A linha Fan Edition da Samsung é dedicada para os fãs da marca e, por isso oferece ótimas opções de smartphones para quem procura um bom custo-benefício. O Galaxy S20 FE é até hoje uma das melhores opções do mercado, já que oferece um conjunto de componentes para alto desempenho a um preço bem acessível. Mas neste início de ano, a Samsung apresentou o Galaxy S21 FE como seu sucessor, mantendo o mesmo nobre objetivo.

O novo aparelho já chegou ao Brasil custando o mesmo preço de lançamento do Galaxy S20 FE, por isso vale a pergunta: qual deles vale mais a pena? Para responder essa pergunta, vamos comparar a ficha técnica dos dois modelos para identificar as similaridades, diferenças e, no fim deste artigo, poder indicar qual seria o modelo ideal para se comprar neste momento.

Galaxy S21 FE vs Galaxy S20 FE: o que muda?

Fizemos uma matéria bem completa, mas se você quiser ver detalhes sobre um departamento específico, pegue um atalho clicando em um dos tópicos abaixo:

ÍNDICE

Design e construção

Não dá para dizer que um aparelho é mais bonito que o outro, pois isso vai depender do gosto de cada um, mas podemos dizer que a Samsung tem agradado bem os seus fãs nesse quesito. O Galaxy S21 FE é menor e mais fino que seu antecessor (155,7 x 74,5 x 7,9 mm contra 159,8 x 74,5 x 8,4 mm do S20 FE) como também é mais leve (177g contra 190g).

No aspecto visual, ambos integram um excelente acabamento, com detalhes premium de um verdadeiro flagship. Pela traseira é fácil identificar os modelos, já que o S21 FE possui um módulo de câmeras mais protuberante, com um visual semelhante ao do Galaxy S21; a única diferença é que a cor deste módulo é a mesma de toda a traseira no modelo Fan Edition.

Galaxy S21 FE (esquerda) vs Galaxy S20 FE (direita). Crédito: Oficina da Net)
Galaxy S21 FE (esquerda) vs Galaxy S20 FE (direita). (Crédito: Oficina da Net)

Ambos organizam três lentes na vertical com um visual similar ao de um semáforo, porém de forma mais discreta no Galaxy S20 FE, já que possui um retângulo preto. Na parte frontal, ambos exibem um visual bem semelhante, com bordas diminutas e um pequeno furo no topo do vidro para abrigar a câmera de selfie.

Para proteção, os dois aparelhos trazem o Gorilla Glass Victus, uma camada de vidro reforçado para garantir maior resistência em casos de quedas e arranhões, além da certificação IP68, apropriada contra água e poeira, garantindo proteção em mergulhos de até 1,5 metro por 30 minutos.

Quanto às cores, o Galaxy S20 FE chegou ao mercado ostentando diversas opções, como vermelho, lavanda, laranja, menta, azul e branco. Já o Galaxy S21 FE disponibiliza apenas quatro tonalidades: verde, violeta, branco e preto.

Tela

Como já dito, o Galaxy S21 FE é ligeiramente menor que seu irmão, e isso fica evidente também na tela integrada na área frontal. Enquanto o modelo S20 FE traz um display de 6,5 polegadas, o S21 FE conta com 6,4 polegadas. Se você prefere um aparelho mais compacto, isso pode ser uma boa notícia. Mas uma vantagem interessante do modelo mais novo está na tecnologia escolhida para a tela.

Galaxy S21 FE (esquerda) vs Galaxy S20 FE (direita). Crédito: Oficina da Net)
Galaxy S21 FE (esquerda) vs Galaxy S20 FE (direita). (Crédito: Oficina da Net)

A tela do S21 FE é composta por um painel AMOLED Dinâmico 2X, enquanto o S20 FE apresenta uma Super AMOLED. Isso significa que o modelo mais recente consegue entregar imagens com maior precisão e contraste, além de um brilho mais potente. Ambos oferecem a mesma resolução Full HD+ e taxa de atualização de 120 Hz, ou seja, qualquer um dos dois podem oferecer animações suaves com uma qualidade gráfica bem nítida.

Processamento e armazenamento

No Brasil, a Samsung trouxe o Galaxy S20 FE em duas opções de processadores: Exynos 990 e Snapdragon 865. No geral, os brasileiros não são tão adeptos aos processadores fabricados pela própria Samsung, e parece que a própria empresa finalmente percebeu isso. Podemos dizer isso porque o S21 FE chegou oferecendo uma única opção com processador da Qualcomm, no caso o Snapdragon 888.

