Atualmente, o uso de senhas é um dilema para muita gente. A grande parte dos programas, aplicativos e em outros tantos locais, é necessário decorar uma infinidade de número e letras para acessar o que se quer. Agora, uma notícia deverá agradar muita gente.

Os principais navegadores do mercado estão prestes a ganhar autenticação sem senha e mesmo assim garantindo grande confiabilidade de manuseio. A novidade, claro, irá facilitar bastante a vida dos usuários.

Tudo isso será possível graças ao padrão webAuthn de código aberto (open-source), assim, navegadores como Google Chrome, Microsoft Edge e Mozilla Firefox poderão acabar quase que definitivamente com as senhas padrões que consistem em letras e números e assim adotar logins mais seguros como autenticação biométrica e tokens via USB.

Chrome, Edge e Firefox irão receber novo padrão de login.
Chrome, Edge e Firefox irão receber novo padrão de login.

Com a medida será possível usar o leitor facial também, bem como de impressões digitais ou de íris do celular, notebook, ou desktop, desde que os sites e os próprios browsers estejam aptos para a tecnologia.

Através da nova API será possível ainda prevenir os ataques de pishing, em que golpistas usam e-mails falsos com links e páginas semelhantes aos de sites originais para cometer algum tipo de roubo, como senhas e informações pessoais.

Claro que ainda não podemos garantir que o WebAuthn irá acabar com o uso de senhas, porém, caso a adesão seja rápida, a funcionalidade poderá ser agregada com maior frequência no decorrer dos anos.

O Firefox, através de sua versão mais recente, já possui a novidade. O Chrome e Edge deverão ser os próximos navegadores a aderirem ao WebAuthn, assim como o Opera.

A Apple, por sua vez, não confirmou se irá usar a API ao Safari. Porém, vale mencionar que a empresa é uma das apoiadoras do WebAuthn, sendo assim, é bastante provável que ela também adote a novidade.