A versão web do aplicativo WhatsApp, utilizada para o acesso através de computadores, é por vezes muito útil para uma troca de informações mais eficiente ou compartilhamento de arquivos com mais facilidade. Você pode acessar esta versão através de navegadores como, por exemplo, Google Chrome, Firefox, Opera e Microsoft Edge. Porém, ao fazer isso o usuário corre o risco de ter sua privacidade invadida, e é o que será abordado abaixo.

Para acessar a versão web do WhatsApp a pessoa deverá selecionar 3 pontinhos no canto superior no lado direito.

 

Imagem demonstrativa
Imagem demonstrativa

 

Feito isso, basta selecionar a opção "WhatsApp Web".

Imagem demonstrativa
Imagem demonstrativa

 

Após selecionar a opção, será solicitado que você entre no endereço web.whatsapp.com em seu navegador e escaneie o QR Code que aparece na tela.

Imagem demonstrativa
Imagem demonstrativa

 

Feito isso, o usuário terá acesso as mensagens de sua conta. Porém, aí que reside o perigo, pois no caso do celular é necessário que se efetue o desbloqueio da tela ou até que se insira uma senha para acessar o app, mas acessando através do computador qualquer pessoa poderá ver com facilidade (devido ao tamanho da tela) ou poderá acessar enquanto você não estiver presente (caso deixe a tela do Windows desbloqueada).

Para evitar esse inconveniente, o utilizador pode:

  1. Fechar a aba em que está aberto o WhatsApp Web
  2. Fechar todas as abas do navegador
  3. Bloquear a tela do Windows apertando nas teclas "Windows + L" (a tecla Windows é a que possui uma bandeira/logo do Windows) para exigir a senha para obter acesso ao computador.
  4. Conferir a notificação "WhatsApp Web está ativo no momento" na central de notificações do seu smartphone. Além disso, é possível selecionar a notificação para acessar o histórico de utilização do WhatsApp Web para saber onde foi acessado e quando.
Imagem demonstrativa
Imagem demonstrativa

 

Imagem demonstrativa
Imagem demonstrativa

 

Acreditamos que com estas medidas você corra um menor risco de invasão de privacidade. Gostou? Comente abaixo!