Galaxy S21 FE 5G chega com Snapdragon 888. (Crédito: Samsung/Divulgação)
Galaxy S21 FE 5G chega com Snapdragon 888. (Crédito: Samsung/Divulgação)

Fora das terras tupiniquins, o S21 FE é vendido também com o processador Exynos 2100, o que gerou preocupação no público brasileiro antes do lançamento oficial por aqui. Não que o desempenho seja ruim, mas muitos usuários reclamam de uma certa instabilidade desses modelos de chips. Em testes de benchmark é possível provar que as versões com Snapdragon alcançam melhores resultados em relação aos Exynos, especialmente quando estão sob alto nível de estresse.

No departamento das memórias, tanto o S20 FE quanto o S21 FE oferecem 6 GB de RAM e armazenamento de 128 GB. Contudo, o S20 FE ainda oferece uma versão mais potente, com 8 GB de RAM e armazenamento de 256 GB. Vale lembrar também que, diferente do seu irmão mais velho, o S21 FE não possui slot para cartão microSD.

Câmeras

Sempre que um novo smartphone é lançado, o pacote de câmeras é um dos departamentos que os fãs olham com grande expectativa. Porém, neste comparativo do S21 FE com o S20 FE, podemos dizer que não há nenhuma mudança significativa. Como já dito no tópico sobre design, a Samsung emprega três lentes nos dois aparelhos, além de promover recursos parecidos em ambas versões.

Nos dois casos, o conjunto fotográfico é composto por uma câmera principal de 12 MP e abertura de f/1.8; ultrawide de 12 MP (f/2.2) e uma teleobjetiva de 8 MP (f/2.4). Para selfies, a câmera frontal tem resolução de 32 MP (f/2.2).

Câmeras do Galaxy S20 FE. (Crédito: Samsung/Reprodução)
Câmeras do Galaxy S20 FE. (Crédito: Samsung/Reprodução)

Na prática, independente do aparelho que escolher, você vai conseguir capturar imagens com ângulo mais amplo graças ao sensor ultrawide, além de um zoom significativo com a ajuda da lente teleobjetiva. Eles vão se sair muito bem também ao utilizar o sensor principal, mas ficarão devendo em fotos de perto ou com fundo desfocado, já que não contam com câmera macro e de profundidade, respectivamente.

Para compensar a ausência desses sensores, vamos ceder um espaço para falar da função Space Zoom, também disponível nos dois aparelhos. Como seu próprio nome sugere, esse recurso permite o usuário aproximar uma imagem em até 30x, ao combinar a aproximação de 3x da lente teleobjetiva com o zoom digital. Isso significa que é possível capturar objetos ou lugares a uma distância bem grande, sem nem mesmo precisar sair do lugar. Entretanto, use com moderação, pois isso pode comprometer a nitidez das duas fotos.

Veja algumas fotos tiradas com o Galaxy S20 FE e espere resultados iguais ou parecidos no Galaxy S21 FE:

Ultrawide
Câmera principal
Ultrawide
Ultrawide noturna
Principal noturna
Câmera principal noturna
Ultrawide
Câmera principal
Câmera de zoom 3x
Selfie
Selfie
Selfie retrato
Selfie retrato diurna
Selfie noturna
Selfie pouca luz, modo noturno

Por fim, vale destacar também os recursos de inteligência artificial para vídeos e fotos que estão disponíveis nos dois modelos. Por exemplo, tanto o S20 FE quanto o S21 FE são capazes de gravar vídeos em 4K a 60 fps (frames por segundo), e ainda contam com funções como estabilizador óptico de imagens (OIS) para suavizar a captação de movimentos.

Bateria

Além das câmeras, a Samsung decidiu também não mexer na bateria. Ambos os modelos oferecem um tanque energético de 4.500 mAh, além do suporte a cargas de 25W, recarga sem fio de 15W e ainda a tecnologia de carregamento reverso, que possibilita usar seu celular como carregador para outros dispositivos compatíveis, como fones de ouvido e smartwatches.

Durante o anúncio do Galaxy S21 FE, a Samsung destacou que essa potência permite 50% da bateria ser recarregada em apenas 25 minutos, garantindo uma carga completa em menos de uma hora. Entretanto, vale destacar que, por oferecer também suporte ao 5G (que não está disponível no Galaxy S20 FE), a bateria tende a descarregar mais depressa, já que essa tecnologia consome mais energia. Assim, a autonomia do modelo mais antigo deve atender melhor os usuários.

