Após liberar a ultima atualização para o Android Oreo nas famílias Pixel e Nexus, a equipe de desenvolvedores do Google tem trabalhado incansavelmente para reforçar a segurança na plataforma Android.

O Android é o sistema operacional móvel, mais usado em todo o mundo, devido sua grande popularidade, ele também acaba se tornando o mais vulnerável, portando, medidas de segurança devem se manter sempre atualizadas.

Nesta quinta-feira (21) o Google anunciou algumas medidas de segurança implementadas no ultimo patch do Android 8.1 Oreo, alguns destes recursos já haviam sido mencionados pela desenvolvedora em atualizações passadas, como por exemplo o aumento na segurança durante instalações de aplicativos, sem deixar protocolos de redes desprotegidos e muitas outras. O Google também confirmou que está expandido seu suporte ao hardware, com o boot verificado e também o Projeto Treble. O boot verificado é um recurso que serve para impedir que os dispositivos sejam iniciados com softwares mal intencionados, já o Projeto Treble, libera as atualizações mais leves e já otimizadas para o sistema, deixando o trabalho de personalização para as fabricantes e operadoras, assim elas não tem mais o trabalho de otimizar o sistema para o telefone, em consequência, as atualizações são liberadas mais rapidamente e com maior segurança.

Android Oreo recebe novos updates de segurança.
Android Oreo recebe novos updates de segurança.

 

No Android 8.1 Oreo recebe a versão do Boot Verificado de nivel 2.0 ou AVB na sigla en inglês, ela deve garantir atualizações fáceis e seguras. Outra novidade do patch é o recurso que impede que o dispositivo seja inicializado caso uma versão mais antiga do sistema operacional seja instalada, levando em conta o fato de ela pode ser vulnerável a malwares mais recentes.

Desta maneira o Android Oreo possui um novo bloqueio de OEM, o que por sua vez oferece mais flexibilidade aos fabricantes de dispositivos quanto a forma que implementam a segurança da plataforma e o bloqueio de bootloader.

Para conferir a lista completa com todas as notas do patch de atualização de segurança, basta acessar este link.