O WhatsApp permite compartilhar sua localização com seus contatos. Esse recurso pode ser bastante útil na hora de se encontrar com algum amigo ou familiar, sendo possível enviar a localização atual ou em tempo real durante um período específico. Abaixo, vamos te mostrar como compartilhar sua localização no mensageiro da Meta.

Como compartilhar a localização pelo WhatsApp

Tempo necessário: 2 minutos

  1. Entre na conversa que deseja enviar a localização e toque no ícone de clipe de papel

    Passo 1 de: Como compartilhar a localização pelo WhatsApp
  2. Selecione a opção "Localização";

     
    Passo 2 de: Como compartilhar a localização pelo WhatsApp
  3. Toque na opção "Localização atual" ou "Localização em tempo real", caso queira que a pessoa acompanhe sua localização;

    Passo 3 de: Como compartilhar a localização pelo WhatsApp
  4. Escolhendo a segunda opção, defina um tempo para o compartilhamento da localização: 15 minutos, 1 hora ou 8 horas. Feito isso, toque na seta para enviar.

    Passo 4 de: Como compartilhar a localização pelo WhatsApp

Importante

Apesar de útil, o recurso de compartilhar a localização em tempo real consome mais bateria, já que o celular precisa enviar dados geográficos a todo momento. Portanto, certifique-se que o smartphone esteja carregado ou tenha em mãos um carregador disponível para eventuais recargas durante o percurso.

Quais os riscos e vantagens de utilizar a ferramenta?

A função de compartilhamento de localização em tempo real pelo WhatsApp oferece, sem dúvida, diversas vantagens, especialmente no que diz respeito à segurança e comodidade. Ela permite, por exemplo, que amigos se encontrem com mais facilidade em locais movimentados, ou até mesmo garanta a segurança durante viagens de táxi ou Uber, proporcionando uma maneira de assegurar que tudo correu bem.

Contudo, é preciso estar ciente dos riscos associados a essa funcionalidade, principalmente no que tange à privacidade e à segurança do usuário. Ao compartilhar sua localização, você está permitindo que outras pessoas saibam exatamente onde você está, o que pode ser problemático caso essas informações caiam nas mãos erradas. Isso pode levar a uma série de consequências indesejadas, como a exposição a perseguições ou a violações de privacidade.

Antes de você ir...

O WhatsApp tem outras funções interessantes, como a de colocar áudio no status, tirar o "ONLINE" e "DIGITANDO" e usar negrito, itálico e tachado em mensagens!