Você sabe como recuperar os contatos do WhatsApp? Existem várias maneiras de preservar e recuperar seus contatos a longo prazo. Neste artigo, vamos mostrar como recuperar contatos apagados, números não salvos e qualquer número perdido do WhatsApp sem a necessidade de baixar aplicativos extras.

Como recuperar contatos apagados do WhatsApp?

Antes de tudo, é importante destacar que os métodos mencionados são válidos apenas para smartphones Android. Vamos direto ao ponto: existem duas formas principais de recuperar contatos.

A primeira é através da restauração dos contatos salvos na sua conta do Google. Ou seja, já que todo smartphone Android tem uma conta do Google atualmente, em geral todos os seus contatos são sincronizados na nuvem.

Inclusive, mesmo depois de meses depois de apagar um contato, ele ainda fica disponível na lixeira do Google Contacts. Entretanto, ainda existe outra possibilidade que é menos provável de resolver o problema: recuperar a conta via um arquivo de backup.

Por meio dessa alternativa, você deve já ter feito backup dos seus contatos no passado. Em suma, esse é um processo muito simples de ser realizado, e o arquivo gerado tem o formato contacts.vcf. Dessa forma, você pode importá-lo facilmente através de qualquer aplicativo de contatos comum. Enfim, vamos aos detalhes de cada alternativa.

Restauração através do Google Contacts

Em suma, o Google Contacts é um serviço do Google que vários usuários do Android não conhecem. Entretanto, ele é uma das ferramentas mais úteis fornecidas pela empresa. Afinal, quem nunca perdeu um contato importante do WhatsApp? Por vezes, devido a uma troca de celular, ou até mesmo, por ter excluído sem querer.

Neste caso, não é preciso se preocupar, já que você pode restaurar os contatos com o auxílio do Google Contacts. Entretanto, vale ressaltar que para que o método funcione você deve ter os seus contatos salvos na nuvem do Google. Em geral, isso já é ativado por padrão nas configurações de sincronização do Android, mas é interessante conferir.

Sendo assim, siga abaixo, os passos para recuperar um contato excluído do WhatsApp:

  1. Faça login na sua conta do Google pelo Google Contacts, acessível via navegador ou aplicativo.
  2. Toque na opção "Lixeira de Contatos" para encontrar os contatos deletados do WhatsApp.
  3. Você verá uma lista com todos os contatos excluídos nos últimos 30 dias. Basta clicar no contato desejado e em "recuperar" para tê-lo de volta na sua lista.
Importante: Embora o processo seja muito simples, há um porém: Infelizmente o Google Contacts armazena os números apagados do WhatsApp por somente 1 mês.

Sendo assim, se você deseja recuperar os números apagados do WhatsApp, há um limite de tempo. Por conta disso, veja abaixo, como recuperar um backup de contatos do WhatsApp logo abaixo.

Recuperação através de backup local

Outra forma de recuperar contatos, é por meio dos backups locais. No Android, é muito simples fazer o backup dos seus contatos por meio de qualquer aplicativo nativo de contatos.

Em geral, é necessário tocar nas opções. Em seguida, é preciso selecionar para exportar os contatos. Depois disso, você seleciona todos os contatos que deseja fazer uma cópia de segurança e onde quer salvar o backup.

Sendo assim, se você já tem um backup de contatos antigos que possui os seus números importantes, é possível restaurar os mesmos em poucos passos. Abaixo, você confere o passo a passo para restaurar os mesmos, via backup local.

  1. Use o gerenciador de arquivos do Android para localizar a pasta do backup.
  2. Copie o arquivo de backup (geralmente em formato contacts.vcf) para a memória do telefone.
  3. Toque no arquivo para importar os contatos para a memória do seu smartphone.

Depois de esperar que todos os contatos sejam importados, eles serão adicionados na sua agenda. Sendo assim, este é mais um jeito de recuperar um número excluído do WhatsApp.

Lembrando que o método do backup local é eficaz se você costuma fazer backups rotineiros dos seus contatos.

Como recuperar número não salvo no WhatsApp?

Se você não salvou um número no WhatsApp, verifique se há uma conversa ou grupo em comum. Se sim, basta encontrar e salvar o contato. Caso contrário, utilize os métodos mencionados acima para tentar recuperar o número.