O carro da Apple segue no roteiro, dizem os especialistas, com o veículo elétrico há muito tempo apontando para ser lançado em 2019, agora segue programado para 2024. Objeto de vários vazamentos nos últimos anos, o EV, que faz parte do Projeto Titan da Apple, um grupo interno focado em tecnologias automotivas e de direção autônoma, veria a Apple expandir suas ambições de criar um veículo completo.

Essas ambições variaram ao longo dos anos. O Projeto Titan começou para valer em 2014, acredita-se, com a Apple projetando um veículo na esperança de trazer sua filosofia "Think Different" do iPhone para o transporte. Poucos anos depois, no entanto, a abordagem mudou: o Projeto Titan dispensou membros da equipe e o objetivo mudou para desenvolver tecnologias que a Apple pudesse licenciar para outras montadoras.

Agora, as coisas parecem ter voltado ao plano original. No início deste mês, foi relatado que o chefe da IA, John Giannandrea, estava assumindo o controle do Projeto Titan. "A Apple progrediu o suficiente e agora pretende construir um veículo para os consumidores".

A mudança, dizem, deve-se ao desenvolvimento da Apple em uma das áreas mais desafiadoras dos veículos elétricos no momento: a tecnologia da bateria. Fatores de equilíbrio como densidade de potência e tamanho geral da bateria, para garantir autonomia suficiente, contornando quedas de segurança e trazendo seu EV a um preço competitivo, provou ser uma grande dor de cabeça para os fabricantes de automóveis que tentam fazer uma mossa no espaço do veículo elétrico. Lá, porém, dizem que a Apple descobriu algo novo.

Seu novo design "monocélula", diz uma fonte familiarizada com a abordagem, usa células individuais maiores e acaba com as bolsas e módulos tradicionais. Isso, é sugerido, permite uma maior densidade de potência geral.

A Apple não iria, acredita-se, montar o próprio EV. Em vez disso, ele faria parceria com um especialista em manufatura para isso. Como acontece com outras montadoras, a lista de peças seria uma lista de componentes de terceiros. No entanto, também é possível que a Apple aproveite seus próprios desenvolvimentos para coisas como sensores.

LIDAR é um exemplo. Diz-se que o carro da Apple possui, potencialmente, vários sensores LIDAR, que podem construir um mapa de profundidade do ambiente circundante, e que são uma característica da maioria dos veículos autônomos, para lidar com diferentes distâncias. Alguns deles poderiam usar a tecnologia que já vimos a Apple integrar em produtos comerciais como o scanner LIDAR no iPhone 12 Pro e no iPhone 12 Pro Max lançado alguns meses atrás.

Sensores Lidar poderiam ser utilizados para auxiliar a direção autônoma.
Sensores Lidar poderiam ser utilizados para auxiliar a direção autônoma.

O quanto os rumores a respeito do EV podem chegar e somar, a maioria dos projetos de veículos autônomos recentes que foram anunciados se concentraram em serviços compartilhados, em vez de propriedade privada: o Zoox, apoiado pela Amazon, por exemplo, projetou um pod totalmente elétrico que poderia ser acionado de um aplicativo de smartphone para viagens como táxi enquanto a Cruise AV, apoiada pela GM, é uma das várias empresas que procuram fazer algo semelhante.

O carro da Apple, no entanto, parece estar focado na propriedade privada. É possível que ele pudesse oferecer um sistema autônomo menos abrangente, de modo a contornar as regulamentações ainda irregulares sobre sistemas sem driver nos Estados Unidos e em outros lugares.

Atrasos associados a pandemia obviamente podem mexer novamente no planejamento da Apple, segundo fontes ligadas ao projeto e a empresa de Cupertino pode acabar decidindo mudar a estratégia mais uma vez e oferecer sua tecnologia autônoma a outras montadoras.

As margens relativamente baixas no espaço automotivo em comparação com o que a Apple desfruta na esfera da tecnologia, junto com os enormes custos envolvidos no desenvolvimento e na fabricação, tornam-no uma indústria difícil de entrar, mesmo se você for uma empresa do porte da Apple.