O aplicativo de mensagens instantâneas não para de trazer novidades para os seus usuários, agora, ao que tudo indica o mensageiro vai trazer a função que trava o microfone enquanto grava áudio também aos aparelhos Android. A funcionalidade já está disponível para usuários que possuem dispositivos com sistema iOS, da Apple, desde novembro do ano passado.

O novo recurso facilita o processo de gravação pelo mensageiro, pois permite ativar o microfone para gravar sem a necessidade de ficar pressionando o botão virtual. Assim como as demais funcionalidades, o travamento do microfone para compartilhar áudio apareceu primeiramente de forma experimental na versão 2.18.71 do WhatsApp Beta para dispositivos com sistema Android. Com isso, a expectativa é de que o recurso seja disponibilizado para o sistema estável em breve com as próximas atualizações.

Recurso para travar microfone em aparelho iOS
Recurso para travar microfone em aparelho iOS

Ao que tudo indica o processo de funcionamento no Android é o mesmo do sistema iOS, em que basta pressionar o botão do microfone para enviar áudio, o ícone fica ainda maior e permite deslizar para cima, ativando o bloqueio. Para alertar que o microfone está travado, o usuário sentirá uma pequena vibração como aviso. Depois, basta gravar a mensagem que desejar e enviar com apenas um toque. Porém, até o momento está disponível no Android somente a opção para gravar áudio mantendo pressionado o botão do microfone.

Além disso, de acordo com o site WABetaInfo, o aplicativo está testando a possibilidade de ouvir a própria mensagem antes do envio. O recurso estaria oculto na versão Beta para ativação nas próximas atualizações. Vale salientar que está funcionalidade ainda não está disponível nos iPhones (iOS), somente o travamento do botão virtual para gravação do áudio. 

A possibilidade de chegada da opção de travamento do microfone para gravação de áudio em dispositivos Android, chega um dia após a ampliação do prazo para exclusão de mensagens enviadas no chat, de forma definitiva, que passou do tempo de 7 minutos para exclusão para uma hora, oito minutos e dezesseis segundos.