Galaxy S21 FE não vem com carregador na caixa. (Crédito: Samsung/Divulgação)
Galaxy S21 FE não vem com carregador na caixa. (Crédito: Samsung/Divulgação)

Também é importante lembrar que o Galaxy S21 FE não vem com carregador na caixa, e sim apenas com o cabo de dados no padrão USB-C. Felizmente, isso pode ser facilmente resolvido pelo site samsungparavoce.com.br. Depois que comprar seu aparelho, você tem 30 dias para acessar o site e solicitar seu adaptador de tomada gratuito .

Sistema operacional

No departamento de sistema operacional, podemos dizer que ambos aparelhos são bem diferentes. Quando foi lançado, o Galaxy S20 FE vinha com o Android 10 instalado, mas hoje, já foi atualizado para o Android 11. O S21 FE, por sua vez, roda o mais moderno Android 12. Na prática, o modelo mais recente tem uma vantagem, já que receberá atualizações de segurança por mais tempo.

De acordo com os relatórios mais recentes, a Samsung pretende estender o prazo de updates para até cinco anos com firmwares de segurança e ainda quatro anos com atualizações de sistema. Se isso estiver correto, então veremos o Galaxy S21 FE receber o Android 16, projetado para ser lançado ainda em 2025.

Recursos extras

O Galaxy S21 FE estreia a tecnologia 5G entre os Galaxy da linha Fan Edition. (Crédito: Samsung/Reprodução)
O Galaxy S21 FE estreia a tecnologia 5G entre os Galaxy da linha Fan Edition. (Crédito: Samsung/Reprodução)

Chegamos a outro departamento em que há poucas diferenças entre os dois aparelhos. A Samsung concedeu o mesmo pacote de recursos adicionais, o que inclui o leitor de impressão digital instalado sob a tela, bem como a rede Wi-Fi 6 e o suporte ao NFC, tecnologia que permite o celular interagir com sistemas de pagamentos por aproximação.

Quanto às baixas, a maior ausência fica por conta do conector P2, cada vez mais raros entre os aparelhos de nível avançado. Isso quer dizer que, nos dois aparelhos, para conectar seus fones de ouvido, será necessário utilizar um adaptador para a entrada USB-C, a mesma utilizada também para recarregar a bateria do aparelho.

Contudo, não podemos esquecer dos novos recursos que a Samsung inseriu no Galaxy S21 FE e que não estão disponíveis no modelo de 2020. O primeiro deles, como já citado, é a chegada da tecnologia 5G, que deve garantir uma conexão até 50 vezes mais rápida que a rede 4G. Além disso, o modelo mais recente traz Bluetooth 5.2, contra a versão 5.0 do S20 FE.

Preço

Para concluir esse comparativo, vamos falar também do preço dos dois aparelhos. O Galaxy S20 FE foi lançado no Brasil em maio de 2020 por R$ 4.499, mas pode ser encontrado em lojas do varejo online por preços em torno de R$ 2.500. Conforme reportado pelo Oficina da Net, ele chegou a custar menos de R$ 2 mil em algumas ofertas relâmpagos.

Já o Galaxy S21 FE, lançado no Brasil nesta semana, manteve o mesmo preço de R$ 4.499. Surpreendentemente, ele já está R$ 450 mais barato.

Quer uma dica? 💡

Acesse o canal de Ofertas do Oficina da Net no Telegram para receber ofertas do Galaxy S21 FE e muitos outros aparelhos.

Galaxy S21 FE vs Galaxy S20 FE: qual vale mais a pena?

Depois desta longa análise, você consegue definir qual o modelo ideal para o seu uso? Bem, como vimos, a Samsung manteve boa parte das configurações e recursos do Galaxy S20 FE no modelo lançado este ano, o que na minha opinião é uma boa notícia. Seria muito triste se o Galaxy S21 FE tivesse especificações cortadas em relação ao seu antecessor.

O Galaxy S21 FE é mais completo e deve demorar para ficar defasado. (Crédito: Samsung/Reprodução)
O Galaxy S21 FE é mais completo e deve demorar para ficar defasado. (Crédito: Samsung/Reprodução)

Se você procura um modelo com excelente custo-benefício, que oferece um processador de topo de linha, tela com tecnologia inteligente e a mais rápida conexão à internet, o Galaxy S21 FE 5G é o cara ideal. Além disso, seu preço em torno de R$ 4.000 a R$ 4.500 é um atrativo que deve ser levado em consideração. Acredito que você vai concordar que esse preço não se vê muito por aí, em especial por um aparelho que terá suporte por um longo período de tempo.

