O aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp já está testando em uma versão beta o aumento do tempo para que uma mensagem possa ser excluída em um chat, de maneira definitiva. Atualmente, o mensageiro permite excluir uma mensagem após sete minutos do envio da mesma, porém, a versão em teste vai trazer ao recurso "Apagar para todos", que está disponível desde outubro de 2017, a possibilidade de excluir por até 4096 segundos depois do envio da mensagem, isso significa que o tempo será estendido para uma hora, oito minutos e dezesseis segundos.

Vale salientar que além da exclusão das mensagens, também é possível cancelar uma imagem, vídeo ou um arquivo compartilhado pelo aplicativo. Primeiramente, a novidade estará disponível ao WhatsApp Beta para aparelhos com Android. Entretanto, ainda não se tem a informação sobre quando o acréscimo no tempo de exclusão de mensagens em chats será liberado definitivamente para Android e iOS.

Outros recursos

O WhatsApp Beta para Android também traz outras novidades ao mensageiro segundo o WaBetaInfo, no caso, uma nova função de stickers. Com isso, a nova funcionalidade agrega ao aplicativo uma biblioteca de figuras para que o usuário envie tanto em grupos como em conversas privadas, semelhante ao Messenger, talvez pelo fato de os dois aplicativos pertencerem ao mesmo dono, no caso Mark Zuckerberg. No entanto, está nova funcionalidade presente na versão beta ainda não está ativada, uma nova atualização será necessária para testar as figurinhas.

 

Stickers
Stickers

No entanto, como é habitual em aplicativos experimentais, o Beta do WhatsApp conta com um erro que pode atrapalhar o seu uso no dia a dia, no caso, a versão em teste apresenta falha no envio de GIFs. Um novo update deve chegar em breve para correção do problema.

Entre as principais novidades de fevereiro estão a chegada do atalho para visualizar citações e respostas de maneira mais rápida, além das novas descrições de grupos e a exclusão de mensagens por tipo de conteúdo, pois o aplicativo agora, conta com a possibilidade de deletar por categorias, como por fotos, GIFs, vídeos, mensagens de aúdio, além das mensagens de texto. 

Para chegar na seleção de exclusão de conteúdos para determinado grupo ou conversa privada em aparelhos Android é preciso selecionar, primeiramente, na tela principal do WhatsApp o "Menu" identificado pelos três pontos e as "Configurações".

Primeiros passos
Primeiros passos

Depois, toque sobre a opção "Dados e armazenamento" e após em "Uso de armazenamento".

Segundo passo
Segundo passo

Com isso, você conseguirá visualizar uma lista de todas as suas conversas. Agora, selecione a conversa que deseja apagar um conteúdo específico e vá em "Gerenciar mensagens".

Gerenciar mensagens
Gerenciar mensagens

Neste momento, você irá se deparar com uma tela para exclusão pelo tipo de conteúdo, então, deixe marcado somente o que deseja excluir e desmarque o que deseja manter. Feito isso, toque em "Limpar mensagens".

Conteúdo excluído
Conteúdo excluído

Transferência de dinheiro pelo aplicativo

Não foi dessa vez que a funcionalidade chegou ao aplicativo no Brasil. O recurso já está em fase de testes na Índia. A plataforma de transferência de valores através do aplicativo deve ser a próxima grande novidade a chegar em breve ao mensageirO, que terá como foco principal os usuários do WhatsApp Business para negociações e comercialização de produtos e serviços.