O modo escuro está sendo implementado progressivamente nos aplicativos e sites, como Facebook, Instagram e WhatsApp, por exemplo. Apesar de não ser mais uma novidade e um recurso exclusivo para os testadores beta, o tema ainda faz sucesso entre os usuários.

Nas versões web, mobile ou desktop é possível alterar o tema para seguir o padrão definido pelo sistema ou manter-se de forma individual. Por estar presente de forma nativa, não é mais necessário instalar algum plug-in ou alterar o código fonte da aba para simular o tema.

Por que utilizar o modo escuro?

Não é à toa que o tema escuro vem sendo inserido nos aplicativos e sites. Além de proporcionar um maior conforto visual - principalmente durante a noite ou ambientes com pouca luz - o recurso também faz com que o consumo de energia seja reduzido, desde que o aparelho possua um display AMOLED ao invés de IPS LCD.

A partir do Android 9 é possível alterar o tema padrão do sistema operacional da Google, fazendo com que os demais apps instalados sigam o que foi definido pelo usuário.

Ative o tema escuro na versão web/desktop

Além do aplicativo para smartphones, também é utilizar o WhatsApp através do navegador, por meio da versão web do mensageiro. Em uma de suas últimas atualizações a desenvolvedora implementou o 'dark mode' de forma nativa, sem que seja necessário instalar extensões ou outras ferramentas.

Para os usuários da versão desktop - seja no Windows ou macOS - o procedimento é o mesmo, requerendo apenas ter a o software instalado. Para fazer o download CLIQUE AQUI.

1. Faça login no WhatsApp Web escaneando o QR Code com seu smartphone. Para isso acesse o menu lateral direito e em seguida toque sobre 'WhatsApp Web'.

2. Acesse às configurações da conta na versão para navegador. Veja na imagem abaixo:

Configuração WhatsApp Web dark mode
Configuração WhatsApp Web dark mode

3. Por fim, aplique a mudança, tocando sobre o botão 'DEFINIR'.

Definir modo escuro
Definir modo escuro

Modo escuro no aplicativo do celular

O tutorial abaixo exemplifica utilizando o Android, porém o passo a passo é o mesmo para o iOS. No aplicativo, o tema chegou há alguns meses, logo, basta acessar às definições para habilitar o recurso.

Contudo, caso a opção não esteja disponível, recomendamos que você abra a loja de aplicativos do seu smartphone e instale a atualização. Para ser redirecionado automaticamente toque sobre: WhatsApp Android ou WhatsApp iOS.

1. Na página inicial do app toque sobre o menu lateral e vá até 'CONFIGURAÇÕES'. Tendo feito isso siga até a aba de 'CONVERSAS'.

2. Logo no topo você verá a opção 'TEMA', toque sobre e posteriormente selecione o modo escuro ou padrão do sistema. Aplique a alteração e reinicie o WhatsApp.

Retorne para o padrão

Para que o aplicativo volte ao tema anterior basta efetuar o mesmo procedimento mencionado anteriormente, porém desmarque a opção 'escuro'. Se o WhatsApp estiver seguindo o que foi definido pelo dispositivo, basta alterar o tema do sistema para que os demais apps passem a ser executados em sua versão clara.