O aplicativo de mensagens, WhatsApp, recebeu no mês de fevereiro deste ano um atalho para encontrar citações em grupos, para aparelhos (iOS) iPhones. A nova funcionalidade traz maior facilidade para encontrar mensagens dentro de chats que são muito movimentados. Além disso, o aplicativo também passou a permitir a utilização de adesivos com horário e a localização em fotos enviadas entre contatos, semelhante ao Stories do Instagram.

No entanto, ainda são aguardadas outras novidades, como a possibilidade de transferir dinheiro através do aplicativo e realizar chamadas de vídeo em grupo, recursos os quais ainda estão passando por fases de testes.

Mudanças que aconteceram no aplicativo nos últimos meses

O aplicativo ganhou uma versão 2.18.22 do WhatsApp para dispositivos iOS contendo um atalho para que os usuários encontrem de forma mais rápida e fácil, as mensagens em que foi citado, o que não é uma tarefa nada fácil em conversas de grandes grupos.

Para utilizar a nova funcionalidade, basta o usuário, após atualizar o aplicativo para a última versão, clicar no botão "@", que aparece logo ao lado direito das mensagens quando conter citações não lidas.

Atalho
Atalho para as mensagens "@"

Enquanto isso, a possibilidade de apagar mensagens para todos os membros de uma conversa foi disponibilizado em outubro do ano passado. O objetivo deste recurso é prevenir que o usuário passe por constrangimentos ao enviar por engano uma conversa, contudo, a função permite excluir uma mensagem em um tempo pré-determinado de 7 minutos.

Entretanto, um truque está sendo utilizado por muitos usuários, para conseguir excluir as mensagens após o tempo estabelecido, no qual, basta configurar a data e hora do smartphone, ou seja, não é preciso instalar nenhum aplicativo, sendo possível usufruir da alteração das configurações para exclusão de mensagens no WhatsApp tanto em aparelho Android como em iOS.

O WhatApp e o Instagram vêm seguindo muitas tendências do Facebook, isso porque são redes sociais que pertencem a um mesmo dono, o que facilita a aplicação das mesmas funcionalidades em ambos. Um dos recursos que foi compartilhado foi o Stories, que no mensageiro WhatsApp acabou recendo o nome de Status. Já em fevereiro, o aplicativo de mensagens instantâneas para iPhone ganhou outro recurso semelhante ao da rede social Facebook, no caso, os adesivos com localização e hora.

Para os aparelhos com iOS, o WhatsApp também recebeu no mês passado, a possibilidade de alternar entre ligações de voz e de vídeo através da versão 2.18.22. O novo recurso foi disponibilizado para evitar que a chamada seja cancelada ao oferecer um atalho para alternar entre os dois tipos de ligação.

Em fase de testes

Fase de testes
Fase de testes

Enquanto novos recursos chegam ao mensageiro, novas funcionalidades já estão passando por fases de testes, o que é uma boa notícia, pois o aplicativo está sempre buscando melhorar. Com isso, caso o usuário queira contribuir com os testes e estar sempre ciente das novidades, é interessante que faça o download da versão Beta do aplicativo. O WhatsApp vem apresentando novas funcionalidades seguidamente para aparelhos Android como para iOS, porém, até mesmo o app para Windows Phone recebeu novidades.

Está em fase de testes no WhatsApp a descrição de grupos, que a princípio fica disponível para todos os usuários, podendo até ser visualizado por quem não é integrante do grupo, basta receber o link de convite para visualizar a descrição. Neste caso, o foco principal da funcionalidade é fazer um resumo que seja informativo, ressaltando o propósito da sala, regras e principal objetivo.

Além deste, outros dois novos recursos que são bastante esperados poderão ser liberados em breve na versão Beta, isso porque o site WABetaInfo identificou algumas pistas na versão de testes do aplicativo indicando que o mesmo deve permitir chamadas de vídeos em grupo. Caso isso venha mesmo a acontecer, o Skype terá um concorrente.

Além disso, a versão beta também teria presente os stickers, assim como o Telegram. Neste caso, as figurinhas podem ser baixadas através de pacotes de adesivos, sendo que muitos seriam herdados do Facebook Messenger.

Transferência de dinheiro pelo WhatsApp

Funcionalidade disponível na Índia
Funcionalidade disponível na Índia

Além de todas as funcionalidades que já citamos anteriormente, o WhatsApp já conta com a possibilidade de transferir dinheiro pelo aplicativo na Índia, o recurso está em fase de testes e conta com o apoio de quatro instituições financeiras do país. Além disso, o aplicativo conseguiu regulamentação do governo local para a aplicação da nova funcionalidade.

O novo serviço do mensageiro no país chegou para competir com outras soluções semelhantes que já estão presentes por lá, como o WeChat Pay. Vale ressaltar que a transferência de valores já foi testada pelo aplicativo em solo brasileiro em 2017 com o apoio da TransferWise, porém em dólares. O Facebook Messenger, o outro mensageiro de Mark Zuckerberg conta com o mesmo recurso de transferência de dinheiro nos Estados Unidos.