A partir desta quarta-feira (02), os trabalhadores que moram nos municípios de Mateus Leme e Sabará, em Minas Gerais, além de Ibicuí e mais 20 municípios da Bahia, poderão sacar o seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) devido ao estado de calamidade nas cidades. Estas regiões foram afetadas por chuvas intensas nas últimas semanas, o que causou alagamentos em boa parte dos municípios do sul da Bahia e norte de Minas Gerais.

O Saque Calamidade, liberado pela CAIXA nesta quarta-feira (2), pode ser realizado até o dia 14 de abril de 2022. Entretanto, é necessário possuir saldo positivo na conta do FGTS e não ter realizado nenhum saque pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses. Além disso, há um limite máximo de R$ 6.220 para retirada.

Como realizar a solicitação do FGTS?

Para solicitar o saque do FGTS de forma rápida e fácil, basta acessar o aplicativo FGTS no celular e ir à opção "Meus Saques". Não há mais a necessidade de se deslocar para uma agência. Feito isso, é possível informar uma conta na caixa, incluindo Poupança Digital CAIXA Tem, ou outra instituição financeira (bancos, fintechs) para receber os valores.

Atenção: Não há a cobrança de taxas para realizar a transferência de valores do FGTS.

Passo a passo para solicitar o saque do FGTS:

Passo 01: Realizar o download do app FGTS e inserir as informações de cadastro; Ir na opção "Meus saques" e selecionar "Outras situações de saque — Calamidade pública" — acessar a cidade;

Passo 02: Encaminhar os seguintes documentos: foto de documento de identidade, comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade;

Passo 03: Selecionar a opção para creditar o valor em conta CAIXA, inclusive a Poupança Digital CAIXA Tem, ou outro banco e enviar a solicitação;

O prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso aprovado o saque, é de cinco dias úteis.

Observação: No lugar da carteira de identidade, serão aceitos também a carteira de habilitação (CNH) e passaporte. O comprovante de residência com o nome do trabalhador poderá ser: conta de luz, água ou outro documento recebido via correio, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade. Caso o nome do comprovante de residência esteja no nome do cônjuge ou companheiro(a), basta levar a Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável.

Municípios que estão com a permissão para o Saque FGTS por motivo de calamidade

Confira a lista completa de municípios que estão permitindo o saque do FGTS por motivo de calamidade:

  • Bahia: Canavieiras, Coaraci, Eunápolis, Floresta Azul, Gandu, Ibicaraí, Ibicuí, Ilhéus, Itabela, Itabuna, Itajuípe, Itapé, Itororó, Jequié, Jiquiriçá, Medeiros Neto, Mundo Novo, Prado, Teixeira de Freitas, Ubaitaba e Vitória da Conquista.
  • Minas Gerais: Águas Formosas, Almenara, Machacalis, Mário Campos, Mateus Leme, Poço Fundo, Rio Manso e Sabará.