Neste fevereiro, Instinction foi anunciado como um sucessor espiritual de Dino Crisis para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X/S e PC. O jogo da Hashbane, que tem previsão de lançamento para o terceiro trimestre de 2022, colocará os jogadores em um mundo repleto de criaturas pré-históricas, entregando ainda muitos puzzles e desafios.

Para descobrir mais sobre o jogo, tivemos a oportunidade de realizar uma entrevista com Richard Gold, líder de desenvolvimento do projeto.

A inspiração em Dino Crisis

Primeiramente, questionei Gold sobre o quanto Dino Crisis serviu de inspiração para o projeto, a respeito de mecânicas e características, já que inclusive o teaser do jogo brinca com o fato de Instinction ser um "novo DC".

Gold mencionou o termo sucessor espiritual, afirmando que Dino Crisis sempre terá sua própria identidade e dizendo que um desenvolvedor indie não poderia "se safar" assumindo o controle de Dino Crisis. Além disso, o líder da Hashbane mostrou enorme respeito pelo clássico e garantiu que a intenção é proporcionar uma experiência parecida para novos jogadores.

"Obviamente todos nós amamos e continuamos apreciando o que Dino Crisis foi e o que significou para muitos jogadores que puderam jogá-lo em seu apogeu. Só queremos recriar o que todos sentimos naquela época e também incutir essa experiência em uma nova geração de jogadores, com jogabilidade e mecânica modernizadas."

Richard Gold ainda contou que a Hashbane oferecerá suporte para mods, então desta forma o jogador poderá fazer referências a Dino Crisis por conta própria.

"Se você deseja chamar sua personagem de Regina ou fazer com que pareça com alguém do primeiro Dino Crisis, você pode!"

Ainda falando sobre Dino Crisis, Gold lembrou que os jogos contavam com "cameras fixas e jogabilidade quase de cima para baixo", afirmando que isto não é o que está sendo feito em Instinction.

Câmera em terceira pessoa e características de The Last of Us, Tomb Raider e Gears

Com o anúncio do jogo, parte do público mostrou-se insatisfeita com o fato da câmera ser em primeira pessoa, o que fugiria do estilo de Dino Crisis. Com tal informação, muitos acreditaram também que o jogo não teria características de um Survival Horror, focando apenas na ação, porém Gold afirma que o jogo terá elementos variados. Além disso, o líder de desenvolvimento também revelou que haverá a possibilidade de jogar o título em terceira pessoa.

"O jogo é um FPS e TPS. Fazer a mudança é rápida e o FOV é ajustável em ambas opções. Com o modo de jogo cooperativo, cada jogador pode ter uma experiência diferente com base em suas preferências pessoais, você tem a opção de jogar em qualquer perspectiva"

Quando questionado se os jogadores podem esperar algo próximo ao Survival Horror ou se a ação será o foco, Richard Gold citou inclusive The Last of Us e Gears para falar mais sobre elementos e características de Instinction.

"Falando de jumpscares ou exploração, Instinction tem elementos de ambos. Uma boa comparação é a aventura, conflito e puzzles de jogos como The Last of Us e Tomb Raider, com a jogabilidade rápida de jogos como Gears 5. Instinction, no entanto, terá uma identidade própria, portanto, entenda que essas comparações servem apenas como um guia."

Ainda foi dito que muitas perguntas sobre mecânicas, bioma e jogabilidade serão respondidas com um verdadeiro trailer de revelação no evento Summer of Gaming.

Como Instinction se tornará original e único

Apesar das diferenças, comparações com Dino Crisis são inevitáveis. Com isto em mente, perguntei de qual maneira Instinction pretende tornar-se único, com elementos que os jogadores podem perceber que são originais do título. Gold afirmou que ainda não pode revelar muito, porém falou um pouco sobre as criaturas e revelou que o jogo terá combate contra humanos.

"Não posso falar muito ainda, não até o trailer de revelação. Mas estamos incluindo espécies de Smilodon (Tigre dentes de sabre) e há uma série de outros animais, além do jogo incluir também combates com humanos. Eu gostaria de poder contar mais sobre algumas características originais, mas isso tem que esperar. Provavelmente vamos considerar Devlogs para que possamos compartilhar continuamente detalhes com a comunidade."

Mundo, mecânicas e características

Sobre o semi-mundo aberto de Instinction, o desenvolvedor revelou que os jogadores poderão explorar diversos biomas de forma livre. Gold ainda falou sobre a importância da narrativa.

"O mundo semi-aberto contém vários biomas que você será livre para explorar a vontade. Em muitos momentos, desafios e missões se misturam, pois o jogo depende muito de uma narrativa complexa."

Quando falamos sobre características e mecânicas do jogo, questionei Richard Gold sobre o que poderia ser revelado para nossos leitores e então o líder de desenvolvimento falou mais sobre alguns elementos interessantes. Segundo Gold, Instinction terá mecânicas como escalada e natação, além de contar com uma personalização considerável.

"Posso dizer que o jogo é verdadeiramente envolvente. O mundo semi-aberto permite uma exploração real e irá incorporar um sistema meteorológico incluindo dia e noite. Instinction terá escalada, natação, vários veículos e personalização intensa, permitindo personalização do HUD até os personagens e armas."

Pandemia não afetou o desenvolvimento

Quanto à pandemia, o desenvolvedor afirmou que o desenvolvimento de Instinction não foi muito afetado pelo problema.

"Tivemos sorte aqui na Nova Zelândia e a pandemia foi contida no início e não afetou tanto o nosso modo de vida."

Gold ainda citou o fato do estúdio contar com funcionários de outros países como algo que tornou possível a adaptação rápida.

"Temos feito reuniões diárias / semanais no Zoom há cerca de 3 anos e temos aprendido como gerenciar melhor esse estilo de vida profissional. Então, honestamente, para nós, qualquer atraso foi pequeno."