9 Dicas e truques do WhatsApp que você deve conhecer

Se você adora passar horas no WhatsApp, usa ele para conversar com amigos, fazer ligações e ver o que os seus contatos estão fazendo através do status, conheça alguns truques e dicas que podem ajudar muito.

Por WhatsApp Pular para comentários

O WhatsApp é um dos melhores aplicativos de redes sociais atualmente. Muito disso se deve aos excelentes recursos que ele oferece, como vídeo chamadas gratuitas, e a capacidade de excluir mensagens. No entanto, mesmo que você use o WhatsApp regularmente, talvez desconheça alguns dos seus melhores recursos.

Neste artigo, vamos analisar alguns recursos incríveis do WhatsApp. Embora para alguns usuários, esses recursos são velhos conhecidos, para outros pode ser uma descoberta sensacional. 

1. Ajuste suas configurações de privacidade do WhatsApp

Você nem sempre quer que todos saibam quando você está on-line, ou tenha a chance de saber se você leu a última mensagem enviada. Às vezes, você quer um pouco de tempo para pensar antes de responder.

Outra coisa que você pode desejar é que apenas algumas pessoas vejam a sua foto de perfil. Na verdade, é recomendável deixar a foto do perfil visível apenas para seus contatos, pois se não, qualquer um que o adicione como um contato poderá vê-la.

Vá em Configurações > Conta > Privacidade e lá você poderá ajustar todas as suas configurações de privacidade do WhatsApp. Por padrão, todos - não apenas seus contatos - podem ver quando você esteve online, a mensagem de status e a foto do perfil, mas isso não pe recomendável, por questão de segurança.

Configurações de Privacidade no WhatsAppConfigurações de Privacidade no WhatsApp

É um pouco estranho que um aplicativo que decidiu investir tanto em criptografia, tenha também optado por configurações de privacidade excessivamente públicas. Cabe a você tornar o WhatsApp mais seguro e privado.

Nota: Você também pode desativar os recibos de leitura, se desejar. No entanto, se você fizer isso, não poderá ver os recibos de leitura de outras pessoas.

2. Faça backup de suas mensagens do WhatsApp

Se você nunca mais quer perder suas conversas do WhatsApp, é necessário fazer o backup do seu histórico de bate-papo. Para fazer isso, vá em Configurações > Conversas >Backup de Conversas > Fazer Backup.

Backup de conversas no WhatsAppBackup de conversas no WhatsApp

Se você está no iOS, o backup vai direto para sua conta do iCloud. Em um dispositivo Android, ele acessa sua conta do Google Drive. É claro que você precisa estar logado na conta de armazenamento em nuvem antes de fazer o backup.

É melhor colocar seus backups no piloto automático e esquecê-los. É aí que a opção Backup automático é útil. Ele permite que você faça backup de seus bate-papos diariamente, semanalmente ou mensalmente. (Você pode especificar se deseja incluir vídeos no backup.)

Agora, se você excluir acidentalmente as mensagens do WhatsApp , ainda terá alguma esperança de recuperá-las. 

3. Exportar Conversa do WhatsApp

Se você quiser compartilhar conversas específicas por e-mail ou algum outro serviço, use a opção Exportar Conversa. Você encontrará isso indo nos três pontinhos que ficam no canto superior esquerdo (dentro da conversa a ser exportada) e clicando em Mais > Exportar Conversa.

Exportar conversa no WhatsAppExportar conversa no WhatsApp

A conversa exportada aparece como um arquivo ZIP, que você pode compartilhar com outras pessoas. Durante a exportação, você pode especificar se o arquivo deve incluir mídias.

4. Altere o papel de parede do WhatsApp

Conversar no WhatsApp não precisa ser uma experiência sem graça, já que é muito fácil mudar o cenário. Basta ir em Configurações > Conversas > Papel de Parede e colocar um novo fundo, a partir da biblioteca de papéis de parede embutidos. Você também pode escolher uma cor sólida ou uma de suas próprias fotos como papel de parede.

