Lançado neste ano o Android Oreo 8.0 promete ser duas vezes mais rápido no boot inicial, além de permitir utilização de dois apps em simultâneo, preenchimento automático mais inteligente, mais segurança entre os aplicativos e redução nas atividades em segundo plano para uma maior economia de bateria.

Novo Android Oreo.
Novo Android Oreo.

O sistema encontra-se disponível apenas para os aparelhos Pixel e Nexus do próprio Google, porém a atualização para esse sistema já está garantida em diversos smartphones. Inclusive algumas fabricantes já iniciaram os testes com o Android Oreo, portanto basta aguardar até que ele seja definitivamente liberado. Fabricantes como: Essential, General Mobile, HMD Global Home of Nokia Phones, Huawei, HTC, Kyocera, LG, Motorola, Samsung, Sharp e Sony, são parceiras do Google e vão receber o sistema operacional em algumas de suas linhas de smartphones.

Confira a lista de novidades que o Android Oreo 8.0 traz para o usuário:

Adiar Notificações

No Android Oreo é possível adiar notificações, para isso basta deslizar a notificação para a direita, tocar no ícone do relógio e selecionar quando você deseja receber essa notificação novamente, assim você pode ficar tranquilo, pois não perderá suas notificações caso não possa vê-las na hora. Além disso, as notificações estão ocupando menos espaço, ao tocá-las também possível ler por completo, mas normalmente aparecem apenas minimizadas.

Notificações podem ser personalizadas no Android Oreo.
Notificações podem ser personalizadas no Android Oreo.

Aviso de notificações

Sempre que houver novidades nos aplicativos, junto aos ícones aparecerão pontos indicando o número de notificações pendentes. Ao acessar os aplicativos você consegue ver na mesma tela do que se tratam essas notificações, para descartar basta arrastar para o lado. A função pode ser desabilitada nas configurações.

Economia de Bateria

O sistema está mais otimizado para o consumo da bateria, evitando gastos desnecessários com aplicativos em segundo plano, além de oferecer mais configurações que permitem uma maior duração da bateria.

Ferramentas de seleção de texto

O Android agora pode identificar números telefônicos e endereços, fazendo com que seja mais fácil selecionar estes tipos de textos. Ao tocar duas vezes no texto desejado ele é selecionado e estará pronto para ser copiado.

Formato dos ícones

Os ícones dos aplicativos terão seus formatos modificados de acordo com as preferências do usuário, sem a necessidade de instalar nada, As informações é de que são quatro formatos, sendo um quadrado, redondo, quadrado "arredondado" e no formato de gota.

Função picture-in-picture

No Google Maps, a função picture-in-picture (PiP) executa automaticamente, assim que a navegação é iniciada. O PiP também é bastante funcional em ligações ou chamadas de vídeo. Para usar basta realizar a ligação, tocar no botão home e pronto, a imagem ficará no formato em miniatura. A diferença aqui é que ao arrastar a janela para baixo, a ligação é encerrada, no caso dos vídeos eles continuam na aba de notificação.

Função PiP facilita o uso de outros aplicativos enquanto se assiste vídeos.
Função PiP facilita o uso de outros aplicativos enquanto se assiste vídeos.

Esta função permite que o usuário assista a um vídeo ao mesmo tempo que usa outros aplicativos, por exemplo, no Chrome, ao dar play em um vídeo e colocá-lo no modo full screen, basta tocar o botão home, que o vídeo ficará em miniatura, ainda em execução, dando a liberdade para o usuário arrasta-lo pela tela, ai é só abrir os outros aplicativos normalmente. Para fechar a miniatura de visualização basta arrastar a janela para a parte inferior da tela.

Instant Apps

O Instant Apps é um aplicativo que está presente de forma nativa no Android Oreo, e possibilita o uso de outros aplicativos nativos através de URLs, sem necessidade de que o aplicativo esteja instalado no aparelho.

Novos Emojis

Os emojis antigos deram espaço para novos totalmente redesenhados, segundo o Google, foram feitos para garantir uma "comunicação mais consistente". Além do emojis remodelados ainda foram adicionadas 60 novas figuras.

Novos emojis do Android 8.0.
Novos emojis do Android 8.0.

Segurança nos apps

Para proteger seus usuários o Google tem adotado medidas de segurança, uma delas foi é por meio do Google Play Protect, que já vem incorporado no Android Oreo. Nas configurações ficam disponíveis informações sobre frequência de vistorias e quando ela ocorreu pela última vez, para garantir mais segurança ao usuário.

Google Play Protect protege seu smartphone de aplicativos maliciosos.
Google Play Protect protege seu smartphone de aplicativos maliciosos.

WiFi automático

A ferramenta de WiFi automático funciona da seguinte forma, assim que você sair de uma rede segura e desligar o WiFi, quando você voltar ele será ligado automaticamente, sem a necessidade de que qualquer ação seja realizada pelo usuário. Para garantir a segurança essa ferramenta só funciona com redes seguras conhecidas, não conectando automaticamente em redes WiFi, sem senhas ou liberadas.