O Galaxy S20 FE pode ser a escolha de quem quer pagar menos ou ter uma autonomia melhor. (Crédito: Samsung/Reprodução)
O Galaxy S20 FE pode ser a escolha de quem quer pagar menos ou ter uma autonomia melhor. (Crédito: Samsung/Reprodução)

Mas se prefere economizar e não liga para tempo de suporte ou conexão à internet mais moderna, o Galaxy S20 FE ainda é uma excelente opção. Embora já caminhe para seu segundo ano de vida, o aparelho oferece um conjunto de câmeras eficiente, além de uma autonomia de bateria melhor que a de seu irmão mais novo. Também vale destacar que o processador do S20 FE não deixa nada a desejar e vai rodar tudo o que você precisar.

Galaxy S21 FE vs Galaxy S20 FE: compare a ficha técnica

Samsung Galaxy S20 FE 5G
Samsung Galaxy S21 FE 5G
GERAL
Status
Samsung Galaxy S20 FE 5G
Verificado
Samsung Galaxy S21 FE 5G
Verificado
Data lançamento
Samsung Galaxy S20 FE 5G
23/09/2020
Samsung Galaxy S21 FE 5G
04/01/2022
Preço de lançamento
Samsung Galaxy S20 FE 5G
R$ 4.999,00
Samsung Galaxy S21 FE 5G
R$ 4.499,00
Menor preço histórico
Samsung Galaxy S20 FE 5G
R$ 706,98
Samsung Galaxy S21 FE 5G
R$ 1.409,99
Preço atual
Samsung Galaxy S20 FE 5G
R$ 1.918,16
Samsung Galaxy S21 FE 5G
R$ 2.599,90
Outras informações
Dimensões
Samsung Galaxy S20 FE 5G
159.8 x 74.5 x 8.4 mm
Samsung Galaxy S21 FE 5G
74.5 x 155.7 x 7.9mm
Peso
Samsung Galaxy S20 FE 5G
190g
Samsung Galaxy S21 FE 5G
177 g
Construção
Samsung Galaxy S20 FE 5G
Plástico na traseira, Vidro frontal (Gorilla Glass 3) e Frame de alumínio
Samsung Galaxy S21 FE 5G
Plástico na traseira, Vidro Frontal e Frame de alumínio
Chip
Samsung Galaxy S20 FE 5G
Híbrido Dual SIM
Samsung Galaxy S21 FE 5G
Dual SIM (Nano-SIM, dual stand-by) e Singular (Nano-SIM)
Proteção Água
Samsung Galaxy S20 FE 5G
IP68
Samsung Galaxy S21 FE 5G
IP68
Plataforma
Sistema
Samsung Galaxy S20 FE 5G
Samsung Galaxy S21 FE 5G
Processador
Samsung Galaxy S20 FE 5G
Samsung Galaxy S21 FE 5G
CPU
Samsung Galaxy S20 FE 5G
Octa-core (1x2.84 GHz Kryo 585 e 3x2.42 GHz Kryo 585 e 4x1.80 GHz Kryo 585)
Samsung Galaxy S21 FE 5G
-
GPU
Samsung Galaxy S20 FE 5G
Adreno 650
Samsung Galaxy S21 FE 5G
Mali-G78 MP14
Memórias
Memória RAM
Samsung Galaxy S20 FE 5G
Samsung Galaxy S21 FE 5G
Armazenamento
Samsung Galaxy S20 FE 5G
Samsung Galaxy S21 FE 5G
Armazenamento Extra
Samsung Galaxy S20 FE 5G
microSDXC
Samsung Galaxy S21 FE 5G
Não Possui
Tela
Tela - Tipo
Samsung Galaxy S20 FE 5G
Super AMOLED
Samsung Galaxy S21 FE 5G
Dynamic AMOLED 2X
Tela - Tamanho
Samsung Galaxy S20 FE 5G
6.5
Samsung Galaxy S21 FE 5G
6.4
Tela - Resolução
Samsung Galaxy S20 FE 5G
2400 x 1080
Samsung Galaxy S21 FE 5G
2400 x 1080
Tela - Frequência
Samsung Galaxy S20 FE 5G
-
Samsung Galaxy S21 FE 5G
120Hz
Tela - Densidade
Samsung Galaxy S20 FE 5G
