Será possível cancelar serviços através do WhatsApp. De acordo com um decreto publicado pelo governo federal no início desta semana (2), houve mudanças nas regras do SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor). Com estas alterações, você poderá cancelar serviços contratados através de aplicativos de mensagens instantâneas em celulares e tablets.

Na nova versão do SAC, as empresas serão obrigadas a disponibilizar a opção de cancelamento de seus serviços nos mesmos canais utilizados para realizar contratações. Por exemplo, no caso de um plano com internet, telefone fixo e celular contratado através do WhatsApp, o cliente poderá encerrar o mesmo pelo app de mensagens instantâneas.

Quais os serviços que são englobados pelo SAC no Brasil?

De acordo com as informações, as regras do SAC são responsáveis por regular os seguintes serviços:

  • Serviços bancários;
  • Serviços elétricos;
  • Serviços imobiliários;
  • Serviços de telecomunicações;
  • Serviços de aviação.

O que muda com as novas regras?

Com as novas regras do SAC, o retorno para o pedido de cancelamento de algum serviço contratado deverá ocorrer em no máximo 5 dias corridos. O representante da empresa que está realizando o atendimento deverá fornecer uma resposta clara e objetiva, além de responder ao que foi solicitado pelo cliente.

Disponibilidade de atendimento nos aplicativos

Mesmo que o atendimento seja realizado através de aplicativos de mensagens instantâneas, os atendentes das empresas que estão oferecendo os planos contratados deverão estar disponíveis diariamente. Além disso, deverá ser fornecido um número de protocolo ao cliente. Atualmente, os atendimentos que são regulados pelo SAC só compreendem os contatos via ligações, seja no celular ou no telefone fixo.

Quando as alterações do SAC entraram em vigência?

De acordo com o decreto do governo, as alterações nas regras do SAC que permitem o cancelamento de serviços contratados através do WhatsApp entrarão em vigência a partir de outubro de 2022.