Com um marketing pesado e muita divulgação, Diablo IV chega como um dos principais lançamentos do ano. Seja pelo apelo da franquia ou pelo esforço da Blizzard para mostrar seu jogo ao mundo, o Action RPG será lançado com os holofotes voltados para si. Após as polêmicas de Immortal e as críticas da comunidade sobre as escolhas de Diablo III, o novo jogo surge como o retorno absoluto de um gigante.

Diablo IV deixa no passado as falhas cometidas por seu antecessor. Os tropeços do título anterior resultaram em um ressurgimento mais forte e maduro, muitos anos depois. Se há quem diga que Diablo III perdeu parte da essência de um action RPG, o novo jogo da Blizzard rechaça essa possibilidade e se firma como um dos principais nomes do gênero.

Livra-nos do mal

Sendo o grande nome e rosto da campanha de divulgação de Diablo IV, Lilith é a vilã do quarto título principal da franquia. E o jogo usa a personagem como seu grande pilar. É com Lilith que a trama se desenrola, é com Lilith que o jogo cativa, é com Lilith que a Blizzard oferece uma das vilãs mais marcantes da indústria.

A Mãe de Santuário
A Mãe de Santuário

Filha de Mefisto, a Criadora do Santuário retorna para o mundo que criou com a intenção de fortalecer seus filhos. Chamada de Mãe, Lilith espalha o caos de uma admiração insana e fanática, acumulando seguidores que não resistem aos seus poderes.

Neste cenário, assumimos o papel do Viajante. Um personagem que, devido a acontecimentos do começo do jogo, cria uma espécie de ligação com a vilã e se torna a esperança do Santuário. Com o desenrolar da trama, acompanhamos uma jornada que mostra diferentes tipos de fé e fanatismo. Embora haja a construção de um conflito entre o bem e o mal, o jogo sabe apresentar muitas nuances e deixar questionamentos bem interessantes sobre as intenções reais de cada personagem.

Lilith é marcante

Ao longo da jornada, Diablo IV usa Lilith como o grande nome de sua campanha. A vilã chega a parecer protagonista, pois todas as principais cenas do enredo tem seu envolvimento direto.

Com ótimo CGI, o jogo entrega cinemáticas repletas de beleza gráfica e com excelentes diálogos. Como resultado da ótima escrita, muito madura, Lilith é uma personagem bem construída. Seu desenvolvimento e a forma como suas ambições são expostas é natural, com a campanha possuindo uma narrativa competente.

Um mundo cativante

Se Lilith é uma vilã cativante, o mundo de Diablo IV também é. Enquanto a campanha principal é interessante e prende o jogador, a lore e as outras características deste mundo são um convite muito forte para a exploração. Realizar missões secundárias, ouvir o que NPC's tem a dizer, concluir eventos... as possibilidades são muitas e todas parecem recompensantes para o jogador.

A recompensa nem sempre precisa ser um item poderoso, já que a escrita e criação de mundo faz com que você se sinta recompensado simplesmente por descobrir mais sobre o Santuário e as pessoas que vivem ali. Com uma campanha longa, Diablo IV acaba se tornando uma jornada ainda mais completa com tudo o que tem para oferecer.

Simplicidade para se mover

Com um mundo tão interessante, é normal que o jogador tenha o desejo de explorar cada canto do mapa. Felizmente, Diablo IV consegue tornar a travessia muito interessante para o jogador. Explorar Santuário de um lado ao outro pode ser uma boa opção, já que em seu caminho sempre aparecerão muitos desafios e eventos especiais, com grande variedade de inimigos para derrotar.

Os marcos de senda são importantes
Os marcos de senda são importantes

No entanto, você pode se mover mais rapidamente utilizando uma montaria, uma das novidades do jogo. A possibilidade de andar a cavalo cai como uma luva, com o sistema de montaria sendo prático e bem introduzido. Após liberar as montarias, você sentirá que a mecânica tem impacto real no gameplay.

Além disso, para aqueles que preferem ainda mais agilidade, é possível liberar os Marcos de Senda, que servem como espécies de portais para cidades e outras regiões do jogo. Com isso, você consegue realizar viagens rápidas para os pontos já liberados.

Um verdadeiro action RPG

Se havia preocupação com a possibilidade de Diablo IV ser muito parecido com o seu antecessor, principalmente nas questões que mais desagradaram os jogadores, o que acontece é justamente o contrário. O novo jogo da Blizzard faz questão de ser um action RPG raiz, com tudo o que o gênero pode oferecer.

Com cinco classes que oferecem estilos de gameplay variados, você percebe que Diablo IV possui um apelo muito forte nas builds. Oferecendo uma ótima árvore de habilidades, o jogo te dá liberdade para escolher o conjunto que preferir, fazendo combinações que mostram resultado real no gameplay.

Um Action RPG com muitas possibilidades
Um Action RPG com muitas possibilidades

Trocar habilidades e testar coisas diferentes é interessante, pois fica evidente o quanto o jogo é variado neste quesito. Diablo IV exigirá que você se preocupe com isso, pois escolher bem o que pretende usar e montar suas builds com atenção é crucial para se dar bem na jornada. O mesmo vale para os diferentes equipamentos que você usa durante a aventura.

Ao mesmo tempo em que não parece um bicho de sete cabeças e consegue se auto-explicar de maneira natural, Diablo IV é um jogo para quem deseja se aprofundar de fato no gênero, mergulhando em builds e combinações.

Boss battles incríveis

Com um ótimo combate e excelente jogabilidade, Diablo IV dá ainda mais peso ao seu gameplay com uma quantidade absurda de batalhas contra chefes. Enquanto se sente motivado a avançar na campanha por causa da trama, o jogador também deseja avançar na jornada para descobrir qual será o próximo chefão.

Com um excelente balanceamento, Diablo IV oferece um ótimo desafio. Até mesmo a dificuldade I pode oferecer algo bem interessante, principalmente para jogadores novatos, embora dificuldade II seja mais indicada para quem deseja uma jornada mais dura.

As boss battles são destaque
As boss battles são destaque

Em cada boss battle o jogo da Blizzard parece se superar. Com inimigos variados tanto em visual quanto em habilidades, o action RPG entrega personagens com ótimos design, habilidades próprias bem elaboradas e movimentos variados. Cada boss battle é única, com suas próprias características e ameaças, com os movimentos e poderes dos inimigos sempre fazendo sentido. Com um show visual nestes momentos, Diablo IV oferece inúmeros confrontos memoráveis com a jogabilidade fluida e prazerosa das batalhas.

Veredito

Diablo IV é um primor técnico. Abandonando os erros do passado e focando no que interessa de verdade, o título é robusto, amplo e extremamente cativante. Impulsionado por sua excelente vilã, o jogo da Blizzard oferece uma trama bem escrita e um mundo absurdamente bem construído.

Com diversas batalhas memoráveis e muitos momentos marcantes de uma jornada imponente, Diablo IV é o melhor jogo de 2023... pelo menos até agora.

Diablo IV
10.0
Prós
  • Ótima trama
  • Batalhas contra chefes
  • Excelente ambientação e construção de mundo
  • Lilith é marcante
Contras
  • Ele acaba