O ano de 2017 foi cheio para a Google, com diversos lançamentos tanto nas áreas que já atua, como também no ingresso em novos ramos. Foram desde apps, até aprimoração em serviços online e lançamentos em hardware. Bom, foi um ano com bastante coisas boas e algumas até nem tanto, mas sem enrolação vamos a lista de novidades que a Google trouxe em 2017.

Android Oreo

Talvez um dos mais importantes lançamentos de 2017, o Android Oreo não traz lá grandes mudanças no sistema operacional, porém, mesmo assim essa versão promete ser um marco na história do SO.

O Oreo traz um sistema diferente de atualizações para o software, nos sistemas anteriores sempre que uma fabricante desejava enviar atualizações de software para seus smartphones, era necessário reconstruir todo o sistema para cada aparelho, agora com o Oreo, os fabricantes podem realizar as modificações que desejarem nos componentes específicos e enviar as atualizações aos usuários, tornando o processo muito mais rápido, simples, fácil e seguro.

Android Pay

.

Outro recurso para smartphones, que já era muito esperado pelos fãs brasileiros amantes de tecnologia é o Android Pay. Chegando por aqui apenas neste ano a ferramenta possibilita pagamentos pelo aparelho celular, ela funciona em grande parte dos smartphones Android e tem um processo de pagamento muito mais simples que seu principal concorrente, o Samsung Pay.

Busca com internet ruim

.

A busca inteligente do Google foi aprimorada, agora mesmo com uma conexão ruim é possível obter resultados. O buscador para Android, agora aguarda até que a internet consiga se restabelecer e notifica você assim que a pesquisa estiver concluída, dessa forma não é necessário esperar pela busca com a janela aberta, ou até mesmo ter a necessidade de pesquisar novamente caso durante a primeira pesquisa a conexão tenha caído.

Google Arts & Culture

Vídeo incorporado do YouTube

Essa iniciativa não foi necessariamente lançada em 2017, porém foi neste ano que a Google trouxe ela para o projeto "We Wear Culture", que traz mais de 3 mil anos de moda para a plataforma. São mais de 450 exposições virtuais, onde o usuário pode conhecer toda a história por trás das roupas que usamos hoje. O Museu de Arte de São Paulo, juntamente com a Câmara de Deputadas, também anunciou a disponibilização de itens dos acervos das instituições no Google Arts & Culture.

Google Assistente em português

Após longa espera a Google liberou o Assistente por aqui. A ferramenta já estava disponível em outros países e idiomas, porém aqui tinhamos acesso apenas ao Google Now no Android. O Google Assistente funciona de forma nativa em smartphones que possuem Android 5.0 Lollipop, 6.0 Marshmallow, 7.0 Nougat e 8.0 Oreo, o assistente pessoal funciona inclusive em iPhones, iPads e iPods Touch, através de aplicativo específico para iOS.

Google Maps

O Google Maps já existe há anos, mas em 2017 o app ganhou uma cara nova, as funções de navegação por GPS e opção para explorar locais específicos melhoraram muito. O aplicativo também começou a mostrar informações em tempo real e a disponibilidade de vagas de estacionamento.

Google Earth

Vídeo incorporado do YouTube

Assim como o Maps o Google Earth também ganhou uma atenção este ano, de cara nova, agora a ferramenta do Google traz uma experiência aprimorada, tanto na versão web quanto para Android. Agora ficou mais simples explorar locais exóticos, compartilhar e aprender coisas sobre o mundo. A nova versão tem como destaque os recursos "Viajante", "Estou com sorte" e "Este é o lar", além do "Eu Sou Amazônia", projeto que traz histórias fascinantes da região amazônica e também um atlas das terras indígenas no Brasil, tudo isso dentro do Google Earth.

Novos Apps

Vídeo incorporado do YouTube

Junto com o lançamento do Android Go na Índia, a Google também liberou alguns aplicativos para o download comum, são ferramentas como o Files Go e o Datally, o primeiro é voltado a economia de espaço interno e de memória RAM para smartphones mais básicos, já o segundo ajuda a economizar dados no pacote de internet móvel.

Novidades no YouTube

.

2017 também foi o ano do YouTube ganhar algumas melhorias na sua interface e no seu visual, com uma nova logo a plataforma de vídeos também recebeu o lançamento do Superchat, uma ferramenta para conversa e compartilhamento de conteúdo diretamente dentro do app do YouTube. Outras novidades ficam por conta da monetização de transmissões ao vivo, streaming ao vivo para smartphones e os "Momentos".

Dica: Aproveite e inscreva-se em nosso canal no Youtube.

Tempo de espera no Maps e na Busca

Agora sempre que você pesquisar por restaurantes no Google Maps, ou diretamente na busca do Google, é possível ver quanto tempo mais ou menos você terá que esperar para ser atendido ou para receber seus pratos. Essa ferramenta também vale para alguns bares e estabelecimentos similares. Implementado em 2017 já tem mais de 1 milhão de locais cadastrados e que informam o tempo de espera e horários onde há mais movimento no local.

Hardware

Vídeo incorporado do YouTube

A Google também lançou neste ano de 2017 os smartphones Pixel 2 e Pixel 2XL, além do Google Home e os Pixel Buds, porém nenhum destes produtos chegou aqui no Brasil. Porém de qualquer forma, eles serviram para introduzir a empresa no ramo de fabricantes de hardware, trazendo mais uma opção e tendências para o mercado.

Agora só nos resta torcer para que em algum dia no futuro os produtos da Google desembarquem por aqui.