Desde seu lançamento em 2015, o WhatsApp Web já ganhou diversos recursos interessantes, mas ainda existem algumas funcionalidades que só estão disponíveis graças a extensões para navegadores.

Um dos recursos mais usados no WhatsApp são as mensagens de voz, sendo muito útil para explicar algo de maneira mais fácil para alguma pessoa. Por outro lado, elas sempre "denunciam" se você ouviu ou não o conteúdo recebido, algo que pode incomodar muitos usuários que prezam pela privacidade.

Felizmente, quando falamos do WhatsApp Web, existe uma maneira de escutar as mensagens de voz recebidas sem que ninguém saiba que você ouviu. Veja a seguir como realizar esse procedimento.

Importante

Levando em consideração que o WhatsApp Web não oferece um recurso oficial que permita escutar mensagens de voz anonimamente, para realizar esse tutorial usaremos uma extensão para Google Chrome.

Como ouvir mensagens de voz no WhatsApp Web sem que ninguém saiba

O processo para ativar o recurso no WhatsApp Web não é complicado, mas a extensão usada vem com essa função desabilitada por padrão. Confira abaixo o passo a passo de como ativá-la:

  • Primeiro, usando o Google Chrome, acesse a página da extensão através deste link;
  • Quando a página carregar, clique em "Usar no Chrome";
Como ouvir mensagens de voz no WhatsApp Web sem que ninguém saiba
  • Assim que uma mensagem pop-up surgir na tela do seu computador, clique em "Adicionar extensão";
Como ouvir mensagens de voz no WhatsApp Web sem que ninguém saiba
  • Faça o login no WhatsApp Web normalmente através do site oficial. Se você não sabe como realizar esse procedimento, basta abrir o WhatsApp no celular, tocar no três pontinhos no canto superior direto e ir em "WhatsApp Web". Em seguida, aponte a câmera para o QR Code que será gerado pelo site;
Como ouvir mensagens de voz no WhatsApp Web sem que ninguém saiba
  • Agora que você já tem acesso ao WhatsApp Web, basta tocar no ícone da extensão (representado por um "+") que foi adicionado ao lado da barra de endereços para abrir o menu de configurações;
Como ouvir mensagens de voz no WhatsApp Web sem que ninguém saiba
  • Quando o menu for exibido, basta clicar na caixinha "Reproduzir mensagens de áudio sem deixar o remetente saber".
Como ouvir mensagens de voz no WhatsApp Web sem que ninguém saiba

Pronto, de agora em diante você já pode escutar mensagens de voz recebidas no WhatsApp sem que o remetente saiba que você ouviu. Agora se você quer aumentar ainda mais sua privacidade, basta desativar a "setinha" azul que informa se o contéudo foi lido.

O processo também é muito simples, mas desta vez ele precisa ser feito pelo seu celular, já que pelo WhatsApp Web não é possível realizar essa mudança. Abra o menu de configurações do WhatsApp, toque em "Conta" e depois em "Privacidade". Feito isso, basta desativar a "Confirmação de leitura". Vale lembrar que o recurso só funciona em conversas privadas, dado que em grupos o WhatsApp mantém a confirmação.

Processo para desativar a Confirmação de leitura

Se você usa bastante o WhatsApp Web, também recomendamos que veja outros tutorias. Aqui no Oficina da Net já ensinamos como enviar mensagens para pessoas que não são seus contatos, sendo um ótimo procedimento para quem não quer ficar salvando o número de pessoas desconhecidas apenas para enviar um recado, por exemplo, e como descobrir se alguém está visualizando suas conversas na plataforma.