Oficina da Net Logo

20 truques escondidos no Chrome que facilitam seu uso

Gosta de usar o Google Chrome como navegador ou tem interesse em começar? Confira dicas que facilitam a vida na hora de navegar pela web.

Por | @ingridjank Google Pular para comentários

Nos muitos comentários e enquetes afora, qualquer internauta assíduo deve ter percebido em algum momento que o navegador mais queridinho dos usuários é o Google Chrome. Alguns se dividem entre o Mozilla Firefox e o Chrome, mas o navegador preferido realmente é o do Google. Se você não acredita, existem dados que comprovam esse fato: números recentes da W3Schools mostram que 77,9% dos usuários preferem o Chrome, 11,8% preferem o Firefox, ao que o IE / Edge fica com 4.1%, o Safari com 3.3% e o Opera com 1.5%.

Vale lembrar que esse dados são baseados nos visitantes do W3, relativo ao mês de fevereiro deste ano, então eles não são uma representação correta da população maior. Enfim, perdendo ou ganhando, o Chrome sempre se mostrou como o de uso mais popular, vale a pena dar uma chance a ele caso ainda não o conheça.

Os motivos são básicos, pois o navegador do Google possui, além de uma interface limpa e agradável, uma versatilidade única. Um diferencial é a biblioteca de extensões quase sem limites, e somado a isso, existem ações escondidas no Chrome que nem todos os usuários conhecem, que servem para facilitar ainda mais o seu uso.

Confira a seguir uma lista com 20 truques possíveis dentro do navegador do Google, que poderão ajudar ainda mais para uma navegação completa. Leia em destaque: 7 serviços do Google que estão desativados e obsoletos.

1. Modo anônimo

Modo AnônimoModo Anônimo

O modo anônimo existe em outros navegadores também, chamado de Janela Privada no Firefox e no Safari, serve para uma navegação livre de acompanhamento de histórico e livre de armazenamento de cookies também. Mesmo sendo algo comum para alguns, muitas pessoas desconhecem essa ferramenta, que é indicada para quem quer navegar por coisas que não quer que os outros saibam, sem precisar ficar excluindo o histórico depois e limpando o navegador.

Ao mesmo tempo, tenha em mente que este modo anônimo não impede que seu comportamento seja monitorado pelo trabalho ou pelos sites que são visitados, pois o seu endereço de IP é registrado mesmo assim.

2. Pesquisas diretas usando a omnibox

Pesquisas DiretasPesquisas Diretas

Para poder realizar pesquisas diretas em sites sem precisar acessá-los, basta adicioná-los na lista de mecanismos de pesquisa. Para isso, é preciso acessar Configurações do navegador em uma janela e ir para Mecanismo de pesquisa. Neste mecanismo de pesquisa estará o pesquisador padrão, o qual o Chrome utiliza para buscas quando é digitado uma pesquisa na caixa omnibox (barra de endereço). Lá também estará uma lista com outros sites disponíveis para pesquisas rápidas, assim como será possível adicionar outros sites de pesquisa do gosto do usuário à lista.

Dessa forma, se você estiver lendo um artigo e surgir uma curiosidade sobre algo que você queira pesquisar no Wikipedia, por exemplo, basta digitar na omnibox “wikipedia.org”, que irá aparecer na direita um aviso para clicar na guia. Ao clicar na guia, é possível ver “Pesquisar no Wikipedia”, e o endereço que você digitar vai ser pesquisado diretamente no site da wikipedia.

Este truque facilita a pesquisa mais rápida de informações, sem precisar entrar no Google primeiro e ter que escolher entre os links. E ainda, essa função não é restrita somente a sites de pesquisa, você pode pesquisar em praticamente qualquer site, incluindo o Oficina da Net, é só adicioná-lo à lista de mecanismos de pesquisa.

3. Arrastar várias guias de uma só vez

O navegador Chrome permite arrastar e soltar as guias de navegação entre as janelas do navegador e até combinar janelas para ficarem juntas. Essas são informações conhecidas de grande parte dos usuários. Mas algo que muitos podem não saber é a possibilidade de “levar” mais de uma guia por vez. Para conseguir, é só pressionar Ctrl e ir clicando nas guias que deseja mover junto. Se o computador usado for um Mac, a tecla a ser pressionada é o Command.

4. Reabrir guias que foram fechadas acidentalmente

Para abrir guias fechadas sem querer.Para abrir guias fechadas sem querer.

Fechar guias acidentalmente querendo abrir outra acontece com todo mundo, e muito mais do que gostaríamos. Caso você sempre tenha se perguntado se existe alguma maneira de recuperar guias fechadas: existe sim. O Chrome dá possibilidades para recuperar tudo, é só clicar com o botão direito do mouse em outra guia aberta e selecionar “reabrir guia fechada” ou pressionar Control-Shift-T em um computador Mac.

