UPDATE: No dia 17 de maio, foram apresentadas algumas das melhorias que o Android O trará aos usuários do sistema. Confira agora o que tem de melhorias do Android 8, codinome O. Lembrando que o Google não deu pistas sobre qual doce será o codinome oficial, nem data esperada de lançamento. Porém, para usuários do Google Pixel e Nexus, trouxe a novidade da versão beta, que pode ser baixada em android.com/beta. Em resumo do que foi apresentado hoje, o Google pretende e muito otimizar o consumo de bateria.

UPDATE 2: Hoje no dia 21 de agosto, cinco meses após a publicação deste post, a Google confirmou através de um evento oficial o nome OREO para a nova versão do Android 8.0.

Confirmado oficialmente, o codinome OREO
Confirmado oficialmente, o codinome OREO

O blog oficial do Android Developers liberou hoje uma prévia do Android O. Neste post eles demonstram o que pretendem trazer de novidades para a próxima versão do sistema operacional móvel mais usado no mundo. O Android foi lançado em 2008, desde lá diversas foram as atualizações que o sistema sofreu.

Estamos chegando agora na versão 8, nomeada por enquanto só de Android O, sem um codinome açucarado, o que todos acreditam ser Android Oreo, mas sabemos que já foram feitas pegadinhas e na hora de liberar o nome foi uma surpresa total.

Há relatos de usuários que sequer chegaram a versão Marshmallow, e estão longe de chegar ao Nougat. Sabemos que o O também está distante ainda, mas os desenvolvedores podem ficar espertos que diversas novidades já estão aí.

 

O que há de novo no Android OREO?

O Android O traz diversas melhorias para o sistema, e para as APIs que podem ser integradas aos aplicativos. Dentre elas, vamos destacar aqui:

Limitações em tarefas de segundo plano para melhorar consumo de bateria

O time de desenvolvimento vai limitar a quantidade de tarefas que um aplicativo pode executar em segundo plano, tudo isto para aumentar a duração da bateria. Serão limites automáticos, que vão atacar as seguintes áreas de desenvolvimento: Transmissão de dados, serviços em segundo plano e updates de localização. Segundo o próprio time de dev, esta é uma mudança significativa que os desenvolvedores terão que se adaptar.

Canais de notificação

Mais uma mudança nas notificações. Agora serão classificadas por canais. Vai funcionar da seguinte forma. Os desenvolvedores de aplicativos vão poder classificar as notificações por canais que desejarem, e colocar as notificações dentro destes canais. Por exemplo: Digamos que o Spotify tenha uma atualização de músicas de uma playlist, ele pode enviar uma notificação de "Novidades". O usuário vai poder modificar o comportamento das notificações pela classificação, para exemplificar, você pode silenciar todas as notificações classificadas como "Novidades" de todos os aplicativos que usarem ela, ou então deixar apenas com vibração.

Canais de notificação para agrupar elas e evitar flood

A ideia dos canais de notificação é agrupá-las e poder trabalhar com o comportamento dentro deste grupo. Isto vai evitar o flood em sua interface.

Autocomplete de senhas, endereço e outros

O tempo que é salvo com preenchimento automático de campos em formulários é grande. Principalmente quando falamos de logins, eu por exemplo uso senha que levo um tempão para digitar no celular. Agora o autocomplete vai funcionar melhor. Os usuários podem selecionar um aplicativo de preenchimento automático, assim como escolhem um app de teclado. Este app ficará responsável por armazenar e proteger os dados do usuário, como endereços, logins, senhas e até dados de cartão de crédito.

PIP: Picture in Picture

Você já deve ter usado esta tecnologia em sua TV, onde deixa um canal aberto em uma janelinha pequena e na maior assiste o que realmente está prestando mais atenção. Pois bem, no Android O você poderá fazer isto também. Como por exemplo, deixar um vídeo do Youtube tocando em uma tela menor, enquanto realiza outra atividade em outro app.

Ícones adaptativos

Esta novidade vai padronizar o esquema de ícones. O sistema poderá automaticamente mostrar o ícone de forma diferente conforme as máscaras utilizadas no dispositivo. Além disto vai também padronizar as animações que podem ser utilizadas, tanto no launcher, atalhos, menus e caixas de diálogo.

Conectividade

A conectividade vai agora permitir um som de alta qualidade através de dispositivos Bluetooth usando o LDAC Codec, o que até então não era possível, visto que atualmente "só" é possível transmitir dados de músicas a 328kb/s, com o LDAC poderá chegar a 990kb/s.

Além disto, a melhoria no sistema Wi-Fi. Chamado de Wi-Fi Aware, os aplicativos e celulares poderão se comunicar entre eles sem a necessidade de estarem conectados a uma rede Wi-Fi.

Outras novidades

Ainda serão feitas melhorias no teclado, no webview (apps que usam páginas de internet em uma área interna do app). Além destas existem outras com menos importância que são mais voltadas para a área de desenvolvimento e melhoria de performance em aplicativos.

Posso baixar já?

Calma lá. O Androi O no modo Preview foi lançado hoje, somente para os aparelhos: Nexus 5X, Nexus 6P, Nexus Player, Pixel, Pixel XL e Pixel C. Além é óbvio dos emuladores de Android nas SDKs de desenvolvimento. É apenas a primeira experiência que os desenvolvedores poderão ter com o Android O, que vai passar por muitas fases de desenvolvimento. Se quiser baixar e instruções de uso, aqui está o link.

Para os usuários de uso comum, está longe de ter uma data para lançamento, o bom é ver que o time de desenvolvimento está trabalhando forte tentarmos ter mais de 1 dia de bateria.

Este post será atualizado toda vez que uma novidade de atualização do Android O surgir, então fique ligado aqui ;)