Melhores RPGs para jogar hoje

Veja nossa lista repleta de jornadas imersivas e cativantes, que podem oferecer incontáveis horas de diversão.

Gosta de jornadas imersivas e cativantes, mundos bem construídos e tramas envolventes? Então, temos a lista certa para te ajudar a decidir sua próxima aventura no mundo dos games. Com alguns jogos mais voltados para ação direta e outros com pegadas mais clássicas, confira quais são os melhores RPGs para jogar hoje.

Diablo IV

Imagem: Blizzard
Imagem: Blizzard

Diablo IV é com toda certeza um dos maiores lançamentos de 2023. Após uma grande espera dos fãs, o novo action RPG da Blizzard chegou ao mercado provando ser tudo isso e mais um pouco. Com uma excelente jogabilidade, que possui um ótimo fator replay por causa das classes, o jogo ainda conta com muitos outros pontos positivos.

Sua campanha é extremamente cativante devido ao alto nível da narrativa, e Lilith, sua grande vilã, é uma personagem muito marcante e bem escrita. Com o melhor mundo de fantasia de 2023, Diablo IV oferece uma jornada memorável.

Final Fantasy XVI

Imagem: Square Enix
Imagem: Square Enix

Final Fantasy XVI é mais um dos grandes lançamentos do ano, e inclusive é considerado por muitos um forte candidato ao prêmio de melhor jogo de 2023. Lançado exclusivamente para PlayStation 5, o RPG de ação da Square Enix possui uma trama épica e batalhas insanas contra chefes.

Embora tenha se voltado mais para o lado da ação, e deixado de lado alguns dos elementos do gênero, Final Fantasy XVI ainda pode ser considerado um RPG, e acaba sendo bastante acessível até mesmo para jogadores que não curtem tanto uma proposta mais clássica.

The Witcher 3: Wild Hunt

Imagem: CD Projekt Red
Imagem: CD Projekt Red

Ainda é impossível fazer uma lista de melhores RPGs sem citar The Witcher 3: Wild Hunt, a obra prima da CD Projekt Red. Eleito o melhor jogo de 2015, acumulando diversos prêmios, o título ainda é um dos mais relevantes da atualidade. A jornada de Geralt ganhou ainda mais fôlego com a chegada do patch para a nova geração, que deixou o jogo ainda mais impressionante.

O conteúdo de The Witcher 3 é robusto e completo, com qualidade sendo encontrada tanto nas missões principais quanto nas ótimas secundárias. Além disso, o excelente world-building faz com que a aventura seja ainda mais marcante. O bruxão segue como um dos maiores nomes do gênero.

Pillars of Eternity II: Deadfire

Imagem: Obsidian Entertainment
Imagem: Obsidian Entertainment

Pillars of Eternity II: Deadfire tem uma pegada mais clássica, sendo um jogo mais indicado para fãs de RPGs com um estilo bem clássico. Em câmera isométrica, o título é um prato cheio para quem gosta do gênero, oferecendo uma trama muito interessante e boas mecânicas.

Em Pillars of Eternity II, você encontra uma experiência profunda e rica, com o jogo tendo como seu pilar principal a jogabilidade clássica de D&D. No título, você deve comandar seu navio, explorar regiões diferentes e montar sua própria equipe formada por sete personagens. Ao longo do jogo, você acompanha a relação entre os membros do time, com um sistema interessante de companheirismo.

Elden Ring

Imagem: Bandai Namco
Imagem: Bandai Namco

O jogo mais premiado da história não poderia ficar fora da lista. A parceria entre Hidetaka Miyazaki e George R. R. Martin resultou em um estrondoso sucesso lançado pela Bandai Namco, com Elden Ring furando a bolha e atingindo até mesmo jogadores mais distantes do souls-like.

Repleto de batalhas colossais contra chefes extremamente poderosos, o RPG de ação coloca a fórmula souls-like em um mundo aberto vasto. Enquanto escolhe como explorar cada uma das regiões, você descobre mais sobre a lore do mundo e enfrenta perigos com um alto nível de desafio.