Se você continuar clicando para que o Chrome abra abas fechadas, é como se fosse abrir o histórico de navegação. E caso uma janela inteira for fechada, basta abrir uma nova janela, clicar com a direita e escolher “abrir janela fechada”.

5. Abrir uma pesquisa na nova guia

Normalmente, quando se pesquisa por algo na barra de endereço da guia em que está navegando por um site, ele é redirecionado para o que você pesquisou. Porém é possível pesquisar por algo na mesma guia e não perder o site em que está. A solução é ativada por um comando de chaves, que consiste em pressionar a tecla Alt quando pressionar enter na pesquisa e isso irá abrir a pesquisa em uma nova guia. Os usuários de Mac devem pressionar o comando.

Leia também:

6. Navegar pelas guias usando as teclas

É possível trocar de guia para guia usando o teclado. Para usar esse comando, deve-se apertar Ctrl ou Comando (Mac) junto de um número de 1 a 9, que são correspondentes ao número de guias abertas. Cada número é uma guia diferente, começando com o 1, da esquerda para a direita, que se aproxima do 9.

7. Pesquisando palavras ou frases mais rápido

Para pesquisar palavras de modo mais rápidoPara pesquisar palavras de modo mais rápido

Outro jeito facilitado de realizar pesquisas é selecionar uma palavra e arrastá-la para a omnibox, pois é como copiar e colar uma palavra para pesquisar, só que desse jeito é mais fácil e rápido. Da mesma forma, quando a palavra for selecionada, também é possível realizar uma pesquisa clicando com o botão direito e clicando em “pesquisar xxx no Google”.

8. Pesquisa Móvel com um toque, para Android

Assim como na dica anterior, a pesquisa rápida também fica possível em dispositivos Android. Em uma palavra, selecione e toque por um longo tempo até que o Chrome disponibiliza um menu suspenso com várias opções. Você pode copiar a palavra, compartilhar ou pesquisar na Web.

9. Arrastar um link para a Barra de Favoritos

Para quem gosta de deixar links na barra de favoritos/indicadores, essa dica vai ajudar. Ao se deparar com um link/Url de um site que você gosta e deseja ter acesso fácil, arraste o link até a barra de favoritos, que ele ficará fixado lá, na hora. Será possível editar este link e deixá-lo com outro nome, se preferir.

10. Adicionar um link na área de trabalho

Para criar um ícone do link na área de trabalho.Para criar um ícone do link na área de trabalho.

Outra forma de lembrete ou fácil acesso a um link é o recurso de adicionar um endereço clicável na área de trabalho, em forma de ícone. Este recurso é acessível por meio dos três pontinhos no canto superior direito > Mais ferramentas > Adicionar ao desktop.

Através desse recurso surgirá uma janela pop-up para nomear o arquivo de link, junto de uma caixa de seleção que oferece a opção de abrir a página em uma nova janela. O link vira um ícone na área de trabalho que redireciona à página salva.

11. Ter suas páginas preferidas ao abrir o Chrome

Para ter as páginas preferidas ao abrir o Chrome.Para ter as páginas preferidas ao abrir o Chrome.

Para ter seus sites e portais à disposição quando abrir o Google Chrome, existe um recurso para selecionar seus sites favoritos e deixá-los ali. Nas configurações da janela, clique onde diz “inicialização”, ou digite chrome://settings/startup na omnibox, e escolha a opção “abrir uma página específica ou um conjunto de páginas”. Após, você poderá escolher entre adicionar uma nova página ou usar as guias que estão abertas no momento.

12. Criar um perfil para crianças e/ou adolescentes

Criar perfil para menores de idade.Criar perfil para menores de idade.

Como a internet é um mundo sem lei, é importante que os pais ou responsáveis por menores determinem os conteúdos que eles podem ou não acessar. O Chrome pode ajudar neste quesito, dando a possibilidade de criar um perfil que pode ser supervisionado.

Para criar um perfil, o responsável deve ir em Configurações > Pessoas > Gerenciar outras pessoas > Adicionar pessoa. Um aviso importante: clique na caixa ao lado para “controlar e ver os websites que essa pessoa acessa em sua conta de login”, e então clique em Adicionar. Desse jeito, as crianças que estiverem sendo supervisionadas através desse perfil não serão configuradas com sua própria identidade do Google. Depois disso, o responsável recebe um link de e-mail que leva à página do usuário supervisionado. Nesta página, poderá bloquear os sites que achar impróprios e ver o que a criança está fazendo na Web.

13. Acesso rápido à arquivos baixados

Fazer o download de um arquivo e ter que abrir o Windows Explorer para procurá-lo irrita bastante gente, e por isso, essa dica é essencial para aqueles que gostam de baixar coisas da internet. Existe uma maneira de conseguir que todos os arquivos baixados encaminhem-se automaticamente para uma área designada do PC.

