José de Araújo Cavalcante Neto, conhecido pelos fãs como "Netenho", é uma lenda do mundo dos videogames. Com 30 anos de idade, Netenho já possui uma vasta experiência no cenário competitivo dos jogos.

Brilhando no cenário competitivo de Point Blank e Counter-Strike, Netenho acumulou diversas conquistas, experiência e tornou-se um nome muito respeitado entre os apreciadores de competições de títulos FPS. Porém, com o passar do tempo o Pro-player resolveu embarcar em outra jornada... Netenho decidiu que deixaria de lado as competições e se tornaria um streamer.

Com sucesso na carreira de Pro-Player e streamer, Netenho é um dos grandes nomes dos games no Brasil.
Com sucesso na carreira de Pro-Player e streamer, Netenho é um dos grandes nomes dos games no Brasil.

Também atingindo êxito na nova carreira, Netenho atualmente é um dos rostos mais conhecidos no Brasil quando o assunto é Playerunknown's Battlegrounds, o famoso PUBG.

Em uma conversa com Netenho, nós falamos sobre suas conquistas, a forma como ele enxerga o cenário competitivo no Brasil e ainda mais!

O começo da carreira

Nos contando sobre o começo de sua jornada, Netenho falou sobre os primeiros contatos com PUBG e sobre quando percebeu que havia a possibilidade de investir tempo e esforço para trilhar este caminho profissionalmente.

O jogo que iniciou a carreira de sucesso foi Counter-Strike, e assim como muitos jogadores, Netenho também conheceu o título em uma lan house.

"Meu irmão mais velho, em 2002, comentou que uma lan house havia sido aberta lá em Manaus e que tinha um jogo muito legal (Que era o CS). Ele me levou na primeira vez e, a partir disso, eu passei a frequentar o lugar quase todos os dias. Percebi que dava pra ser profissional em 2007, quando viajei para o meu primeiro brasileiro de Counter Strike e vi que as coisas iam crescer muito, pela internet e outros fatores"

Hoje em dia, o cenário competitivo dos eSports já se expandiu o suficiente para mostrar sua força, porém no início as coisas eram diferentes. Quando questionei sobre como aqueles em sua volta enxergavam a possibilidade de ser um pro player, o atual streamer revelou que as pessoas não acreditavam que a carreira poderia dar certo.

Como o próprio Netenho explicou, na época não era algo comum ter um alto salário como jogador profissional.

"No começo, ninguém acreditava que poderia dar certo. Eu morava em Manaus e a internet era horrível. Além disso, sou do tempo em que ninguém vivia disso, as premiações eram baixas. Quase ninguém ganhava salário para jogar e quando se ganhava era pouco. Costumo brincar que cheguei quando era tudo mato."

A troca de CS por Point Blank

Antes de tornar-se um streamer, Netenho já havia realizado uma grande mudança em sua carreira. Após conquistar diversos títulos, e jogar pelas equipes all4frag e DREAM, Netenho resolveu que era a hora de se arriscar em um novo desafio.

Com a chegada de Counter-Strike: Global Offensive, o jogador trocou o título da Valve por Point Blank. Nos explicando um pouco mais sobre essa mudança, Netenho contou que sua experiência em CS 1.6 seria melhor utilizada em Point Blank. O jogador afirma que foi a decisão mais correta que podia tomar.

"De tanto jogar e ser fã do CS 1.6 fiquei desanimado quando veio o CS:GO. Precisaria me adaptar novamente à mecânica do jogo. Como o cenário era bem difícil, acabei conhecendo o Point Blank e vi que a experiência que havia adquirido jogando o CS 1.6 me dava uma certa vantagem, por isso migrei e foi a melhor coisa que fiz na época. "

Com experiência tanto em CS quanto em PB, Netenho falou sobre o que acredita ser a principal diferença entre os jogos.

"Enquanto o Counter-Strike é um jogo mais lento, o Point Blank é extremamente rápido. No PB, se você desse um vacilo, um cara entrava e matava todo mundo. Já no CS tem muitos utilitários. No PB, pelo menos no começo, a galera não usava tanto, então era uma questão de disputar quem tinha a melhor mira e aqueles que jogavam juntos tinham vantagem. São jogos totalmente diferentes, mesmo com algumas similaridades como partidas com times de cinco jogadores, recoil e outros"

Adeus pro player, olá streamer!

Se a mudança de CS para PB já havia sido grande, Netenho viria a dar um passo ainda mais ousado. Com a chegada de PUBG, o amazonense deixou de lado a carreira de jogador profissional e resolveu se arriscar na carreira de streamer.

Falando sobre esta mudança, Netenho explicou que muitos fatores foram importantes para tomar esta decisão. Com PB tendo um público muito jovem, era difícil conseguir apoio para tornar a situação mais rentável, já que como o próprio streamer afirmou "o mundo das lives era bem fraco". Além disso, o jogo não contava com nenhuma organização para auxiliar com salários.

