no corpo da mensagem.

Como ler mensagens no WhatsApp sem gerar confirmação de leitura?

Se a mensagem for grande, você conseguirá ver ela parcialmente. Mas se for uma mensagem curta, é possível ler ela de forma completa sem ter que abrir o aplicativo.

2. Use o WhatsApp no modo avião

Esse hack é muito útil para ler as mensagens e até ouvir audio de forma completa sem ser flagrado. Quado você receber uma notificação de mensagem, não abra o WhatsApp.

Em vez disso, arraste a barra de notificações ou abra as configurações para ativar o modo de avião primeiro. Isso desativará sua conexão de dados móvel ou WiFi, e você poderá abrir o WhatsApp de forma off-line.

Como ler mensagens no WhatsApp sem gerar confirmação de leitura?

Depois de ler as mensagens, feche o aplicativo e desative o modo avião. Mas lembre-se, quando você reestabelecer a internet no seu smartphone, o aviso de leitura irá para o remetente da mensagem. Então, é uma boa usar essa dica apenas se você puder deixar seu dispositivo ligado no modo avião até que possa responder a pessoa.

3. Desative permanentemente recibos de leitura

Se você realmente valoriza a privacidade e se sente desconfortável com a confirmação de leitura de mensagens, o WhatsApp oferece a capacidade de desativar esse recurso para sempre.

Para fazer isso, abra o aplicativo e acesse as configurações do WhatsApp tocando nos três pontinhos, no canto superior direito, e depois em "Configurações" (iOS) ou tocando no botão de menu no canto superior direito e selecionando "Configurações" (Android). De lá, selecione "Conta" e depois clique em "Privacidade".

Agora, basta tocar em "Recibos de leitura" na parte inferior da página "Privacidade" para desativá-lo e finalizá-lo. Apenas tenha em mente que desativar esse recurso também impedirá que você veja se suas mensagens foram lidas.

Android

Como tirar a visualização azul do Whatsapp no Android
Como tirar a visualização azul do Whatsapp no Android

iPhone

Como tirar a visualização azul do Whatsapp no iPhone
Como tirar a visualização azul do Whatsapp no iPhone
Além disso, o recurso ainda funcionará em bate-papos de grupo, então você terá que usar os métodos descritos acima para evitar que o aplicativo notifique os remetentes. Outro detalhe importante é que isso não deixará de exibir o visto por último, portanto, o seu amigo ainda poderá ver quando você acessou o WhatsApp, e se acessou recentemente, ele saberá que você teve pelo menos a oportunidade de ler a mensagem enviada.

Para evitar isso, desative a funcionalidade "visto por último" em Configurações > Conta > Privacidade > Visto Por Último e desative a opção.

4. Ative as Pop-ups do WhatsApp

As janelas Pop-ups do WhatsApp já foram bem mais usadas antigamente, quando foram lançadas. No entanto, muitos se esqueceram de que o recurso ainda existe e que pode ser usado ler as mensagens sem enviar a confirmação de leitura para o remetente.

Ative as Pop-ups do WhatsApp
Ative as Pop-ups do WhatsApp

Para ativar os pop-ups do WhatsApp, abra as configurações do WhatsApp e selecione Notificações, antes de tocar na opção Notificação pop-up. Agora escolha uma das três opções dadas, ou seja, "Sem Pop Up", "Apenas com a tela ligada", "Apenas com a tela 'desligada' " e "Sempre mostrar notificação".

Como ler mensagens no WhatsApp sem gerar confirmação de leitura?

Este método é bastante auto-explicativo, mas é uma ótima maneira de ler mensagens curtas sem ter que abrir o aplicativo e alertar o remetente. Apenas certifique-se de não tocar na mensagem enquanto estiver lendo, pois isso fará com que seu smartphone abra o WhatsApp, e notificará o remetente que você recebeu a mensagem instantaneamente.

5. Use o widget WhatsApp

Assim como todos os principais aplicativos, o WhatsApp também oferece a opção de widget, que pode ser usada na tela inicial dos smartphones Android, para ver notificações / mensagens sem precisar abrir o aplicativo.

A leitura de todas as mensagens do widget colocado na tela inicial evitará que os dois Vs azuis apareçam no bate-papo dos remetentes.

Você deve observar que As confirmações de leitura do WhatsApp só são visíveis se o receptor abrir o aplicativo para ler um texto, ou ver o conteúdo de mídia recebido.