Confira os maiores lançamentos da Google no ano de 2017

Lançamentos, atualizações, repaginadas e tudo mais que rolou em 2017 relacionado a Google.

Confira os maiores lançamentos da Google no ano de 2017

O ano de 2017 foi cheio para a Google, com diversos lançamentos tanto nas áreas que já atua, como também no ingresso em novos ramos. Foram desde apps, até aprimoração em serviços online e lançamentos em hardware. Bom, foi um ano com bastante coisas boas e algumas até nem tanto, mas sem enrolação vamos a lista de novidades que a Google trouxe em 2017.

Android Oreo

Talvez um dos mais importantes lançamentos de 2017, o Android Oreo não traz lá grandes mudanças no sistema operacional, porém, mesmo assim essa versão promete ser um marco na história do SO.

O Oreo traz um sistema diferente de atualizações para o software, nos sistemas anteriores sempre que uma fabricante desejava enviar atualizações de software para seus smartphones, era necessário reconstruir todo o sistema para cada aparelho, agora com o Oreo, os fabricantes podem realizar as modificações que desejarem nos componentes específicos e enviar as atualizações aos usuários, tornando o processo muito mais rápido, simples, fácil e seguro.

Android Pay

.

Outro recurso para smartphones, que já era muito esperado pelos fãs brasileiros amantes de tecnologia é o Android Pay. Chegando por aqui apenas neste ano a ferramenta possibilita pagamentos pelo aparelho celular, ela funciona em grande parte dos smartphones Android e tem um processo de pagamento muito mais simples que seu principal concorrente, o Samsung Pay.

Busca com internet ruim

.

A busca inteligente do Google foi aprimorada, agora mesmo com uma conexão ruim é possível obter resultados. O buscador para Android, agora aguarda até que a internet consiga se restabelecer e notifica você assim que a pesquisa estiver concluída, dessa forma não é necessário esperar pela busca com a janela aberta, ou até mesmo ter a necessidade de pesquisar novamente caso durante a primeira pesquisa a conexão tenha caído.

Google Arts & Culture

Essa iniciativa não foi necessariamente lançada em 2017, porém foi neste ano que a Google trouxe ela para o projeto "We Wear Culture", que traz mais de 3 mil anos de moda para a plataforma. São mais de 450 exposições virtuais, onde o usuário pode conhecer toda a história por trás das roupas que usamos hoje. O Museu de Arte de São Paulo, juntamente com a Câmara de Deputadas, também anunciou a disponibilização de itens dos acervos das instituições no Google Arts & Culture.

Google Assistente em português

Após longa espera a Google liberou o Assistente por aqui. A ferramenta já estava disponível em outros países e idiomas, porém aqui tinhamos acesso apenas ao Google Now no Android. O Google Assistente funciona de forma nativa em smartphones que possuem Android 5.0 Lollipop, 6.0 Marshmallow, 7.0 Nougat e 8.0 Oreo, o assistente pessoal funciona inclusive em iPhones, iPads e iPods Touch, através de aplicativo específico para iOS.

Google Maps

O Google Maps já existe há anos, mas em 2017 o app ganhou uma cara nova, as funções de navegação por GPS e opção para explorar locais específicos melhoraram muito. O aplicativo também começou a mostrar informações em tempo real e a disponibilidade de vagas de estacionamento.

Google Earth

Vídeo incorporado do YouTube

Assim como o Maps o Google Earth também ganhou uma atenção este ano, de cara nova, agora a ferramenta do Google traz uma experiência aprimorada, tanto na versão web quanto para Android. Agora ficou mais simples explorar locais exóticos, compartilhar e aprender coisas sobre o mundo. A nova versão tem como destaque os recursos "Viajante", "Estou com sorte" e "Este é o lar", além do "Eu Sou Amazônia", projeto que traz histórias fascinantes da região amazônica e também um atlas das terras indígenas no Brasil, tudo isso dentro do Google Earth.

Novos Apps

Vídeo incorporado do YouTube

Junto com o lançamento do Android Go na Índia, a Google também liberou alguns aplicativos para o download comum, são ferramentas como o Files Go e o Datally, o primeiro é voltado a economia de espaço interno e de memória RAM para smartphones mais básicos, já o segundo ajuda a economizar dados no pacote de internet móvel.

Novidades no YouTube

.

2017 também foi o ano do YouTube ganhar algumas melhorias na sua interface e no seu visual, com uma nova logo a plataforma de vídeos também recebeu o lançamento do Superchat, uma ferramenta para conversa e compartilhamento de conteúdo diretamente dentro do app do YouTube. Outras novidades ficam por conta da monetização de transmissões ao vivo, streaming ao vivo para smartphones e os "Momentos".

Dica: Aproveite e inscreva-se em nosso canal no Youtube.

Tempo de espera no Maps e na Busca

Agora sempre que você pesquisar por restaurantes no Google Maps, ou diretamente na busca do Google, é possível ver quanto tempo mais ou menos você terá que esperar para ser atendido ou para receber seus pratos. Essa ferramenta também vale para alguns bares e estabelecimentos similares. Implementado em 2017 já tem mais de 1 milhão de locais cadastrados e que informam o tempo de espera e horários onde há mais movimento no local.

Hardware

Vídeo incorporado do YouTube

A Google também lançou neste ano de 2017 os smartphones Pixel 2 e Pixel 2XL, além do Google Home e os Pixel Buds, porém nenhum destes produtos chegou aqui no Brasil. Porém de qualquer forma, eles serviram para introduzir a empresa no ramo de fabricantes de hardware, trazendo mais uma opção e tendências para o mercado.

Agora só nos resta torcer para que em algum dia no futuro os produtos da Google desembarquem por aqui.

5 celulares para NÃO COMPRAR em 2021

Conteúdo relacionado

Review Avell B.ON: O notebook mais bonito que já testei
Notebooks

Review Avell B.ON: O notebook mais bonito que já testei

Testar produtos novos sempre encanta, mas quando eles são realmente bonitos, nossa aí é melhor ainda. Será que ele também é bom para trabalhar?

Aplicativo Google Go é lançado em 26 países da África
Google

Aplicativo Google Go é lançado em 26 países da África

O Google Go foi anunciado em 2017, porém, estava disponível somente na Índia.

Google acaba com 3.200 milhões de anúncios considerados maus
Google

Google acaba com 3.200 milhões de anúncios considerados maus

Para manter todo o ecossistema de publicidade digital do Google seguro, milhares de funcionários trabalham para isso. Em 2017, a empresa bloqueou mais de 12 mil sites.