Netenho passou a brilhar em outra carreira.
Netenho passou a brilhar em outra carreira.

Já no PUBG, a situação foi totalmente diferente. A comunidade, que é chamada de incrível pelo streamer, o abraçou desde o ínicio e o ajudou a crescer neste meio. Já mais velho e precisando focar em algo que trouxesse estabilidade financeira, Netenho viu no hype de PUBG a possibilidade de investir na carreira de streamer.

Quando questionado sobre as diferenças entre as duas carreiras, Netenho explicou que a carreira de streamer é mais tranquila, sem apresentar a mesma cobrança e o mesmo estresse do dia a dia de um Pro-player.

"Ser Pro-player era algo muito cansativo. Você precisava treinar diariamente para ser o melhor, estudar adversários, jogar campeonatos e aturar os haters. Já na parte das streams, você gasta sua energia criando conteúdos novos, mas nem se compara. É algo bem mais suave e não existe tanta cobrança em cima de você ter bons resultados igual quando você é um pro player e está sempre competindo, especialmente por depender das premiações. Na stream você só tem que ser você, se divertir, jogar bem e dar umas risadas."

O cenário competitivo

Falando sobre o cenário competitivo de games, Netenho comentou um pouco sobre como tudo mudou desde o início de sua carreira. O streamer afirma que hoje em dia a situação é muito diferente.

"O cenário de antigamente nem se compara com o de hoje. Atualmente as premiações são muito chamativas. Lembro que na época em que fui para o mundial de Point Blank, em 2013, a premiação era basicamente a viagem com tudo pago. A premiação por ter vencido o Campeonato Brasileiro, por exemplo, era de apenas R$ 2500 para o time todo."

Campeonato de Counter-Strike: Global Offensive.
Campeonato de Counter-Strike: Global Offensive.

Quando o questionei sobre o que gostaria de ver no cenário competitivo de PUBG, Netenho afirmou que gostaria de ver o jogo dando cada vez mais novas oportunidades para as pessoas.

"Hoje as coisas cresceram muito, as premiações são muito mais significativas. Fico feliz por ter a oportunidade de vivenciar tudo isso. O que eu gostaria de ver é o PUBG investindo cada vez mais no cenário competitivo para que mais pessoas possam viver de seus sonhos."

A expansão de PUBG

O universo de Playerunknown's Battlegrounds está em expansão. A Krafton já afirmou que novos títulos surgirão para oferecer novas experiências no universo apresentado no famoso battle royale. The Callisto Protocol, considerado um sucessor espiritual de Dead Space, é um jogo que deixa evidente o desejo de entregar experiências realmente novas para os jogadores.

Falando sobre a expansão do universo, Netenho afirmou que isto deve ser bom não apenas para quem jogará os títulos, mas também deve ser algo positivo para aqueles que preferem assistir as transmissões ao vivo.

"Espero que a expansão seja positiva e que ela agrade tanto quem joga, quanto quem assiste."

Momentos marcantes da carreira

Assim como na carreira de jogador profissional, Netenho já acumula conquistas em sua carreira de streamer. Com um canal que cresce continuamente, o amazoense certamente atingirá ainda mais sucesso.

Netenho recebendo o prêmio de melhor streamer de 2018.
Netenho recebendo o prêmio de melhor streamer de 2018.

Em 2018, Netenho foi coroado o melhor streamer de 2018 no Prêmio eSports Brasil. Pedimos para que ele nos contasse como foi alcançar esta grande conquista em sua carreira.

"Foi surreal. Naquela época, tive meus melhores números numa plataforma nova, que era o Facebook, PUBG estava bem hypado e tudo isso somou. Foi a época que mais cresci e realmente foi algo marcante."

Falando sobre os momentos mais importantes de sua carreira, Netenho afirmou que são muitos, porém citou três como os grandes destaques.

"Quando eu saí de Manaus e vim morar em Campinas. Nessa época, quando migrei do PB para o PUBG, era tudo ou nada até porque não morava mais nas casas dos meus pais. Quando ganhei o prêmio de melhor streamer e também quando ganhei meu primeiro campeonato brasileiro e fui representar o Brasil no mundial em 2013 pelo PB. Tenho diversos momentos importantes, mas esses são os principais."

PUBG New State

Como todos sabem, PUBG New State está chegando! Netenho mostrou-se animado para a novidade e afirmou estar na torcida para que desta forma PUBG volte a ter um hype muito grande entre os jogadores.

"O PUBG foi o primeiro a se tornar gigante e chamativo nesse modo (Battle Royale). Espero que com a chegada do novo título, PUBG volte com aquele hype gigantesco que tinha. Estou muito ansioso."