Você pode alterar esse local de destino acessando as Configurações > Configurações avançadas > Downloads. Esse é o lugar para fazer a alteração de local, de modo automático ou a opção que pergunta antes de você baixar, para saber onde o arquivo deve ficar.

14. Ampliar e reduzir


Quando uma página tem um texto com fontes muito pequenas para se enxergar, o Chrome ajuda com um recurso que permite aumentar e diminuir o zoom de uma página pressionando Ctrl + ou Ctrl -. Depois de aumentar ou diminuir a tela, um ícone com o desenho de lupa vai aparecer do lado direito da barra de endereço.

Nesta lupa, você mede o quanto quer ampliar o zoom da tela manualmente. O tamanho normal da tela é 100%, e você pode redefinir para o padrão para ficar assim. Para voltar ao normal também pode ser feito por meio do Ctrl-0. Para usuários de Mac, o recurso é feito pressionando Comando + ou Comando -, e Comando 0 para voltar ao normal.

15. Navegar para cima e para baixo usando teclas

Além de poder navegar para cima e para baixo usando o cursor do mouse, clicando na barra de rolagem e utilizando as teclas cima e baixo, você pode usar a barra de espaço para rolar para baixo e Shift+Barra de espaço para ir para cima.

16. Comando de tecla para excluir histórico de navegação

Para excluir o histórico de navegação, imagens em cache, senhas e cookies que ficam atolando o navegador, não precisa ir até as configurações. No Chrome você tem um atalho pelo comando de tela que é acessado ao pressionar Ctrl-Shift-Delete, e uma janela de limpeza de dados irá aparecer. No Mac, o comando funciona pressionando Shift-Comando-Delete.

17. Joguinho oculto para passar o tempo

Bastante gente já conhece o T-Rex do Chrome. Ele aparece quando a internet cai ou quando simplesmente não há internet. Para acessá-lo, abra uma nova guia (estando sem internet) ou digite o endereço: chrome: // network-error / -106.

Ao fazer isso, a página dirá que “Não é possível conectar-se à Internet”, ao que aparece um pequeno T-Rex no estilo 8 bits junto da frase. Para começar a jogar, toque na barra de espaço para que ele comece a correr em um cenário infinito de deserto, onde o dinossauro deve ir pulando sobre os obstáculos que vão aparecendo.

18. Gerenciador de tarefas

Para gerenciar as tarefas do navegador.Para gerenciar as tarefas do navegador.

Este gerenciador funciona como o do PC com Windows, sua função é monitorar os variados processos que são realizados e quanto recurso está sendo desviado para cada um. Então, para que esse recurso funcione no Chrome, vá para os três pontinhos do canto superior direito e clique em Mais ferramentas > Gerenciador de tarefas. Um mecanismo de tecla que faz a mesma coisa é Shift-Esc.

Quando já aberto, o gerenciador expõe todos os plug-ins, extensões e guias que estão trabalhando no momento. Também é possível visualizar o quanto cada recurso do navegador está usando de memória e cache de imagem, por exemplo. Caso algum desses processos estiver causando lentidão no Chrome, você poderá finalizar esse processo.

19. Preenchimento automático

Para ter o preenchimento automático de dados.Para ter o preenchimento automático de dados.

Este recurso foi inventado para os preguiçosos, e nós amamos! O preenchimento automático permite que você preencha seus dados uma só vez, a fim de que em compras online, por exemplo, você não precise pegar seu cartão toda vez que quiser comprar algo.

Vá nas Configurações > Senhas e formulários > Configurações de preenchimento automático, onde é possível adicionar e editar endereços e números de cartão de crédito e ainda ter a capacidade de armazenar vários cartões de crédito. Funciona através do reconhecimento do Chrome quando um formulário aparece para comprar algo, e então, uma lista mostrará os cartões de crédito que você salvou, assim você pode escolher qual usar sem preencher os dados. Este recurso também está liberado em Android.

20. Traduzir qualquer coisa na hora

Existem duas maneiras de traduzir palavras em uma página da web no navegador do Google. Em uma, é possível clicar com o botão direito e escolher “Traduzir para o português”, que a página inteira será traduzida. O outro modo serve para apenas palavras escolhidas, frases ou passagens. Para isso é necessário instalar a extensão oficial do Google Tradutor, e depois de instalado, basta destacar qualquer texto e clicar no ícone do tradutor que fica na parte direita da barra de endereço.

Gostou das dicas? Conhece mais algumas? Conte para nós nos comentários!

Baseado na lista feita pelo PCmag.

MAIS SOBRE: #Google  #Google Chrome  #navegador  #internet
Comentários
Carregar comentários