Nesta terça-feira (14) a Google confirmou a chegada da plataforma Android Pay no Brasil. Com isso, usuários de smartphones Android já podem utilizar os seus smartphones para efetuar pagamentos, tanto em lojas físicas como em lojas online. Vale salientar que as máquinas de cartões precisam contar com suporte à tecnologia NFC.

Inicialmente, somente contam com integração ao lançamento Android Pay, os bancos Caixa, Banco do Brasil, Neon, Porto Seguro e Brasil Pré-Pagos. Segundo a companhia, nomes citados no anúncio sobre a chegada da plataforma no Brasil, como Elo e Itaú, ainda não possuem data para funcionar e a integração com o Bradesco estaria a caminho.

Veja a lista dos bancos e cartões parceiros da plataforma de pagamentos Android Pay.

Cartões que podem ser cadastrados no aplicativo Android Pay
Cartões que podem ser cadastrados no aplicativo Android Pay

Para proporcionar maior integração ao sistema, a Google realizou treinamentos com funcionários de grandes varejistas como Carrefour, Hering, Ipiranga, Drogasil, Casa do Pão de Queijo, Sony, Rei do Mate, Kalunga e Droga Raia fazem parte das companhias que estão preparadas para receber pagamentos através do Android Pay.

Desta forma, qualquer estabelecimento que faça uso de uma máquina de cartões com a tecnologia NFC, ou seja, habilitada para comunicação por proximidades pode ser utilizada pela plataforma da Google que chegou exatamente hoje no Brasil.

Primeiramente, somente os cartões de crédito e débito com bandeira Visa podem ser cadastrados, todo processo é realizado no próprio aplicativo com direito ao uso da câmera para facilitar a inserção dos dados dos cartões. Em breve, cartões com a bandeira Mastercard também poderão ser cadastrados.

Segurança nas transações

Para segurança do usuário, a Google afirmou que para a proteção das transações os dados do cartão de crédito permanecem armazenados somente no próprio aplicativo, sem nenhuma informação sendo passada aos estabelecimentos. A comunicação entre a máquina e o software acontece por intermédio de um número de conta virtual, que segundo a companhia é bloqueável em caso de roubo ou perda do celular, sendo totalmente seguro contra fraudes.

A plataforma Android Pay tem o intuito de facilitar as transações, proporcionando maior comodidade aos usuários ao efetuarem pagamentos, tornando o processo cada vez menos burocrático. Com o serviço é possível efetuar pagamentos apenas aproximando o smartphone a máquina de cartões, não precisa nem mesmo abrir o app, só é preciso desbloquear o smartphone, em que a confirmação aparece na tela imediatamente.

Vale salientar que para realizar transações de pagamentos através do Android Pay, além da máquina de cartões contar com a tecnologia NFC, também é preciso que o seu smartphone Android tenha um chip NFC. Além disso, a plataforma é suportada somente em aparelhos com a versão 4.4 KitKat ou com sistema operacional superior.