Originalmente, a Samsung tinha apenas uma caneta S Pen. Ela era enfiada no corpo do Samsung Galaxy Note, a caneta redefiniu o que significava usar uma caneta com um smartphone.

Com a chegada do Samsung Galaxy Z Fold 3, agora existem cinco modelos S Pen para telefones atuais: o Galaxy Note S Pen, o Galaxy S21 Ultra S Pen, o Galaxy Tab S Pen, o S Pen Fold Edition e o S Pen Pro.

Mas afinal, você sabe qual a diferença entre as canetas da Samsung, S Pen, S Pen Fold e S Pen Pro? Não? Então não deixe de conferir abaixo, a explicação que elaboramos para você neste artigo.

Galaxy Note 20 S Pen

imagem: divulgação/Samsung
imagem: divulgação/Samsung

Em suma, a S Pen que vem com o Galaxy Note 20, possui um botão na parte superior, que permite que ela saia do corpo do telefone. Apesar de ser a mais fina e mais curta da família S Pen, a caneta tem poderes que o multi-dispositivo e o Fold S Pens não tem.

A S Pen do Note 20 tem uma conexão Bluetooth com o seu telefone para que você possa usá-la como um controle remoto. Inclusive, você pode usá-la como um botão de obturador remoto para a câmera.

Se você quiser esse recurso no Fold, você precisa obter o S Pen Pro, que é muito grande para caber em um estojo com o telefone. Esta caneta carrega quando está dentro do corpo do telefone. Tanto a caneta do Note 20, quanto a caneta do S21 Ultra, têm 4.096 níveis de pressão e uma ponta de 0,7 mm.

Galaxy S21 Ultra S Pen

imagem: divulgação/Samsung
imagem: divulgação/Samsung

A Caneta S Do Galaxy S21 Ultra é mais longa e larga que a caneta do Note 20, com duas laterais planas. Enquanto que a caneta do Note 20 é feita de um plástico um pouco mais escorregadio, a caneta S21 Ultra é um plástico muito fosco.

Além disso, a caneta S21 pode desenhar na tela e pode usar o "Comando Aéreo", onde você flutua sua caneta um pouco sobre a tela para aparecer um menu de opções. Entretanto, você não pode usar ela como um obturador remoto. A caneta S21 cabe na lateral de uma caixa de borracha opcional para o telefone. Por fim, ela não tem Bluetooth, porém, essa caneta nunca precisa ser carregada.

Galaxy Tab S Pen

imagem: divulgação/Samsung
imagem: divulgação/Samsung

A S Pen especial para os tablets Galaxy Tab tem dois recursos que não estão na caneta do S21. Ele tem uma conexão Bluetooth como a caneta do Note 20, sendo assim, você pode usá-la como um obturador remoto.

Ou ainda, é possível usar a caneta como um controle remoto para apresentações à distância. Além disso, ela também tem uma função de fixação e carregamento magnético única. Sendo assim, ela encaixa na lateral do tablet para carregar.

Galaxy S Pen Fold Edition

imagem: divulgação/Samsung
imagem: divulgação/Samsung

O S Pen Fold Edition tem uma forma diferente, bem como uma função que se destaca em em comparação com as outras. Em suma, a caneta é mais redonda que a caneta Galaxy S21, com um lado parcialmente achatado em oposição ao perfil totalmente esmagado da caneta S21. Por isso, ela tem o nome "Fold Edition" impresso nela, para que você saiba qual é.

A ponta é mais redonda em 1,5 mm em vez de 0,7 mm, embora isso seja difícil de notar. O que você pode notar é que ao usar muita força, a ponta vai para dentro do corpo. Em suma, esse é o grande diferencial dessa caneta para as outras. Essa "função" visa evitar que você faça furos na tela do Fold.

Ademais, a caneta Fold Edition não tem Bluetooth ou uma bateria, por isso não funciona como um controle remoto, embora não precise de carregamento. Ela opera em uma frequência diferente das outras canetas, então as canetas de outros dispositivos não funcionam com o Fold, e este não funciona com os telefones Notes ou S21.

Galaxy S Pen Pro

imagem: divulgação/Samsung
imagem: divulgação/Samsung

Esta caneta é como um multi-dispositivo, ou de forma mais simples, uma caneta faz tudo. Além disso, ela é mais grossa e mais longa que as outras canetas. Ela tem um interruptor para invertê-lo entre as frequências do Fold e outros dispositivos, e tem Bluetooth para agir como um controle remoto.

Como uma caneta multi-dispositivo, ela tem outro truque único: Use a caneta para copiar um item na tela de um dispositivo. Em seguida, cole-o em outro. (Ele usa Bluetooth para fazer a transferência.)

O Pro é a única caneta que precisa ser carregada separadamente. Ele vem com uma caixa em que desliza, com uma porta de carregamento USB-C. A Samsung afirma que uma carga de 50 minutos lhe dá 16 dias de duração da bateria. A caneta também pode ser rastreada no aplicativo SmartThings Find da Samsung se você perdê-la.