Há alguns anos atrás, os carros elétricos eram apenas coisa de ficção científica, mas com o avanço da tecnologia, tornou-se um dos grandes mercados de investimentos. Huawei, Xiaomi e a própria Tesla, que pertence ao bilionário Elon Musk, são alguns dos exemplos de empresas que têm levado a eletrificação para o segmento automotivo. A Apple é uma das companhias que têm investido no desenvolvimento de carros elétricos e, ao que tudo indica, isso deve acontecer de forma independente.

Apple Car pode ser fabricado sem ajuda de montadoras

A informação é do jornal sul-coreano Maeil Economic Daily, que afirma ter conversado com fontes diretamente ligadas à gigante de Cupertino. Desde 2014, rumores têm sugerido a criação de uma unidade de desenvolvimento desses veículos, e durante esse processo, a empresa se deparou com vários desafios.

Para alcançar esse objetivo e contornar os obstáculos, foi ventilado na rede por diversas vezes que a empresa estaria compactuando um acordo com montadoras famosas no ramo automotivo, como BMW, Nissan, Kia, Hyundai e a Toyota.

A ideia era que uma dessas montadoras ficassem responsável pela construção dos veículos propriamente dito, e com a Apple apenas desenvolvendo o software de automação e outras plataformas movidas pela Internet das Coisas (IoT). Apoiadas sobre a ideia de não querer se tornar um "subempregada da Apple", as conversas entre as empresas não foram para frente, e para evitar a anulação do projeto, a Maçã pode ter decidido seguir com o desenvolvimento de forma independente.

O projeto segue

Sem acordo com as montadoras, Apple vai fabricar o Apple Car sozinha. (Imagem: Reprodução / MacRumors)
Sem acordo com as montadoras, Apple vai fabricar o Apple Car sozinha. (Imagem:Reprodução/MacRumors)

Sem sucesso nas tratativas com as montadoras, a Maçã então teria se concentrado em fazer sua própria tecnologia de propulsão elétrica e restaurou a operação total da sua unidade de pesquisa de veículos.

De acordo com a reportagem, mesmo sem o apoio formal das montadoras de veículos, a empresa já enviou solicitações de informações, de propostas e de cotações para as fabricantes de peças automotivas. Segundo analistas, o primeiro Apple Car pode ser lançado no mercado em meados de 2025.

Fonte: MacRumors