Durante o The Game Awards 2020, os jogadores viram a revelação do trailer de The Callisto Protocol, título que lembrou muito a franquia Dead Space. O jogo está sendo desenvolvido pela Striking Distance, o que explica a semelhança com a trilogia da Electronic Arts, já que o estúdio é dirigido por Glen Schofield, o co-criador de Dead Space.

A atmosfera do jogo realmente passa muito o que os jogadores sentiam com a antiga trilogia de horror no espaço, o que fez com que o público considerasse o título anunciado como um sucessor espiritual da famosa franquia da EA. No entanto, apesar de ter semelhanças com Dead Space, The Callisto Protocol tem na verdade uma ligação direta com outro jogo já estabelecido na indústria. A nova IP da Striking Distance se passa no mesmo universo de PlayerUnknown's Battlegrounds.

Apesar de alguns jogadores terem recebido a informação com surpresa, outros já esperavam por este anúncio, devido ao fato da Striking Distance ter sido estabelecida pela PUBG Corp. justamente para criar outros títulos dentro do universo do famoso battle royale.

A confirmação foi dada pelo próprio Glen Schofield, em uma entrevista ao site IGN.

"O engraçado é que quando eu apareci com essa história e me encontrei com o pessoal da PUBG pela primeira vez, eu comecei a falar sobre o jogo e sobre montar um estúdio. Eu apresentei o jogo a eles e então o que fizemos foi adata-lo ao enredo de PUBG"

Steve Papoutsis, diretor de desenvolvimento da Striking Distance, também já comentou sobre o novo título em entrevista ao site vg247.

"Há uma paixão por jogos de terror, minha, de Glen e de outros do maravilhoso time que montamos. Esperávamos fazer algo que fosse direcionado para um jogador, focado na história, que fornecesse muitas oportunidades para sustos"

Um dos jogos mais assustadores da próxima geração

Apesar de se passar no mesmo universo de PUBG, o novo jogo de Glen Schofield seguirá um caminho diferente, com grande foco na atmosfera de tensão e horror. O trailer revelado no The Game Awards já deixa isto evidente, enquanto, após alguns segundos de suspense, uma criatura gigantesca ataca um homem que aparenta ser um prisioneiro.

Glen parece desejar fazer algo que fique na memória dos jogadores, afirmando que deseja entregar um dos jogos mais assustadores da próxima geração.

O co-criador reconheceu que Dead Space foi um dos jogos mais apavorantes de sua época e afirmou que deseja fazer isso na nova geração de consoles.

"Estou ansioso para realmente tentar fazer o jogo mais assustador das plataformas next-gen. Pelo que ouvi - é difícil ser criativo e falar sobre isso - mas pelo que ouvi… foi um dos jogos mais horripilantes da sua geração e quero fazer o mesmo na next-gen, que é considerada a atual geração agora"