Uma das novidades que a atualização do Android Oreo possibilita em aplicativos como o WhatsApp é a personalização de padrões, cores e formatos que são possíveis de serem modificados através da launcher (software) instalada no sistema. Isto só é possível junto da nova versão beta 2.18.74 do Whatsapp, que ganha bastante com isso, trazendo também possibilidades interessantes para os usuários.

As modificações podem ser feitas pelo usuário, de forma manual, ou automaticamente, conforme a launcher. Por exemplo, com a atualização, o ícone do WhatsApp ganha novas formas, mas as cores continuam sendo verde e branco. Assim como é visto na imagem abaixo, o ícone ganha um contorno verde ao redor do balão, também mudando o formato em 5 opções diferentes que podem ser alteradas com a aplicação de máscaras.

São 5 opções disponíveis para mudar o ícone do WhatsApp.
São 5 opções disponíveis para mudar o ícone do WhatsApp.

Em janeiro deste ano, a versão 2.18.18 do WhatsApp já havia ganhado mais possibilidades no Android Oreo, como suporte aos canais de notificação, dando mais controle sobre as notificações dos apps. Com ele, é possível modificar e configurar algumas notificações que podem ser irritantes.

Outras novidades estão para chegar no aplicativo logo mais, como a opção que facilita a gravação ao trancar o microfone, sem precisar ficar segurando, e o recurso de Descrição de grupo. Ambas vêm sendo testadas experimentalmente na versão beta 2.18.71 do aplicativo.

Por ora, o novo recurso se mostra disponível apenas para usuários do WhatsApp Beta e Android Oreo. Para aqueles que não inscreveram o smartphone na versão Beta, deve aguardar a atualização no aplicativo oficial, ou, pode participar do programa WhatsApp Beta para Android. Não há previsões de quando chegará oficialmente.