Alterar o papel de paredeAlterar o papel de parede

Quer o wallpaper original do WhatsApp de volta? Tudo que você precisa fazer é seguir o mesmo caminho acima e, na última tela, clicar em Sem papel de parede.

5. Saiba quando as mensagens do WhatsApp foram lidas

Se você está ansioso para saber se o seu amigo leu sua última mensagem, basta ver a conversa e procurar as marcações azuis, para saber se sua última mensagem foi lida (se as confirmações de leitura estiverem ativadas).

Precisa de mais informação? Pressione e segure a mensagem, e toque em Informações para ver exatamente quando a mensagem foi entregue e quando foi lida.

Confirmação de leitura WhatsAppConfirmação de leitura WhatsApp

Lembre-se de que você verá alguns tons de cinza se o seu amigo não tiver lido a mensagem, e um único visto cinza, caso ainda não tenha sido entregue.

6. Verifique seu uso de dados do WhatsApp

Ninguém gosta de gastar dados de internet demais, por isso vale a pena verificar quantos dados o WhatsApp está usando. Para fazer isso, vá em Configurações > Dados e armazenamento > Uso da rede, e você pode obter todos os detalhes de todo o seu consumo de dados.

Uso de rede pelo WhatsAppUso de rede pelo WhatsApp

Se quiser manter o uso de dados baixo, ajuste as configurações de download automático e chamada de mídia em Configurações > Uso de dados e armazenamento > Reduzir uso de dados.

Uso de dados e armazenamentoUso de dados e armazenamento

Você pode restringir os downloads de mídia automatizados para conexões Wi-Fi, ou desativá-los completamente para economizar em dados móveis. A opção por uma qualidade de chamada de voz mais baixa também ajuda a manter o uso de dados inativo.

7. Use o WhatsApp Web

Você pode usar o WhatsApp no ??seu PC. Para isso, acesse web.whatsapp.com no seu computador. Em seguida, abra o WhatsApp no ??seu smartphone e acesse Configurações > WhatsApp Web. Agora aponte seu smartphone para a tela do seu computador, e escaneie o código QR exibido lá. Suas conversas devem aparecer instantaneamente.

WhatsApp WebWhatsApp Web

Você também pode usar esse método para acessar o WhatsApp em um tablet. 

8. Mude seu número do WhatsApp

Mudar de número de celular não significa o fim da sua conta do WhatsApp. É possível transferi-lo para o novo número. Vá em Configurações > Conta > Mudar o número e inicie o processo. Você precisará inserir os números antigos e novos, para migrar os dados corretamente.

Mudar o número do WhatsAppMudar o número do WhatsApp

9. Excluir sua conta do WhatsApp

Se, por algum motivo, você quiser excluir totalmente sua conta do WhatsApp, vá em Configurações > Conta > Excluir minha conta

Excluir a conta do WhatsAppExcluir a conta do WhatsApp

Você pode sempre iniciar uma nova conta mais tarde, se mudar de ideia, mas seu histórico de bate-papo da conta atual será perdido permanentemente. Os backups em nuvem de suas mensagens também desaparecem. Além disso, você desaparecerá dos grupos e das listas de contatos de seus amigos.

Lembre-se de que todas as conversas das quais você faz parte ainda estão visíveis para seus contatos, pois essas conversas também fazem parte do histórico de bate-papo deles.

Compartilhe com seus amigos:
Priscilla Kinast
Priscilla Kinast Estudante de Ciência e Tecnologia na UFRGS - Universidade Federal do RS, apaixonada por inovações tecnológicas, mistérios da ciência, bem como filmes e séries de ficção científica
FACEBOOK // INSTAGRAM: @priscillakinast // TWITTER: @prkinast
Quer conversar com o(a) Priscilla, comente:
Carregar comentários
O que é mais importante em um smartphone?
Bateria(27,98%)
Câmera(10,17%)
Performance(57,38%)
Aparência(2,00%)
Tela(2,48%)