O gênero de terror sempre foi um dos destaques da indústria de games, e nos dias de hoje parece que esses jogos voltaram para sua era de ouro. Com novas IPs e grandes clássicos retornando com remakes, o horror está mais forte do que nunca em todos seus subgêneros e propostas. Com lançamentos recentes e títulos que ainda são incríveis, preparamos uma lista com os melhores jogos de terror para jogar em 2023.

Dead Space Remake

Nossa lista começa com um dos maiores survival horror da história. O jogo original já havia sido um grande sucesso, conquistando os fãs do gênero e se tornando um dos títulos mais icônicos do terror. Neste ano, o remake chegou para aprimorar uma jornada que já era incrível, fazendo com que tudo ficasse ainda melhor.

Graças ao poder da geração atual, Dead Space retornou com um visual de ponta que torna a nave USG Ishimura ainda mais aterrorizante e intimidadora. Com as armas refeitas e novas mecânicas, o título também torna a gameplay ainda mais prazerosa. Sem qualquer tela de save, Dead Space Remake entrega o horror espacial em sua forma mais competente.

Resident Evil 4 Remake

Resident Evil 4 é um jogo que mistura ação com survival horror, com essa combinação sendo o que fez o jogo original atingir um sucesso absoluto, furando a bolha. RE4 foi um título importante para a franquia e também para a indústria de maneira geral, ditando o ritmo que seria visto nos anos seguintes, com muitos jogos buscando inspiração no lançamento da Capcom.

Em 2023, Leon S. Kennedy retornou na RE Engine, com sua jornada ganhando gráficos impressionantes e um tom ainda mais sombrio, abraçando mais o survival horror em certos momentos, sem abrir mão da ação que também é bem marcante. Com a jogabilidade atualizada, o remake de Resident Evil 4 é um novo sucesso da franquia e faz jus ao nome que carrega.

Vídeo incorporado do YouTube

Amnesia: The Bunker

Este pode ser considerado o jogo mais assustador de 2023, já que o jogador não consegue encontrar tranquilidade em um minuto sequer. Diferente de outros Amnesia, The Bunker dá armas para o jogador se defender, no entanto você só é capaz de espantar o monstro por alguns minutos.

Em uma busca pela sobrevivência em um bunker da Primeira Guerra Mundial, você precisa explorar os corredores e salas apertadas do local para conseguir sair de uma situação infernal, onde o medo não te deixa respirar. Com um excelente backtracking e um perseguidor absurdamente intimidador, Amnesia: The Bunker é muito competente na tentativa de impor medo.

Vídeo incorporado do YouTube

The Evil Within 2

Os fãs que já conferiram o segundo jogo esperam ansiosamente pelo terceiro lançamento da franquia The Evil Within. A criação de Shinji Mikami, o pai de Resident Evil, é um dos grandes nomes do gênero de survival horror dos últimos anos, sendo uma das franquias de terror mais interessantes da atualidade.

Enquanto o terceiro jogo não é anunciado, o segundo ainda é uma excelente opção no mercado e continuará sendo por muito tempo. Seja para quem ainda não embarcou na aventura ou para quem está pensando em revisitar o jogo, The Evil Within 2 é um dos melhores títulos de terror para conferir na atualidade.

Vídeo incorporado do YouTube

Alien Isolation

Survival horror no espaço parece ser algo que realmente dá certo. Alien Isolation pega essa fórmula e se aproveita do Xenomorfo para criar uma experiência bastante assustadora que se passa no universo de uma das maiores franquias da história do cinema.

Se o primeiro filme, dirigido por Ridley Scott, era totalmente focado no horror e abraçava elementos do gênero com força, o jogo feito pela Creative Assembly segue pelo mesmo caminho. Este é um survival horror que usa o perseguidor icônico como seu grande trunfo, com o Xenomorfo sendo um oponente realmente intimidador.

Vídeo incorporado do YouTube

The Quarry

A desenvolvedora de Until Dawn usou sua fórmula já conhecida para criar um novo jogo inspirado em filmes de terror dos anos 80, colocando um grupo de jovens em uma situação infernal. Com um visual bastante realista e boas atuações, The Quarry conta até mesmo com nomes conhecidos de Hollywood para entregar sua história de terror slasher.

Apesar de demorar um pouco para embalar, o título se torna interessante após revelar a ameaça real e engatar uma sequência de acontecimentos que definem a vida dos personagens. Suas escolhas tem um impacto real na trama, e tudo o que você faz acaba resultando na sobrevivência ou na morte de cada personagem do grupo.

Vídeo incorporado do YouTube

The Mortuary Assistant

The Mortuary Assistant é um jogo com menos fama que outros títulos da nossa lista, mas é também um terror marcante que merece sua atenção. O seu pesadelo começa quando você é chamado, no meio da noite, para cuidar de embalsamentos. O grande problema é que você não demora para descobrir que não está sozinho.

No título, você deve combater forças demoníacas enquanto realiza rituais de ocultismo, reúne pistas e tenta salvar sua própria alma. Enquanto você bane demônios, você entende cada vez mais o quebra-cabeça para se aproximar do final do jogo.

Vídeo incorporado do YouTube

MADiSON

MADiSON tem uma narrativa perturbadora para fazer com que o jogador seja mergulhado no medo, enquanto a jornada de terror psicológico em primeira pessoa oferece uma experiência imersiva. Após acordar em um quarto escuro, você embarca em uma trama sinistra que envolve um demônio, um ritual sangrento e outros elementos terríveis.

Com uma câmera você pode tirar fotos e revelá-las para descobrir a verdade sobre a situação desesperadora. MADiSON conta com um sistema interessante de eventos aleatórios e mudanças nos puzzles para tornar seu fator replay mais forte.

Vídeo incorporado do YouTube

Visage

Visage pode ser considerado um jogo difícil, com um ritmo próprio e um tanto lento, porém é também uma experiência bastante assustadora que deve agradar os fãs de terror. Os ótimos gráficos contribuem para que o horror seja ainda mais forte, já que possibilitam uma imersão real.

Explorando uma grande casa com um passado sombrio, onde diversas pessoas perderam a vida de maneiras brutais ao longo dos anos, você mergulha cada vez mais em uma situação de horror, com sua exploração destravando acontecimentos assustadores. Não existem armas para te salvar, e você precisa encontrar outros itens e descobrir outras maneiras para sair desse pesadelo.

Vídeo incorporado do YouTube

Outlast 2

Assim como no primeiro jogo, em Outlast 2 você está em uma sensação de completa vulnerabilidade. Este fato torna a jornada ainda mais intimidadora, já que você nunca tem a certeza de que está pronto para garantir sua própria sobrevivência.

No papel de Blake Langermann, um jornalista investigativo, você segue os rastros de um assassinato misterioso, acabando perdido em uma situação desesperadora. No deserto do Arizona, Blake descobre um pesadelo real enquanto o jogador encara uma jornada sinistra.

Vídeo incorporado do YouTube

Indicações de jogos:

Indicações para plataformas: