Esperei ansiosamente pelo dia em que novamente começaria minha jornada espacial no papel de Shepard, o lendário comandante da Normandy. Se Mass Effect já fazia parte de minha vida, me perguntei se estas belas memórias seriam honradas, ganhando ainda mais força com a remasterização da trilogia. Devo admitir que fiquei um pouco preocupado com o assunto, afinal havia também a possibilidade da recém-chegada Legendary Edition marcar de maneira negativa a história de uma franquia memorável.

Mass Effect, em seu tempo, soube apresentar a jornada fantástica de um excelente personagem, enquanto mantinha este protagonista interessante mesmo com os diferentes caminhos que sua história poderia seguir de acordo com as escolhas de cada jogador. Fortalecendo ainda mais esta saga, a franquia entregou diversos personagens marcantes, tramas de alto nível e uma jogabilidade que não permitia espaços para muitas críticas, apesar de existirem alguns pontos negativos que foram corrigidos a cada lançamento da trilogia.

O fato é que Mass Effect retornou com a Legendary Edition justamente em um momento em que os jogadores já não aceitam qualquer conteúdo. Grandes promessas são massacradas, decepções não encontram piedade nas opiniões dos fãs e muitos títulos tombam em sua tentativa de alcançar o sucesso.

Uma jornada aprimorada

É impossível deixar de afirmar que o primeiro Mass Effect se beneficiou muito mais da nova versão do que seus sucessores. O que é completamente normal quando pensamos no fato do jogo realmente ser aquele que mais havia "envelhecido", apresentando alguns elementos e características que hoje em dia já não são bem aceitos, principalmente aqueles que também já não eram na época de seu lançamento.

Seja visualmente ou em seu gameplay, o primeiro Mass Effect aparece agora superior a sua versão original, o que dá ainda mais espaço para o título firmar-se como um dos grandes RPGs que já vimos.

A jornada de Shepard está ainda mais épica e memorável.
Shepard retorna com sua jornada completamente aprimorada.

Agora, Shepard é capaz de utilizar diferentes tipos de armas, sem ter aquela velha e conhecida "trava" devido a especialização de sua classe. Esta modificação já torna o combate do jogo muito mais interessante e variado, oferecendo mais liberdade ao jogador. Ainda no combate, o primeiro Mass Effect é aprimorado com o botão de ataque corpo a corpo, que prova ser uma adição muito bem vinda ao também fazer com que o gameplay se torne mais completo, interessante e variado. Com essas modificações, podemos dizer que o combate do jogo é mais útil, oferecendo opções que antes não existiam.

Aparecendo também como uma melhoria importante na jogabilidade do título, a movimentação de Shepard, apesar de ainda se mostrar mais travada do que nos jogos seguintes, é superior ao que vimos pela primeira vez no lançamento original. O fato é que agora o jogo é consideravelmente mais fluido que a versão original, apresentando um combate muito mais refinado e oferecendo mais diversão aos jogadores.

Melhorias gráficas também são percebidas

Se a jogabilidade do primeiro Mass Effect foi aprimorada de diversas maneiras, o jogo agora também apresenta um visual superior. Com novas texturas, passamos por cenários já conhecidos, mas que podem parecer novos. Assim como a iluminação também se mostra aprimorada, oferecendo detalhes que antes não existiam e hoje fazem total diferença.

A jornada se mostra ainda mais épica com um belo visual
A jornada se mostra ainda mais épica com um belo visual

Ainda assim, devo afirmar que se comparado aos títulos seguintes, o primeiro Mass Effect deixa a desejar em alguns aspectos, principalmente nas expressões faciais de seus personagens. É comum perceber diálogos em que os olhos de Shepard ou de seus companheiros parecem sem vida, assim como também notamos que certas expressões visivelmente não oferecem um resultado muito satisfatório.

Mako aprimorado, mas ainda problemático

O veículo do primeiro Mass Effect segue sendo um problema, apesar da nova versão do título trazer melhorias para esta mecânica.

Controlar o Mako é certamente menos complicado agora, com o veículo apresentando menos problemas e bugs, mas ainda assim devo dizer que estes momentos do jogo se mostraram um tanto maçantes e pouco interessantes. Nestas ocasiões, me vi torcendo para estar livre do veículo rapidamente, prosseguindo minha aventura a pé, sabendo que desta forma o jogo teria muito mais diversão a oferecer.

Este talvez seja um dos pontos que mais decepcionam. Faltou um pouco mais de cuidado ao aprimorar o Mako.

Mass Effect 2 e 3

Até agora, falamos apenas sobre o primeiro Mass Effect justamente por este ser o jogo que mais apresenta mudanças. As sequências por sua vez já necessitavam de menos alterações, mostrando um melhor envelhecimento durante todos estes anos.

