O WhatsApp, como uma das plataformas de mensagens mais populares, oferece uma variedade de recursos para aprimorar a expressão e ênfase nas conversas. Entre esses recursos, destacam-se o uso de negrito, itálico e tachado, que possibilitam transmitir nuances emocionais, ênfase textual ou simplesmente adicionar estilo à comunicação. Veja de forma simples como utilizar esses recursos para tornar suas mensagens mais personalizadas.

Como colocar negrito e itálico no WhatsApp do Android?

Tempo necessário: 3 minutos

  1. Digite a mensagem que você deseja destacar, para um dos seus contatos no WhatsApp;

    Passo 1 de: Como colocar negrito e itálico no WhatsApp do Android?
  2. Em seguida, toque e segure uma palavra que você digitou, até que apareça um menu de formatação;

    Passo 2 de: Como colocar negrito e itálico no WhatsApp do Android?
  3. Feito isso, selecione uma das opções de formatação: Negrito, Itálico, Tachado ou Monospace. Caso você não encontre todas as opções, toque no botão de 3 pontinhos à direita. Assim que você selecionou a formatação, basta enviar a mensagem.

    Passo 3 de: Como colocar negrito e itálico no WhatsApp do Android?

Como colocar negrito e itálico no WhatsApp do iPhone?

Tempo necessário: 3 minutos

  1. Abra a conversa no WhatsApp, e digite o que você deseja destacar;

    Passo 1 de: Como colocar negrito e itálico no WhatsApp do iPhone?
  2. Em seguida, toque duas vezes sobre a palavra a destacar, até que apareça um menu de formatação;

    Passo 2 de: Como colocar negrito e itálico no WhatsApp do iPhone?
  3. Escolha FORMATAR e em seguida, toque na formatação desejada: Negrito, Itálico, Tachado, ou Monospace. Pronto, sua mensagem será enviada formatada.

    Passo 3 de: Como colocar negrito e itálico no WhatsApp do iPhone?

Aqui é importante destacar alguns detalhes:

  • Sinta-se à vontade para usar negrito, itálico e tachado juntos na mesma palavra. Basta fazer a seleção novamente e repetir a ação descrita acima, para sobrepor a formatação.
  • Se você estiver usando o WhatsApp em um computador, não verá o efeito até enviar a mensagem. Por outro lado, no smartphone a formatação aparece imediatamente.

    Como colocar negrito no WhatsApp Web

    No WhatsApp Web ou Desktop, não há uma caixinha de formatação, então é preciso usar o método manual. O método manual é um pouco mais rápido se você for um digitador rápido ou se precisar aplicar o formato a um grande conjunto de texto. Porém, você terá que memorizar as regras de formatação.

    A maneira como ele funciona é digitando um caractere especial ou um conjunto de caracteres antes e depois da(s) palavra(s) que você deseja formatar. Por exemplo, você pode riscar o texto do WhatsApp cercando-o com um til, como ~palavras~ ou ~algo assim~.

    Abaixo, veja a lista completa:

    Regras de formatação do WhatsApp
    Formato O que digitar Exemplo
    Itálico Enfatizar _Texto_
    Negrito Asterisco *Texto*
    Tachado Till ~Texto~
    Monospace Backticks '''texto'''

    O til e o backtick geralmente estão um ao lado do outro no teclado de um telefone. Se você estiver usando o WhatsApp de um computador, os dois estão na mesma tecla nos teclados dos EUA; mantenha pressionada a tecla Shift enquanto pressiona para digitar um til.

    Para usar mais de um estilo, verifique se os caracteres especiais estão no lugar correto. É fácil digitar errado a ordem e acabar com um visual diferente do que você pretendia. Veja abaixo, alguns exemplos:

    • *_italic e bold_*
    • ~*negrito e tachado*~
    • _~tachado e itálico~_