405 ppi
Samsung Galaxy S21 FE 5G
441 ppi
Tela - Proteção
Samsung Galaxy S20 FE 5G
Gorilla Glass 3
Samsung Galaxy S21 FE 5G
Gorilla Glass Victus
Tela - Extras
Samsung Galaxy S20 FE 5G
Always-on display, 120Hz e HDR 10 Plus
Samsung Galaxy S21 FE 5G
Always-on display e HDR 10 Plus
Câmera principal
Câmera principal
Samsung Galaxy S20 FE 5G
12 MP, f/1.8, 26mm (wide), 1/1.76, 1.8µm, Dual Pixel PDAF e OIS
Samsung Galaxy S21 FE 5G
12 MP, f/1.8, 26mm (wide), Dual Pixel PDAF e OIS
2ª câmera
Samsung Galaxy S20 FE 5G
8 MP, f/2.0 (telephoto) 3x zoom óptico, PDAF e OIS
Samsung Galaxy S21 FE 5G
8 MP, f/2.4, (telephoto) 3x zoom ótico e PDAF
3ª câmera
Samsung Galaxy S20 FE 5G
12 MP, f/2.2 (ultrawide), 1/2.55, 1.4µm
Samsung Galaxy S21 FE 5G
12 MP, f/2.2 (ultrawide)
Câmera - Extras
Samsung Galaxy S20 FE 5G
Flash LED, Auto-HDR e Panorama
Samsung Galaxy S21 FE 5G
Flash LED, Auto-HDR e Panorama
Vídeo
Samsung Galaxy S20 FE 5G
8K - 24fps e 4K - 60fps
Samsung Galaxy S21 FE 5G
4K - 60fps
Câmera frontal
Câm. Selfie
Samsung Galaxy S20 FE 5G
32 MP, f/2.0
Samsung Galaxy S21 FE 5G
32 MP, f/2.2
Câmera Frontal - Extras
Samsung Galaxy S20 FE 5G
HDR
Samsung Galaxy S21 FE 5G
HDR
Vídeo
Samsung Galaxy S20 FE 5G
4K - 60fps
Samsung Galaxy S21 FE 5G
4K - 60fps
Bateria
Bateria
Samsung Galaxy S20 FE 5G
Samsung Galaxy S21 FE 5G
Carregador
Samsung Galaxy S20 FE 5G
25W, 15W Wireless e 4.5 reverse wireless
Samsung Galaxy S21 FE 5G
25W e 15W Wireless
Redes de dados
3G
Samsung Galaxy S20 FE 5G
Sim
Samsung Galaxy S21 FE 5G
Sim
4G
Samsung Galaxy S20 FE 5G
Sim
Samsung Galaxy S21 FE 5G
Sim
5G
Samsung Galaxy S20 FE 5G
Não
Samsung Galaxy S21 FE 5G
Sim
Wi-Fi
Samsung Galaxy S20 FE 5G
Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac/6
Samsung Galaxy S21 FE 5G
Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac/6
Bluetooth
Samsung Galaxy S20 FE 5G
A2DP, LE, aptX e 5.0
Samsung Galaxy S21 FE 5G
LE, A2DP e 5.2
GPS
Samsung Galaxy S20 FE 5G
A-GPS, GLONASS, BDS e GALILEO
Samsung Galaxy S21 FE 5G
A-GPS, GLONASS, BDS e GALILEO
NFC
Samsung Galaxy S20 FE 5G
Sim
Samsung Galaxy S21 FE 5G
Sim
Som
Som
Samsung Galaxy S20 FE 5G
Loudspeaker
Samsung Galaxy S21 FE 5G
Loudspeaker e Estéreo
3.5mm jack
Samsung Galaxy S20 FE 5G
Não
Samsung Galaxy S21 FE 5G
Não
Outros
Rádio FM
Samsung Galaxy S20 FE 5G
Não
Samsung Galaxy S21 FE 5G
-
Infravermelho
Samsung Galaxy S20 FE 5G
Não
Samsung Galaxy S21 FE 5G
Não
USB
Samsung Galaxy S20 FE 5G
Tipo-C
Samsung Galaxy S21 FE 5G
Tipo-C e 3.2
Sensores
Samsung Galaxy S20 FE 5G
Barômetro, Bússola, Giroscópio, Acelerômetro e Impressão digital (sob a tela, ultrassônico)
Samsung Galaxy S21 FE 5G
Barômetro, Acelerômetro, Giroscópio, Bússola, Sensor Geomagnético, Luz ambiente, Proximidade e Impressão digital (sob a tela, óptico)