Disco Elysium - The Final Cut

Imagem: ZA/UM
Imagem: ZA/UM

No papel de um detetive, você deve explorar um quarteirão para desvendar assassinatos e realizar outras atividades neste RPG noir, com suas escolhas definindo se você será uma figura honesta ou um investigador corrupto e imoral.

Disco Elysium é um RPG que se destaca por oferecer uma liberdade de escolhas realmente impressionante, seja na forma como o jogo te permite fazer várias atividades ou no impacto real que suas decisões tem. Com excelentes personagens e uma ótima trama, o jogo oferece uma das experiências eletrônicas mais semelhantes com um RPG de mesa.

The Elder Scrolls V: Skyrim

Imagem: Bethesda
Imagem: Bethesda

The Elder Scrolls V: Skyrim é outro fenômeno da lista, afinal o jogo já foi lançado há muitos anos e continua sendo uma das opções mais interessantes e completas para os fãs de RPG. Desenvolvido e publicado pela Bethesda, o título já teve diversos relançamentos e chegou em várias plataformas e gerações, o que ajudou a mantê-lo relevante.

Skyrim é imenso e oferece um conteúdo abundante. Você é quem escolhe se seguirá pela main quest ou se terá atenção aos outros acontecimentos do mundo, com a jornada sendo repleta de missões e tramas muito bem executadas. Com um sistema de combate divertido, Skyrim tem elementos para agradar fãs antigos do gênero e também para servir como uma porta de entrada para novos jogadores.

Chained Echoes

Imagem: Deck13
Imagem: Deck13

Lançado em 2022, Chaine Echoes é um RPG por turnos que conquistou os fãs do gênero e conseguiu muitos elogios. O jogo indie conta com gráficos pixelados muito chamativos, enquanto oferece uma aventura 2D repleta de magia e outros elementos de fantasia.

Sem encontros aleatórios, o jogo permite que você veja onde estão os inimigos e decida se vai se aproximar para iniciar uma batalha. Com um sistema de habilidades e equipamentos bem completo e complexo, Chained Echoes tem a essência do gênero e oferece uma jornada que pode durar cerca de 40 horas.

Pathfinder: Wrath of the Righteous

Imagem: Owlcat Games
Imagem: Owlcat Games

Pathfinder: Wrath of the Righteous também é um RPG mais voltado para fãs de uma pegada mais clássica, inclusive podendo ser considerado um jogo difícil. No entanto, se você está acostumado com o gênero, certamente encontrará muita diversão no momento em que dominar o jogo.

O RPG isométrico é ambientado em um mundo de fantasia sombria, onde você deve escolher entre 25 classes e 12 raças para começar sua jornada. Com muitas habilidades, feitiços e outros elementos que têm impacto na jogabilidade, Pathfinder permite que você trilhe seu caminho com um estilo de jogo próprio e personalizado.

Mass Effect: Legendary Edition

Imagem: Electronic Arts
Imagem: Electronic Arts

Mass Effect é um dos maiores nomes no gênero RPG de ação, sendo uma franquia de extrema qualidade. Embora o último jogo tenha deixado a desejar, a trilogia original entregou três ótimos títulos. Com o lançamento da Legendary Edition, tudo fica ainda melhor já que você tem acesso aos três jogos em versões aprimoradas.

Para fãs de RPG e sci-fi, Mass Effect apresenta a lendária jornada de Shepard, entregando uma trama que é definida pelas ações e decisões do jogador. Seus companheiros podem morrer, você pode viver romances, seus aliados podem se tornar grandes amigos, tudo está nas suas mãos, enquanto os jogos contam com uma boa jogabilidade voltada para a ação direta.

Escolhas do editor
Gregory Felipe

Redator |

Sou escritor e redator, apaixonado por games e conteúdo nerd em geral. Para releases e reviews: [email protected]

Comentários
Minha foto
Insira um comentário