Com intenções de lançamento em 2024, a Apple está se preparando para começar a desenvolver os primeiros protótipos dos seus veículos elétricos autônomos da linha Apple Car. Para isso, o objetivo inicial da empresa de Cupertino era contar com o apoio da Kia, o que já vinha sendo negociado entre as duas empresas há um tempo. Contudo, no começo desta semana, a Hyundai, marca responsável pela Kia, informou que já havia encerrado as negociações com a Apple há algumas semanas.

Agora, com a Kia fora dos planos (pelo menos por enquanto), o The Wall Street Journal diz que a Nissan mostra interesse em fazer parte do projeto, e de acordo com especialistas essa seria uma boa aposta para as duas companhias. Essa parceria já era considerada uma possibilidade, mas vale lembrar que além da Nissan, o Apple Car deve contar com ajuda de outras fabricantes, a exemplo da Mercedes-Benz e General Motors, dona da marca Chevrolet e Cadillac.

Quais os prós?

De acordo com analistas, essa parceria daria bons frutos para a montadora japonesa, já que aparentemente ela não tem feito muita coisa no momento. Mas quem sairia ganhando obviamente é a Apple. A projeção inicial da companhia com a Kia, era fabricar 100 mil unidades de carros autônomos no primeiro ano, com possibilidade de aumentar para 400 mil no futuro. Mas com a Nissan, esse número pode ficar ainda maior.

Vale lembrar que a Nissan faz parte de um conglomerado que inclui outras fabricantes como a Mitsubishi e a Renault, chamada Renault-Nissan Alliance. Isso significa que, teoricamente, para o projeto do Apple Car, a empresa de Cupertino contará não somente com as instalações da Nissan para a fabricação dos veículos, mas também da Renault. Como resultado, o número que era especulado de 100 mil unidades com a Kia, poderia chegar a 1 milhão por ano, somente na Europa.

Leia também:

Mais opções

As notícias sobre a desistência da Hyundai começam a circular na internet, o que faz sugerir outras fabricantes com potencial para participar do projeto da Apple. De acordo com a CNN, além da Renault-Nissan Alliance, marcas como a Honda, Stellantis e a BMW também aparecem no páreo.

A fonte diz que essas empresas menores são mais suscetíveis a aceitar uma parceria desse tipo. Além destas citadas, nomes como Mercedes-Benz, Toyota, BMW e Jaguar também são sugestões bem interessantes, e com certeza já passaram pelas intenções da Apple.

Se a Maçã vai fechar o acordo com alguma dessas montadoras, ou se a proposta da Nissan realmente for do seu agrado, só o tempo dirá. Por enquanto, a única coisa que sabemos é que muita especulação ainda deve surgir.

Via