O Auxílio Brasil é um benefício criado pelo Governo Federal, que substituiu o Bolsa Família. A partir desse programa, é realizado um apoio financeiro para as famílias que estão em situação de pobreza e extrema pobreza. Assim, as famílias em vulnerabilidade social recebem dinheiro do governo, para pagar suas contas e ajudar no sustento básico da família.

Diante da importância desse benefício, é fundamental saber como funciona o saque do dinheiro. Esse processo pode acontecer de forma fácil e prática, através do aplicativo Caixa Tem. Inicialmente, o Caixa Tem havia sido criado para distribuir o pagamento do Auxílio Emergencial. Posterior a isso, o governo passou a pagar outros benefícios por esse aplicativo, tais como o seguro desemprego, e o antigo Bolsa Família.

Sendo assim, hoje vou te explicar, como receber o Auxílio Brasil por meio do aplicativo Caixa Tem (Android | iOS). Abaixo, confira todos os detalhes.

O que é necessário para receber o Auxílio Brasil?

Em suma, o Auxílio Brasil se destina a todas as pessoas em vulnerabilidade social, que vivem em situação de pobreza (renda familiar per capita de R$ 200) ou extrema pobreza (renda per capita de R$ 105). Ou seja, existem algumas regras para se enquadrar no benefício. Abaixo, confira os critérios:

  • Famílias em situação de pobreza que tenham, em sua composição, gestantes, nutrizes, crianças, adolescentes ou jovens entre 0 e 21 anos incompletos;
  • Estar inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com os seus dados atualizados há menos de 2 anos.

Em suma, além do Caixa Tem, é possível receber o Auxílio Brasil por Crédito em dois tipos de conta na Caixa. São elas:

  • Poupança Caixa Fácil: Se trata de uma poupança comum. Neste caso, as operações são feitas através do aplicativo Internet Banking Caixa (Android | iOS), e através do cartão magnético.
  • Conta Poupança Social: Já esta conta é diferente, pois se trata de uma poupança simplificada da Caixa. A abertura dela é automática quando as famílias são inscritas no programa Auxílio Brasil.

O que é o Caixa Tem?

O Caixa Tem é um aplicativo que visa ajudar o acesso de todos os brasileiros a serviços e transações bancárias. Por meio dele, o usuário tem uma conta gratuita para usar no seu dia a dia.

Em suma, é possível enviar e receber dinheiro, poupar, pagar contas, receber pagamentos e transferências via Pix, bem como pagar na maquininha. Ademais, a conta disponibiliza um cartão de débito virtual.

Como sacar o Auxílio Brasil pelo aplicativo Caixa Tem?

Abaixo, confira o passo a passo completo para fazer o saque do seu auxílio através do Caixa Tem.

  1. Abra o aplicativo do Caixa Tem;
  2. Em seguida, clique no botão "Entrar";
  3. Depois disso, na tela inicial do Caixa Tem, escolha "Saques sem cartão";
  4. Logo após, toque na opção "Gerar código para saque". Mas lembre-se: o código tem validade de apenas 1 hora. Sendo assim, se você não chegar até um caixa eletrônico ou a um balcão de atendimento da lotérica dentro deste prazo, terá que fazer o processo novamente;
  5. Ademais, para autorizar o saque, digite o código no caixa eletrônico, ou no terminal de atendimento;
  6. Em seguida, siga o processo na tela do caixa eletrônico: Clique na opção "Saque Auxílio Emergencial";
  7. Depois disso, informe o seu CPF e aperte em "Continuar";
  8. Por fim, efetue o saque do Auxílio Brasil.

Por fim, é importante ressaltar que o valor do Auxílio Brasil fica disponível na conta do beneficiário por até 120 dias. Caso o valor não seja sacado dentro do prazo, o dinheiro retorna para o programa.