Falando de Mass Effect 2, entramos naquele que é o ápice da franquia. Ainda que Mass Effect 3 possa ter aprimorado alguns elementos, o segundo título entregou diversas características que se encaixam como um todo genial e fantástico. O formato de reunir aliados para sua equipe funciona verdadeiramente bem, assim como as missões de lealdade seguem servindo magistralmente para desenvolver mais os outros personagens, criar uma aproximação real com os parceiros de Shepard e apresentar tramas individuais extremamente interessantes e muito bem escritas.

Mass Effect 2 ainda é uma obra de arte absoluta.
Mass Effect 2 ainda é uma obra de arte absoluta.

Ao finalizar Mass Effect 2 na Legendary Edition, existe aquela mesma sensação de que tudo utilizado ali se encaixa maravilhosamente em um grande trabalho da Bioware. Cada escolha parece ter sido arquitetada com calma, fazendo com que as opções de mecânicas, gameplay e mais funcionassem juntas exatamente como deveriam para que um resultado espetacular pudesse ser apreciado pelos jogadores.

Falando sobre jogabilidade, Mass Effect 2 ainda é superior ao primeiro jogo, mesmo com as melhorias que a Legendary Edition ofereceu ao primeiro título. Aqui, podemos perceber novamente que optar por armas com munição é realmente muito mais interessante que as barras de energias vistas no primeiro lançamento da saga, funcionando de uma maneira mais prática. Falando nisso, na Legendary Edition o primeiro título incomoda um pouco com armas que "esquentam" rápido demais.

Já em Mass Effect 3, vemos o desfecho de uma grande trilogia. Continuo pensando que o terceiro jogo perdeu elementos que funcionaram muito bem no segundo título da franquia, incluindo missões de lealdade e outras características ligadas diretamente aos companheiros de Shepard. No terceiro título, se perde um pouco a sensação de total interação e ligação com cada parceiro, ainda que não o suficiente para que você deixe de se importar com aqueles que estão à sua volta.

O terceiro jogo é um grande desfecho para uma saga marcante.
O terceiro jogo é um grande desfecho para uma saga marcante.

No gameplay, Mass Effect 3 se mostra ainda mais eficiente com as melhorias da nova versão. Com a pegada "mais shooter" que foi abraçada pelo segundo jogo da franquia, o terceiro título segue este caminho e prova ser um grande rpg de ação com seu combate refinado.

Visualmente superiores

Se em muitos aspectos Mass Effect 2 e 3 não precisavam de tantas alterações quanto o jogo que originou a franquia, no visual nós também percebemos isso.

É interessante ver como, ainda que os três títulos tenham sido lançados novamente agora, é notória a diferença entre cada um deles. Os três não se igualaram com o novo lançamento, mas sim aperfeiçoaram-se, deixando exposto que existe sim uma diferença entre si.

Na Legendary Edition, Mass Effect 3 mostra o apíce do visual da franquia.
Na Legendary Edition, Mass Effect 3 mostra o ápice do visual da trilogia.

Ao chegar em Mass Effect 2 é fácil perceber que as animações e as expressões faciais dão um salto significante, assim como no terceiro jogo muitas características visuais também impressionam mais.

De forma geral, podemos afirmar que os três jogos estão muito mais bonitos, mas ainda mostrando diferenças bem perceptíveis.

Uma saga memorável

Mass Effect Legendary Edition chegou para mostrar que a franquia continua no topo de seu gênero. Com tramas muito bem trabalhadas, diálogos dignos de grandes RPGs e uma jogabilidade que agora está ainda mais interessante, Mass Effect é uma jornada memorável.

Para um fã antigo, a nova versão é a chance de desbravar a aventura com a deliciosa sensação de que algo novo está à sua frente. Para aqueles que ainda não assumiram o papel de Shepard, esta é a oportunidade ideal de conferir uma das melhores franquias de RPG da história.

Talvez a jornada em Mass Effect não precisasse de mudanças. O que tínhamos já era o suficiente... porém devo dizer que fico feliz por termos recebido esta nova versão da saga de Shepard. Mass Effect Legendary Edition prova que o que é ótimo pode se tornar ainda melhor.

Nota: 9/10

Prós

  • Mass Effect 1 é agora muito superior, com excelentes melhorias
  • Excelentes decisões em alterações específicas
  • O enredo principal e as diversas outras tramas continuam excelentes
  • Ótimos personagens
  • Visual bem aprimorado
  • Excelente jogabilidade
  • A verdadeira sensação de que suas escolhas importam

Contras

  • Mako ainda é problemático
  • Animações e expressões faciais do primeiro jogo deixam a desejar
  • Pequenas melhorias faltaram na movimentação de Shepard
  • O terceiro jogo ainda necessita de outra opção de final