Olhos voltados para o que Google I/O 2017 tinha par anos apresentar na tarde de ontem; o evento foi amplamente acompanhado no mundo todo. Na transmissão o que ficou claro foi que o Google deixou de lado aquela ideia do "mobile first", em que se fala apenas de smartphones e funcionalidades para tal. Prova disso é que não tivemos nenhuma novidade sobre o Android O (talvez Oreo).

Google I/O 2017: Todas as novidades do evento

No entanto, algumas novidades foram comentadas e estão voltadas para os usuários de smartphones com menor capacidade. Contemplando uma parcela significativa da população usuária de Android - que ultrapassa os 2 BILHÕES.

Android Go

Com a velocidade do crescimento na tecnologia, novas ferramentas, mais potência e atualizações constantes acabam gerando um consumo cada vez mais exagerado de bateria. O Software é parte responsável por otimizar cada processo e administrar os recursos de energia a fim de oferecer uma autonomia suficiente para pelo menos um dia de uso.

Quando adquirimos um smartphone novo, queremos que tenha o mais novo sistema operacional possível, certo? Pois a medida que os anos passam, todos os componentes de software são atualizados enquanto o hardware permanece o mesmo. Esse processo de ‘envelhecimento’ é inevitável até o momento. Para completar a vida útil dos smartphones, chega um dia em que a fabricante encerra o suporte técnico e atualizações de software, praticamente obrigando que você troque de aparelho.

Com o Android Go, o Google quer oferecer uma versão simplificada do Android para usuários de aparelhos com menos poderio ofensivo - com processadores de até 512MB ou 1GB de memória RAM.

Tá, então é um Android leve para um smartphone fraco? Não é só isso. O Google preparou um software totalmente voltado para a economia de recursos, seja de energia, dados e desempenho.

O Google diz que o Android Go é baseado na versão mais atual do Android.

Google Play

Com o Android Go, dentro da Play Store, o usuário terá automaticamente uma seção especial com os melhores apps optimizados para as capacidades de seu aparelho. Dessa forma, é possível fazer uso de qualquer aplicativo sem limitar o desempenho do aparelho.

Controle de dados

O usuário terá mais controle e feedback a respeito de todo consumo de 3G, por exemplo, facilitando o controle dos seus gastos.

Chrome Data saver

O Google Chrome também tem mudanças para o Android Go. Além de ter o modo economizador de dados ligado desde a inicialização, o usuário poderá ver quantos dados está preservando em cada página do navegador.

Youtube Go

A plataforma de vídeos mais acessada do planeta também vai oferecer a possibilidade de download de conteúdo via Wi-Fi para ver depois e evitar o gasto de dados da internet móvel. Bacana, não é?

Durante a conferência, Sundar Pichai, CEO do Google, disse que os mercados indiano e brasileiro são maioria quando falamos de Android, ultrapassando até os Estados Unidos. Muito do desenvolvimento do Android Go vem do desejo de oferecer aos usuários destas regiões o melhor software possível de acordo com o smartphone que os usuários podem comprar.

Bem interessante, não é mesmo? Deixe o seu comentário.